Apesar de alguns receios e algumas dúvidas em relação ao futuro do automóvel tal como o conhecemos, a Volkswagen anunciou o lançamento de uma ofensiva de produtos que se vai estender por três anos e que é tão ambiciosos que considera o lançamento de 10 novos modelos.
Nestes 10 modelos teremos de tudo, desde carros elétricos e híbridos e ainda algumas versões com motores de combustão pura.
De entre todos estes 10 lançamento, o VW ID.1 será, porventura, o mais importante. É um citadino 100% elétrico que se vai assumir com sucessor do VW Up e cujo lançamento está previsto para 2027. A plataforma é MEB Entry, idealizada para produzir carros mais baratos, com preços a rondar os 20 mil euros. O ID.1 promete motor de 94 CV e uma bateria LFP de cerca de 38 kWh, para uma autonomia de 250 km, mas no geral a ideia é que seja um automóvel acessível.
Mas antes deste ID.1, chegará o ID.2, apresentado já no próximo Saláo de Munique é à venda em 2026. Será o novo Polo elétrico com um preço de entrada a rondar os 30 mil euros. Terá versões de 150 e 187 CV e ainda uma futura versão GTI com 220 CV. As baterias até aos 56 kWh vão permitir 450 km de autonomia. Segue-se o ID.2X, um SUV urbano feito a partir do ID.2, mas com carroçaria mais elevada e mais distância ao solo, uma espécie de T-Cross elétrico.
Leia também: Esta é a Air Console e é da Volkswagen Veículos Comerciais
Será em 2028 o lançamento do Golf elétrico. Terá por base a plataforma SSP com arquitetura de 800V, baterias eficientes e um software mais avançado. A este Golf também se vai juntar um T-Roc elétrico. Entretanto, a gama atual vai ser atualizada, ou seja, ID.3 e ID.4 vão ser redesenhados, tanto do lado de dentro como do lado de fora e passam a usufruir de um software mais moderno. Quanto ao ID.5, não deverá ter continuidade na gama do construtor, tudo porque o seu sucesso não tem sido o esperado.
A Volkswagen também renovará parte da sua oferta de motores a combustão, especialmente em modelos “best-seller” como o Tiguan ou o Golf, que coexistirão com as suas futuras versões 100% elétricas.