A Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), revelou esta terça-feira que as vendas de automóveis na União Europeia (UE) aumentaram 1,4% até novembro face ao mesmo período de 2024, tendo os veículos elétricos progredido 27,6%.
Segundo dados publicados pela ACEA apesar do “recente impulso positivo”, os volumes gerais de vendas permanecem “muito abaixo dos níveis anteriores à pandemia” covid-19.
Os veículos elétricos 100% elétricos alcançaram uma quota de mercado de 16,9% nos primeiros 11 meses de 2025, com 1.662.399 unidades vendidas até novembro.
Os quatro maiores mercados da UE para veículos elétricos registaram aumentos, com a Alemanha na liderança (41,3%), seguida pela Bélgica (10,2%), Países Baixos (8,8%) e França (9,1%). Em Portugal, o aumento foi de 27,5%, com um total de 46.666 veículos elétricos novos vendidos até novembro.
Os veículos híbridos continuam a ser a opção preferida dos consumidores da UE, com uma quota de mercado de 34,6% entre janeiro e novembro de 2025, enquanto os carros a gasolina e a gasóleo juntos representaram 36,1% das vendas.
De janeiro a novembro, foram vendidos 3.408.907 híbridos na UE. Entre os principais mercados, Espanha liderou o crescimento das vendas de híbridos (26%), à frente de França (24,2%), Alemanha (8,7%) e Itália (7,9%).
Além disso, as matrículas de híbridos plug-in continuaram a crescer, atingindo 912.723 unidades até novembro, impulsionadas pelos aumentos de volume em mercados como Espanha (113%), Itália (80,6%) e Alemanha (62,7%).
Por seu lado, os veículos a gasolina caíram 18,6% entre janeiro e novembro deste ano em comparação com o mesmo período de 2024, com quedas em todos os principais mercados da União Europeia.
França liderou as quedas (32,1%), seguida pela Alemanha (22,4%), Itália (17,4%) e Espanha (14,6%).
Por marcas, destaca-se a queda da Tesla que recuou 38,8% entre janeiro e novembro. Desta forma, a quota de mercado da marca liderada por Elon Musk situou-se em 1,3%, face a 2,2% registado há um ano.
Em sentido inverso, destaca-se a ascensão do fabricante chinês de carros elétricos BYD, que viu as suas vendas crescerem 240% na UE nos primeiros 11 meses de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024.
















