Toyota RAV4 comemora três décadas de carreira - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Toyota RAV4 comemora três décadas de carreira

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
30/05/2024
in Atualidade, Destaques
A A
Toyota RAV4 comemora três décadas de carreira

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

O Toyota RAV4 celebra três décadas desde que revolucionou a indústria automóvel, durante as quais se tornou um ícone dos SUV (sport utility vehicle), evoluindo constantemente para integrar novas tecnologias e antecipar as expectativas dos clientes.

Em março de 1994, o Salão Automóvel de Genebra acolheu o lançamento de um novo e arrojado tipo de veículo: um SUV compacto com tração integral baseado numa carroçaria monocoque. O Toyota RAV4 foi verdadeiramente original, abrindo novos caminhos como um veículo ágil e versátil, concebido para as exigências da vida moderna. O termo SUV era pouco comum na altura, mas desde o início das vendas em maio de 1994, recebeu uma resposta extremamente positiva dos meios de comunicação social e dos clientes.

Ao desenvolverem o primeiro RAV4, os designers seguiram objetivos específicos para se manterem fiéis à visão original, expressa pela primeira vez pelo “concept car” RAV-FOUR no Salão Automóvel de Tóquio de 1989. O novo modelo deveria proporcionar um espaço generoso num design de carroçaria compacto, desportivo e distinto. Este novo tipo de veículo colocava o condutor numa posição mais elevada, permitindo uma maior visibilidade para a estrada, gerando assim uma experiência de condução mais confiante e segura. As fortes capacidades todo-o-terreno devem combinar-se com o desempenho e o conforto em estrada, satisfazendo simultaneamente os mais elevados padrões de segurança e desempenho ambiental. Com base nestes princípios, o RAV4 reinventou-se a si próprio e ao segmento dos SUV recreativos ao longo de cinco gerações até à data, evoluindo constantemente para antecipar as mudanças nos gostos dos clientes.

A inovação tem estado no centro do seu desenvolvimento ao longo das últimas três décadas, realçada pela adoção precoce da eletrificação e motorizações eficientes. Já em 1997, o RAV4 expressou o compromisso da Toyota em explorar novas tecnologias para reduzir o impacto ambiental quando uma versão elétrica a bateria (BEV) foi colocada à venda em mercados selecionados.

Related Post

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025
911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

11/08/2025

Desde então, o RAV4 viu a introdução da tecnologia híbrida (HEV) líder na classe da Toyota no segmento SUV com a terceira geração em 2016, complementando a gama existente de motores eficientes a gasolina e diesel. Um híbrido plug-in (PHEV) entrou na gama em 2020, enfatizando a abordagem multi-tecnológica da Toyota no caminho para a neutralidade carbónica, que se compromete em oferecer uma gama de grupos motopropulsores adequados às necessidades específicas dos clientes, às condições de mercado e às infraestruturas locais.

A eletrificação ajudou a melhorar ainda mais a experiência de condução do RAV4, acrescentando a serenidade calma do híbrido, bem como o desempenho adicional de motores cada vez mais potentes para uma aceleração ainda mais responsiva. Entretanto, através da utilização inovadora de novas plataformas e suspensão, a Toyota criou uma condução mais confiante, estável e gratificante em cada geração.

O progresso ao longo dos últimos 30 anos foi para além da performance e eficiência, melhorando também o carácter prático. A generosa capacidade da bagageira – quando os bancos traseiros estão a ser utilizados ou rebatidos para obter espaço extra – faz do RAV4 um parceiro capaz, enquanto um interior cada vez mais espaçoso e acolhedor, tem sido melhorado a cada geração com os mais recentes sistemas multimédia a bordo.

Mantendo-se fiel à sua arrojada filosofia original e antecipando a evolução das necessidades dos clientes, ao longo dos seus 30 anos, o RAV4 tornou-se um ícone automóvel e uma história de sucesso de vendas em todo o mundo. Foi o SUV mais vendido a nível global em 2018 e 2019 e atingiu o marco global de 14 milhões no final de 2023, dos quais mais de 2,5 milhões na Europa. As motorizações eletrificadas com a tecnologia híbrida da marca (híbridos ou híbridos plug-in) representam agora uns notáveis 91% das vendas do novo RAV4 na Europa, onde os maiores mercados são a França, a Itália, a Polónia, a Espanha e o Reino Unido.

RAV4 em Portugal
Desde o seu lançamento em Portugal já foram vendidas mais de sete mil unidades do icónico SUV. O RAV4 em Portugal é uma forte referência no segmento. Na atual geração, com o lançamento em 2021 da versão Plug-in Hybrid (segundo modelo Toyota depois do Prius) saltou para o topo das vendas do segmento D-SUV híbrido Plug-in, posição que mantém até à atualidade, sendo consecutivamente em 2021/2022 e 2023 o modelo D-SUV plug-in mais vendido em Portugal.

 

Tags: 30 anosToyota RAV4
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6
Atualidade

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla
Atualidade

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV
Atualidade

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Next Post
Novo Jeep Wagoneer S vai ser produzido no México

Novo Jeep Wagoneer S vai ser produzido no México

Nissan cria perfume que cheira a pneus

Nissan cria perfume que cheira a pneus

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025
911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

11/08/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version