Pensava que já lhe tínhamos contado tudo sobre o novo Toyota RAV4 2025? Até nós pensávamos que sim, mas na verdade faltava-nos algo muito importante: a versão todo-o-terreno do SUV híbrido.
Ao entrar no site global da Toyota, para surpresa de todos na redação, encontramos o novo RAV4 Adventure, que propõe um uso “off-road” para, como o próprio nome indica, os condutores mais aventureiros.
Certamente, a informação é muito sucinta. Centra-se apenas nas alterações estéticas propostas na frente: nova grelha “grande e alta que se destaca apesar da sua forma simples”. Também se destacam “as molduras especiais nos passos das rodas e uma banda de rodagem alargada”.
Os para-choques e as jantes também parecem específicos e são integradas barras de tejadilho para poder transportar material como tendas, pranchas de surf e outros elementos próprios de atividades ao ar livre. Mas atenção, porque a marca japonesa anuncia este carro como “protótipo”, embora pareça realmente um SUV de produção e tenha sido publicado juntamente com as informações oficiais do veículo.
Leia também: Novo Toyota RAV 4 chega mais eficiente… e menos potente
Portanto, o normal é que o RAV4 Adventure acabe por ser uma versão disponível nos concessionários, o que faz todo o sentido, pois os gostos estéticos estão cada vez mais voltados para o mundo 4×4. Até os automóveis de passageiros se transformam em crossovers com molduras adequadas e uma altura livre ao solo ligeiramente elevada.
O que podemos esperar deste veículo? Obviamente, tração integral, pelo que deverá estar disponível com o motor híbrido de 191 CV combinados e com o híbrido plug-in de 304 CV.
Obviamente, não tem redução porque não se trata de tirar vendas ao Land Cruiser, mas com bons pneus mistos ou específicos para o campo, programas de condução “off road” e controlo de descida em declives, o carro deve ser válido para estradas e trilhos irregulares.
Além disso, o RAV4 Adventure integrará todas as melhorias estabelecidas na gama geral, como o interior remodelado e mais tecnológico ou a maior amplitude tanto nos bancos traseiros como na bagageira, quando se utiliza como veículo familiar.