Embora ainda não tenhamos visto nenhuma foto espia, a Toyota tem discutido o potencial regresso do Celica há pouco mais de dois anos. A marca chegou a lançar um pseudo teaser durante a segunda temporada da sua série de anime Grip.
A oitava geração do desportivo ainda está em desenvolvimento e, de acordo com o vice-presidente de planeamento de produtos para a América do Norte, encontra-se em “estágio bastante avançado”.
Cooper Ericksen disse à MotorTrend que a Toyota tem protótipos do Celica renascido em circulação. Além disso, à porta fechada, os concessionários tiveram permissão para dar uma olhada antecipada aos protótipos e esboços do design.
O estilo do carro continua um mistério, mas Ericksen referiu que todas as imagens que inundam as redes sociais estão erradas. Quanto à motorização, não descartou um motor de combustão interna puro, mas também não descartou a possibilidade de eletrificação.
Leia também: Toyota Aygo X ganha motor eletrificado e versão GR Sport
Se seguir a rota híbrida, o novo Celica poderá competir com outro modelo ressuscitado,: o Honda Prelude.
Uma versão totalmente elétrica parece improvável, especialmente porque o presidente da Toyota, Akio Toyoda, expressou recentemente uma preferência por carros desportivos que libertem “o cheiro de gasolina e um motor barulhento”.
Embora um novo Celica não tenha sido oficialmente aprovado para a América do Norte, o facto de estar numa fase avançada de desenvolvimento faz-nos acreditar que está a caminho. Se, por algum motivo, não chegar aos Estados Unidos, não seria o primeiro produto da Gazoo Racing a ter visto
A falta de provas fotográficas significa provavelmente que teremos de esperar muito tempo para ver a próxima geração do Celica. Na melhor das hipóteses, não conseguimos imaginar que o carro seja colocado à venda antes de 2027.
Mas o Celica não é o único carro divertido que a Toyota tem em preparação. A empresa já anunciou que o Supra vai regressar e algo irá certamente surgir do incrível conceito de motor central que vimos no início deste ano. Talvez um novo MR2? O nome do carro também apareceu no teaser.
Não nos esqueçamos de que a Toyota também divulgou um carro desportivo puramente elétrico. A última atualização sobre o conceito FT-Se diz-nos que ainda está em desenvolvimento. Hideaki Iida, gestor de projeto do Gazoo Racing Design Group, disse ao site InsideEVs que o EV mais potente está previsto para depois de 2026. Fumihiko Hazama mencionou uma configuração de tração integral com dois motores, uma bateria de última geração e uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas três segundos.
No entanto, o desportivo mais intrigante da Toyota pode ter um emblema diferente. O concept GR GT3 deve evoluir para um supercarro da Lexus com homologação para uso em estradas, potencialmente chamado de “LFR”. Há rumores de ele terá um motor V-8 biturbo recém-desenvolvido, embora nada tenha sido confirmado.
Embora os carros desportivos continuem a ser um nicho de mercado, a Toyota dá-nos esperança de um futuro mais emocionante. Ainda assim, levanta-se a questão de onde um novo Celica se encaixaria na gama, considerando que o GR86 veio para ficar e o Supra não ficará fora de produção por muito tempo.