Num segmento que não é conhecido por surpresas ou grandes mudanças tecnológicas, a Toyota decidiu agitar as águas com o seu modelo mais pequeno.
O Aygo X recebeu uma atualização a meio do seu ciclo de vida, estando agora equipado com tecnologia híbrida, um estilo mais arrojado e uma nova variante GR Sport.
Com a configuração híbrida com carregamento automático do Yaris maior, o Aygo X atualizado promete melhor desempenho e emissões mais baixas, dando-lhe uma vantagem distinta no segmento A cada vez mais eletrificado da Europa.
Enquanto a maioria dos carros urbanos desta classe mantém a combustão interna básica, híbridos suaves ou totalmente elétricos, a Toyota é a primeira a apostar num híbrido completo neste segmento. Isso significa que o familiar motor de três cilindros de 1,0 litros está oficialmente fora de produção, substituído por um motor híbrido de 1,5 litros mais potente.
O maior e mais potente motor alguma vez equipado num Aygo de produção combina um motor de 1,5 litros naturalmente aspirado com um único motor elétrico, produzindo 116 CV. Isto representa um aumento de 44 CV em comparação com o motor de 1,0 litro não elétrico dos seus antecessores. A potência é transmitida às rodas dianteiras através de uma caixa de velocidades e-CVT.
De acordo com a Toyota, a aceleração de 0 a 100 km/h é completada em menos de 10 segundos. Mais importante ainda, as emissões de CO2 foram reduzidas para 86 g/km, o valor mais baixo entre os carros não plug-in atualmente à venda. Além dos benefícios óbvios para o ambiente, ter emissões mais baixas em produtos de grande volume como o Aygo X ajudará a Toyota a trazer mais modelos GR com motor de combustão interna para a Europa e o Reino Unido.
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O novo motor cabe graças à plataforma GA-B do Aygo X, também utilizada pelo Yaris e pelo Yaris Cross. Mesmo assim, a Toyota teve de alongar a secção dianteira em 76 mm, aumentando o comprimento total para 3776 mm. A distância entre eixos permanece a mesma, com 2430 mm.
Visualmente, o renovado Aygo X ganha uma dianteira mais assertiva. Um para-choque redesenhado, uma grelha maior e uma nova peça de acabamento que liga os faróis ajudam a diferenciá-lo da versão 2021. A Toyota também ajustou o capô e os para-lamas dianteiros, moveu os indicadores laterais para as capas dos espelhos e introduziu novas opções de pintura.
No interior, as atualizações continuam com um novo painel de instrumentos digital de 7 polegadas, carregamento sem fios para telemóveis e um travão de estacionamento eletrónico de série. A Toyota também adicionou controlos de climatização redesenhados e duas portas USB-C. O ecrã de infoentretenimento parece familiar e provavelmente ainda mede 9 polegadas nas versões superiores, embora possa haver pequenas atualizações na interface.
A Toyota também se tornou mais limpa e ecológica com os materiais da cabine. O estofamento usa plásticos e tecidos reciclados, abandonando totalmente os produtos de origem animal. Enquanto isso, o conjunto Toyota Safety Sense atualizado agora se beneficia de atualizações de software over-the-air, mantendo os recursos atualizados sem a necessidade de ir à concessionária.
Apesar da adição de componentes híbridos, o espaço de carga não foi afetado. A bagageira ainda tem 231 litros, graças a um design inteligente. Os módulos da bateria estão montados na parte inferior dos bancos traseiros e a bateria auxiliar foi reposicionada sob o piso da bagageira.
Para tornar o habitáculo mais refinado, a Toyota adicionou funcionalidades de redução de ruído, como silenciadores no painel, isolamento do capô e um sistema de escape atualizado. As versões de gama alta vão um passo além com vidros mais espessos e isolamento acústico adicional na carroçaria.
Pela primeira vez, a linha Aygo X inclui uma versão GR Sport. Trata-se principalmente de um pacote estético, mas convincente, com jantes de liga leve de 18 polegadas, uma grelha exclusiva em forma de favo de mel, entradas de ar falsas na frente e emblemas GR no interior e no exterior. Há até uma opção exclusiva de pintura bicolor mostarda com capô preto.
Por baixo, o GR Sport recebe uma configuração de chassis revista com molas helicoidais e amortecedores reajustados, além de uma calibração da direção mais precisa. A potência permanece a mesma, mas os ajustes na condução devem torná-lo um pouco mais ágil nas curvas.