Teste – Voyah Free – Primeira aposta - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Teste – Voyah Free – Primeira aposta

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
11/06/2025
in Destaques, Ensaios
A A
Teste – Voyah Free – Primeira aposta

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Com quase cinco metros, dois motores com potência conjunta de 489 CV, tração integral e um estilo com uma abordagem mais ocidental que chinesa, misturando as escolas alemãs e italianas de design automóvel, o SUV Free é o melhor cartão-de-visita da Voyah. Aposta ganha?

VoyahA Voyah estreia-se em Portugal com este Free, SUV elétrico de segmento superior (E), com aspirações ao estatuto premium. Justificam-se? À primeira vista, o Voyah Free impressiona pelas suas dimensões avantajadas. Com 4,90 metros de comprimento e 1,95 de largura, este SUV é, sem dúvida, um veículo de porte considerável.

VoyahNo entanto, as suas linhas bem proporcionadas e uma altura relativamente contida (apenas 1,64 m) conferem-lhe uma aparência equilibrada, longe da sensação de massa excessiva que alguns SUV grandes transmitem.

A frente do veículo é dominada por uma grelha imponente com barras verticais, que se estendem até aos faróis, criando uma identidade visual marcante e elegante. Este design afasta-se do estilo minimalista típico dos carros elétricos, aproximando-se mais de um visual clássico de veículos premium a gasolina.

Related Post

Governo da Apúlia e Pirelli lançam projeto apoiado no Cyber Tyre

Governo da Apúlia e Pirelli lançam projeto apoiado no Cyber Tyre

12/06/2025
Audi Q5 e-hybrid traz mais autonomia elétrica

Audi Q5 e-hybrid traz mais autonomia elétrica

12/06/2025
Discovery Sport tem novas edições Metropolitan e Landmark

Discovery Sport tem novas edições Metropolitan e Landmark

12/06/2025
Renault mostra concept vision 4rescue

Renault mostra concept vision 4rescue

12/06/2025

VoyahNa vista lateral, o Free mantém a sobriedade, com estilizadas jantes de 20” multi-raios a acrescentar um toque de requinte a todo o conjunto, enquanto as pegas das portas embutidas (e iluminadas!) reforçam o caráter moderno. A traseira, embora mais discreta, não destoa, com uma faixa luminosa horizontal a unir os grupos óticos e vidros escurecidos de série.

VoyahTripla de ecrãs retráteis

O interior segue a mesma toada de sofisticação. A qualidade dos materiais é elevada, com uma seleção cuidada de acabamentos que incluem superfícies acolchoadas, couro sintético e detalhes em preto piano. A consola central, com muita arrumação, tem um touchpad que, embora não acrescente funcionalidades significativas, contribui para a estética premium.

VoyahMas um dos elementos mais distintivos do cockpit é, sem dúvida, o sistema de três ecrãs integrados no tablier elevatório. Estes, cada um com 12,3”, servem para a instrumentação, para o infoentretenimento (central) e para o passageiro, e têm a particularidade de subir ou descer conforme a necessidade. Esta funcionalidade, além de ser visualmente impactante, permite uma experiência de condução mais minimalista, por exemplo em autoestrada, quando pretendemos reduzir as distrações e a luminosidade interior no campo de visão.

Leia também: Teste – XPENG G9 AWD Performance – Quebrar barreiras

VoyahDepois, além dos ecrãs, o novo Voyah não poupa na tecnologia de bordo, incluindo uma câmara traseira para monitorizar crianças, outra dianteira para selfies e deteção de fadiga, e um sistema de visão noturna na câmara frontal. As câmaras exteriores oferecem visão 360º de excelente qualidade, facilitando manobras em espaços apertados.

VoyahApesar dos muitos pontos positivos, há alguns detalhes a melhorar. Nomeadamente certos grafismos que ainda nos aparecem em carateres chineses. Além disso, a ergonomia do volante poderia ser melhorada, uma vez que, mesmo ajustado, tende a tapar parte do quadro de instrumentos.

No sentido oposto, a habitabilidade é um grande trunfo. Com quase 3 metros de distância entre eixos, o Free oferece uma fartura de centímetros livres em todas as direções, mas, especialmente, na segunda fila de bancos, onde os passageiros desfrutam de um espaço absurdo para as pernas e pés. O compartimento da mala, com 560 litros, é amplo e prático, complementado por um espaço dianteiro (frunk) de 72 litros.

VoyahExperiência nas nuvens

O Free assenta na plataforma ESSA (Electric Smart Secure Architecture), desenvolvida pela Dongfeng Motor, a empresa-mãe da Voyah. Esta é uma arquitetura compatível com diferentes configurações de bateria, motor e tração, embora desembarque na Europa apenas em versão 100% elétrica; no mercado doméstico há versões híbridas.

O sistema de propulsão é composto por dois motores, um em cada eixo, que combinados oferecem 489 CV e 720 Nm de binário. O desempenho é impressionante, cumprindo 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos. E a aceleração anunciada pareceu perfeitamente realista, num arranque a fundo.

Em termos de condução, o Free prioriza, claramente, o conforto. A suspensão pneumática, de série, ajusta a altura da carroçaria em até 10 cm, garantindo uma experiência suave em qualquer tipo de piso, e nem as jantes de 20” provocam “safanões” indesejados. A direção é filtrada, mas podia ser mais informativa, e a insonorização excelente, tornando este automóvel ideal para viagens longas. No entanto, em curvas mais apertadas, o peso de 2.310 kg faz-se sentir…

VoyahA travagem regenerativa varia consoante o modo de condução, mas não é ajustável manualmente, o que pode ser outro ponto a rever. Cereja no topo do bolo, uma bateria enorme, com 107 kWh, o suficiente para oferecer uma autonomia teórica de cerca de 500 km, mas que na prática se situa nos 400 km. A carga rápida em corrente contínua atinge os 100 kW, permitindo carregar de 20 a 80% em 45 minutos, valor que fica abaixo de alguns concorrentes diretos.

Texto Vítor Mendes
Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO

Uma alternativa premium com margem para melhorar. O Free é um SUV elétrico que se destaca pelo seu design elegante, interior espaçoso e tecnologia avançada. Representa uma clara declaração de intenções da marca chinesa, que demonstra estar cada vez mais próxima dos padrões europeus em termos de qualidade e sofisticação.

FICHA TÉCNICA
VOYAH FREE LUXURY

TIPO DE MOTOR                        Elétrico (2), síncronos de íman permanente

POTÊNCIA                                    489 CV (360 kW)

BINÁRIO MÁXIMO                     720 Nm

TRANSMISSÃO                             Integral, caixa de relação única

BATERIA                                        Iões de lítio, 106 kWh (100 kWh úteis)

AUTONOMIA (WLTP)                500 km

TEMPO DE CARGA                     5,5h a 11 kW AC (0-80%)

48 min. a 100 kW CC (20-80%)

VELOCIDADE MÁXIMA               200 km/h

ACELERAÇÃO                              4,4 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                    20,2 kWh/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)             0 g/km

DIMENSÕES (C/L/A)                  4.905 / 1.950 / 1.645 mm

PNEUS                                         255/45 R20

PESO                                              2.310 kg

BAGAGEIRA                                560-1.320 l (72 l à frente)

PREÇO                                         83.853 €

GAMA DESDE                             83.853 €

I.CIRCULAÇÃO (IUC)                  0 €

LANÇAMENTO                            Fevereiro de 2025

Tags: TesteVoyah Free
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Governo da Apúlia e Pirelli lançam projeto apoiado no Cyber Tyre
Atualidade

Governo da Apúlia e Pirelli lançam projeto apoiado no Cyber Tyre

by Ricardo Carvalho
12/06/2025
Audi Q5 e-hybrid traz mais autonomia elétrica
Atualidade

Audi Q5 e-hybrid traz mais autonomia elétrica

by Ricardo Carvalho
12/06/2025
Discovery Sport tem novas edições Metropolitan e Landmark
Atualidade

Discovery Sport tem novas edições Metropolitan e Landmark

by Ricardo Carvalho
12/06/2025
Next Post
Sabia que estas são as marcas que fazem os condutores mais felizes

Sabia que estas são as marcas que fazem os condutores mais felizes

carros interiores

5 carros com o interior mais luxuoso por menos de 30.000€ (2025)

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Governo da Apúlia e Pirelli lançam projeto apoiado no Cyber Tyre

Governo da Apúlia e Pirelli lançam projeto apoiado no Cyber Tyre

12/06/2025
Audi Q5 e-hybrid traz mais autonomia elétrica

Audi Q5 e-hybrid traz mais autonomia elétrica

12/06/2025
Discovery Sport tem novas edições Metropolitan e Landmark

Discovery Sport tem novas edições Metropolitan e Landmark

12/06/2025
Renault mostra concept vision 4rescue

Renault mostra concept vision 4rescue

12/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version