Com quase cinco metros, dois motores com potência conjunta de 489 CV, tração integral e um estilo com uma abordagem mais ocidental que chinesa, misturando as escolas alemãs e italianas de design automóvel, o SUV Free é o melhor cartão-de-visita da Voyah. Aposta ganha?
A Voyah estreia-se em Portugal com este Free, SUV elétrico de segmento superior (E), com aspirações ao estatuto premium. Justificam-se? À primeira vista, o Voyah Free impressiona pelas suas dimensões avantajadas. Com 4,90 metros de comprimento e 1,95 de largura, este SUV é, sem dúvida, um veículo de porte considerável.
No entanto, as suas linhas bem proporcionadas e uma altura relativamente contida (apenas 1,64 m) conferem-lhe uma aparência equilibrada, longe da sensação de massa excessiva que alguns SUV grandes transmitem.
A frente do veículo é dominada por uma grelha imponente com barras verticais, que se estendem até aos faróis, criando uma identidade visual marcante e elegante. Este design afasta-se do estilo minimalista típico dos carros elétricos, aproximando-se mais de um visual clássico de veículos premium a gasolina.
Na vista lateral, o Free mantém a sobriedade, com estilizadas jantes de 20” multi-raios a acrescentar um toque de requinte a todo o conjunto, enquanto as pegas das portas embutidas (e iluminadas!) reforçam o caráter moderno. A traseira, embora mais discreta, não destoa, com uma faixa luminosa horizontal a unir os grupos óticos e vidros escurecidos de série.
Tripla de ecrãs retráteis
O interior segue a mesma toada de sofisticação. A qualidade dos materiais é elevada, com uma seleção cuidada de acabamentos que incluem superfícies acolchoadas, couro sintético e detalhes em preto piano. A consola central, com muita arrumação, tem um touchpad que, embora não acrescente funcionalidades significativas, contribui para a estética premium.
Mas um dos elementos mais distintivos do cockpit é, sem dúvida, o sistema de três ecrãs integrados no tablier elevatório. Estes, cada um com 12,3”, servem para a instrumentação, para o infoentretenimento (central) e para o passageiro, e têm a particularidade de subir ou descer conforme a necessidade. Esta funcionalidade, além de ser visualmente impactante, permite uma experiência de condução mais minimalista, por exemplo em autoestrada, quando pretendemos reduzir as distrações e a luminosidade interior no campo de visão.
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Depois, além dos ecrãs, o novo Voyah não poupa na tecnologia de bordo, incluindo uma câmara traseira para monitorizar crianças, outra dianteira para selfies e deteção de fadiga, e um sistema de visão noturna na câmara frontal. As câmaras exteriores oferecem visão 360º de excelente qualidade, facilitando manobras em espaços apertados.
Apesar dos muitos pontos positivos, há alguns detalhes a melhorar. Nomeadamente certos grafismos que ainda nos aparecem em carateres chineses. Além disso, a ergonomia do volante poderia ser melhorada, uma vez que, mesmo ajustado, tende a tapar parte do quadro de instrumentos.
No sentido oposto, a habitabilidade é um grande trunfo. Com quase 3 metros de distância entre eixos, o Free oferece uma fartura de centímetros livres em todas as direções, mas, especialmente, na segunda fila de bancos, onde os passageiros desfrutam de um espaço absurdo para as pernas e pés. O compartimento da mala, com 560 litros, é amplo e prático, complementado por um espaço dianteiro (frunk) de 72 litros.
Experiência nas nuvens
O Free assenta na plataforma ESSA (Electric Smart Secure Architecture), desenvolvida pela Dongfeng Motor, a empresa-mãe da Voyah. Esta é uma arquitetura compatível com diferentes configurações de bateria, motor e tração, embora desembarque na Europa apenas em versão 100% elétrica; no mercado doméstico há versões híbridas.
O sistema de propulsão é composto por dois motores, um em cada eixo, que combinados oferecem 489 CV e 720 Nm de binário. O desempenho é impressionante, cumprindo 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos. E a aceleração anunciada pareceu perfeitamente realista, num arranque a fundo.
Em termos de condução, o Free prioriza, claramente, o conforto. A suspensão pneumática, de série, ajusta a altura da carroçaria em até 10 cm, garantindo uma experiência suave em qualquer tipo de piso, e nem as jantes de 20” provocam “safanões” indesejados. A direção é filtrada, mas podia ser mais informativa, e a insonorização excelente, tornando este automóvel ideal para viagens longas. No entanto, em curvas mais apertadas, o peso de 2.310 kg faz-se sentir…
A travagem regenerativa varia consoante o modo de condução, mas não é ajustável manualmente, o que pode ser outro ponto a rever. Cereja no topo do bolo, uma bateria enorme, com 107 kWh, o suficiente para oferecer uma autonomia teórica de cerca de 500 km, mas que na prática se situa nos 400 km. A carga rápida em corrente contínua atinge os 100 kW, permitindo carregar de 20 a 80% em 45 minutos, valor que fica abaixo de alguns concorrentes diretos.
Texto Vítor Mendes
Fotos Paulo Calisto
CONCLUSÃO
Uma alternativa premium com margem para melhorar. O Free é um SUV elétrico que se destaca pelo seu design elegante, interior espaçoso e tecnologia avançada. Representa uma clara declaração de intenções da marca chinesa, que demonstra estar cada vez mais próxima dos padrões europeus em termos de qualidade e sofisticação.
FICHA TÉCNICA
VOYAH FREE LUXURY
TIPO DE MOTOR Elétrico (2), síncronos de íman permanente
POTÊNCIA 489 CV (360 kW)
BINÁRIO MÁXIMO 720 Nm
TRANSMISSÃO Integral, caixa de relação única
BATERIA Iões de lítio, 106 kWh (100 kWh úteis)
AUTONOMIA (WLTP) 500 km
TEMPO DE CARGA 5,5h a 11 kW AC (0-80%)
48 min. a 100 kW CC (20-80%)
VELOCIDADE MÁXIMA 200 km/h
ACELERAÇÃO 4,4 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 20,2 kWh/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 0 g/km
DIMENSÕES (C/L/A) 4.905 / 1.950 / 1.645 mm
PNEUS 255/45 R20
PESO 2.310 kg
BAGAGEIRA 560-1.320 l (72 l à frente)
PREÇO 83.853 €
GAMA DESDE 83.853 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC) 0 €
LANÇAMENTO Fevereiro de 2025