Novata em Portugal, a Voyah apresenta-se como marca orientada para o segmento premium, arriscando intrometer-se entre nomes grandes com mais passado e estatuto. Um dos seus primeiros modelos é o Courage, SUV de aspeto vanguardista, repleto de equipamento e com preço que pode dar que pensar…

Sucedem-se as marcas chinesas em Portugal. Pertencendo ao grupo Dongfeng Motor Corporation, também já no nosso mercado, a Voyah posiciona-se no complexo segmento premium, prontificando-se a combater marcas como a Audi, BMW ou Mercedes-Benz, além claro, das suas conterrâneas, como a Xpeng.
O Courage insere-se no segmento D com visual moderno e descomplicado, num conjunto robusto de 4,7 metros de comprimento e 2,9 m de distância entre eixos, destacando-se por pormenores como a grelha dianteira aerodinâmica com iluminação ‘Galaxy-Style’ (a imitar uma constelação através de logótipos diminutos iluminados), jantes de 20” ou pela secção traseira arredondada com luzes OLED horizontais.

Tanta tecnologia
A bordo, o Courage sobressai de imediato pelo espaço oferecido tanto à frente, como atrás, não colocando entraves mesmo para adultos de estatura mais elevada. Uma benesse das plataformas dedicadas para os veículos 100% elétricos. O interior revela também abordagem cuidada e minimalista, com poucos comandos físicos, enquanto os materiais escolhidos são bastante bons, com pele sintética no tablier, no volante, nos bancos e na consola central.
Para se demarcar de outras propostas já no mercado, o Courage confia numa vertente tecnológica bastante forte, com painel de instrumentos LCD de 6”, que se limita a apresentar o essencial, tanto mais que é suportado ainda por um ‘head-up display’. Aqui, o protagonismo pertence ao ecrã tátil OLED de 15,05”, de rebordos laterais arredondados e com a capacidade de deslizar pelo tablier, por exemplo do centro para o lado do passageiro.
O sistema de infoentretenimento tem aspeto comum ao de outros elétricos, com menus por linhas do lado esquerdo, abrindo páginas dedicadas para várias funções – assistentes de segurança, iluminação ambiente, seleção dos modos de condução ou ajustes dos retrovisores (com recurso também aos comandos do volante) e dos bancos, sem esquecer o centro de jogos, de vídeo ou álbum de fotos. Os controlos por gestos e voz ajudam a destacar o Voyah no que respeita à tecnologia. Por outro lado, a unidade ensaiada suportava apenas Apple CarPlay, mas é de esperar que a ligação para Android Auto surja depois.
Neste ‘mundo’ digital, algumas soluções têm aplicação discutível, como a ‘caixa de sons’ que através do ecrã central permite soar aplausos, assobios, arrotos, miados e latidos por altifalante situado na traseira, o qual pode ser utilizado também para transmitir música. Os comandos invertidos dos vidros elétricos são de difícil habituação, mas começa a parecer um detalhe comum nos veículos chineses.
Ao nível do equipamento estamos perante um verdadeiro topo de gama. Assim, e para além dos muitos assistentes de segurança, pode contar com teto de abrir panorâmico, ar condicionado por bomba de calor, fragrâncias de habitáculo selecionáveis, bancos de ajuste elétrico com climatização e massagem, câmaras 360º, base de carregamento sem fios ao meio…
Desempenho acertado
A versão Exclusive (entrada de gama), com tração traseira, dispõe de motor elétrico de 292 CV (215 kW) e 429 Nm, alimentado por bateria LFP de 80 kWh, caracterizando-se por atuação competente na maioria das situações de condução, merecendo realce positivo pela suavidade na entrega da potência. Tanto mais que o Courage exibe um ligeiro atraso na forma como aplica a potência quando o acelerador é pressionado bruscamente, condição mais notória no modo “Sport” já que após essa ligeira “pausa” o impulso seguinte é mais intenso. No entanto, optando por abordagem mais suave no acelerador, o Courage sobe rápido e gradualmente de ritmo, variando também as prestações de acordo com os vários modos de condução: os “Eco” e “Eco+” acentuam a eficiência, em oposição ao “Sport”, mais desportivo. Este SUV adota ainda modos “Snow” e “Outing” para outras abordagens fora de estrada. A regeneração também é variável, ajudando a manter os consumos num patamar comedido, como os 15,4 kWh/100 km obtidos neste ensaio. O carregamento máximo em corrente contínua (CC) faz-se a 145 kW, algo aquém do que muitos rivais oferecem.
Dinamicamente, se não tem aspirações desportivas, o Voyah Courage revela reações seguras e postura muito confortável, com controlo de movimentos bastante eficaz. Em autoestrada, a insonorização poderia ser melhor.

Em Portugal, decorre a fase de pré-reserva limitada a 25 unidades, com preço a partir dos 47.900 €.
Texto Miguel Silva Fotos Paulo Calisto

Conclusão
A abordagem tecnológica muito rica e a lista extensa de equipamento são argumentos usuais dos novos fabricantes chineses na Europa, pelo que o Courage não é exceção. Alia a isso a condução refinada, boas prestações, interior espaçoso e, sobretudo, o preço que pode apelar a quem está disposto a arriscar em novas abordagens no mundo premium.
FICHA TÉCNICA
VOYAH COURAGE RWD EXCLUSIVE 80kWh
TIPO DE MOTOR Elétrico, síncrono de íman permanente
POTÊNCIA 292 CV (215 kW)
BINÁRIO MÁXIMO 420 Nm
TRANSMISSÃO Traseira, caixa de relação única
BATERIA Fosfato Ferro-Lítio (LFP), 80 kWh
AUTONOMIA (WLTP) 476 km
TEMPO DE CARGA 9h00 a 11 kW CA (0-100%)
35 min. a 145 kW CC (10-80%)
V. MÁXIMA 200 km/h
ACELERAÇÃO 6,9 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 18,9 kWh/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 0 g/km
DIMENSÕES (C/L/A) 4.725 / 1.900 / 1.650 mm
PNEUS 255/45 R20
PESO 2.143 kg
BAGAGEIRA 527-1.328 l
PREÇO 48.800 €
GAMA DESDE 47.900 €
I. CIRCULAÇÃO (IUC) 0 €
LANÇAMENTO Março de 2025






















