Teste – Volkswagen Passat Variant 2.0 TDI 150 CV DSG Business – Sempre na moda - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Teste – Volkswagen Passat Variant 2.0 TDI 150 CV DSG Business – Sempre na moda

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
03/09/2024
in Atualidade, Destaques
A A
Teste – Volkswagen Passat Variant 2.0 TDI 150 CV DSG Business – Sempre na moda

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Passat é quase uma marca ‘dentro’ da Volkswagen, exprimindo há muito tempo o espírito de evasão e as aptidões estradistas que estão estreitamente ligados ao conceito familiar que casam tão bem com a economia Diesel deste 2.0 TDI.

Leia também: Teste – Peugeot 208 GT Hybrid

Os SUV dominam os principais segmentos, mas ainda há outros modelos que resistem estoicamente nas preferências dos consumidores, caso das carrinhas médias (segmento D), espaçosas, confortáveis, dinâmicas e capazes de transformar cada viagem num exercício de afirmação estatutária. O Passat Variant é há 50 anos uma das principais referências nesta categoria e a VW acaba de reforçar-lhe a lista de argumentos com uma importante atualização das imagens exterior e interior, e com motorizações em estreia e outras melhoradas na eficiência energética, como é este turbodiesel 2.0 de 150 CV em versão Evo, de baixo consumo – inclui sistema de tratamento de gases de escape, duplo circuito de gestão térmica e diversos outros aperfeiçoamentos técnicos para redução de atrito interno. O TDI oferece condução fluida na generalidade das situações, mexe-se muito bem em cidade, mesmo em baixos regimes, não lhe falta também elasticidade nos regimes médios, e isto sem aumentar demasiado os consumos. Mas já lá vamos…

Related Post

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025

Mais amiga da família

Pela primeira vez na história, o Passat despede-se da versão berlina para centrar-se em exclusivo na Variant, a carroçaria mais familiar, que surge agora ainda mais amiga da família. A carrinha Passat cresceu em quase todas as direções (+ 14,4 cm em comprimento, + 2 em largura e + 50 cm entre eixos), mantendo apenas a altura (1,49 m). Mexidas importantes que permitiram melhorar a eficiência do conjunto (coeficiente aerodinâmico de 0,25), mas também a habitabilidade. A carrinha oferece espaço em abundância para passageiros, o banco traseiro permite acomodar três adultos, e bagagem, que figura no topo da hierarquia da categoria ao acolher até 690 litros na configuração normal e 1.920 com rebatimento das costas dos bancos posteriores.

À parte do gigantismo interior, ressalve-se igualmente a qualidade dos materiais, sobretudo no rigor da construção e da montagem, sem falhas de ergonomia e compensada por uma generosa dotação do equipamento de série. A apresentação geral continua a ser algo conservadora, mas não é por isso que perde pontos na sofisticação. Na tecnologia de bordo destaque para o painel de instrumentos Digital Cockpit Pro de 10,25’’ e para os novos sistemas multimédia em ecrã tátil de 12,9 (15” em opção) e head-up display. Em relação ao infoentretenimento, permite serviços de conectividade e ligação em rede e diversas funcionalidades como streaming de música, rádio web ou aplicações digitais, passando também a integrar inteligência artificial ChatGPT através de assistente de voz. Gostámos deste equipamento do Passat, quer pela facilidade de utilização, como pela possibilidade de aceder de forma simplificada a informações.

Faz tudo bem

O nome Passat representa um vento alísio que cruza a Europa, trazendo para este modelo o sentido de rapidez e velocidade, no entanto, foi a consistência a principal característica que terá motivado o uso desta designação pela VW. Até porque, depois de nove gerações e mais de 30 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo, consistência continua a ser o seu nome do meio.

Criada a partir da plataforma MQB Evo, a Passat Variant pode orgulhar-se de ostentar uma das bases mais competentes do mercado e do partido que consegue retirar dela. Nesta geração o modelo estreia, por exemplo, a denominada suspensão adaptativa DCC Pro de duas válvulas, uma para a compressão e outra para a extensão, que garante um desempenho mais apurado das oscilações da carroçaria e, consequentemente, um maior equilíbrio entre dinâmica e conforto. Opcional (1.192 €) que a versão Business do nosso teste não dispunha, e nem precisa! Se em cidade fica claro a boa resposta em termos de reações e conforto (condução suave e precisa), as longas tiradas em autoestrada colocam em evidência, até de forma surpreendente, as suas características mais estradistas. A marca alemã encontrou há muito o ponto de equilíbrio no acerto do chassis, numa combinação de elementos que tornam este familiar por excelência num automóvel capaz de oferecer prazer de condução em estradas sinuosas. Não é rapidíssima nas curvas, nem é esse o seu propósito, mas a agilidade chega para divertir.

Quanto ao 2.0 TDI de 150 CV, não está ao nível do desempenho das versões mais desportivas da gama, mas é mais do que suficiente para proporcionar condução empenhada. E com economia de utilização, como prova a média de 6 l/100 km que apurámos, apenas 1 l/100 km acima do valor oficial. Aqui, faça-se também o elogio devido à veterania e competência da caixa automática DSG de dupla embraiagem e 7 relações, exímia no aproveitamento das capacidades deste 2 litros turbodiesel.

Texto Vítor Mendes
Fotos: Paulo Calisto

CONCLUSÃO
A carrinha Passat evoluiu imenso face à antecessora, mas a consistência continua a ser a palavra de ordem. Além de manter um motor Diesel de 2.0 litros que permite consumos referenciais (autonomia real de 1.200 km!), presenteia-nos com excelentes características de ordem prática (espaço, funcionalidade e bagageira XXL), tecnologia de vanguarda, condução segura e confortável, e desempenho convincente, ainda que sem queda para grandes correrias.

FICHA TÉCNICA

VVW PASSAT VARIANT 2.0 TDI 150 CV DSG BUSINESS

TIPO DE MOTOR                        Diesel, 4 cilindros em linha, turbo

CILINDRADA                                1.968 cm3

POTENCIA                                    150 CV entre as 3.000 e as 4.200 rpm

BINÁRIO MÁXIMO                     360 Nm entre as 1.600 e as 2.750 rpm
TRANSMISSÃO                                          Dianteira, caixa auto. 7 vel. (dupla embraiagem)

VELOCIDADE MÁXIMA 223 km/h

ACELERAÇÃO                              9,3 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                    5 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)              131 g/km (misto)

DIMENSÕES (C/L/A)                  4.917 / 1.849 / 1.497 mm

PNEUS                                           215/55 R17

PESO                                              1.678 kg

BAGAGEIRA                                 690-1.920 l

PREÇO                                           58.047 €

GAMA DESDE                              48.363 €

IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO 241,49 €

LANÇAMENTO                            Julho de 2024

Tags: Volkswagen Passat Variant
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito
Atualidade

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda
Atualidade

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Xiaomi
Atualidade

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Next Post
Já há opções para transformar o VW ID.Buzz numa caravana

Já há opções para transformar o VW ID.Buzz numa caravana

CUPRA mostra Terramar que se assume como substituto do Ateca

CUPRA mostra Terramar que se assume como substituto do Ateca

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version