Teste – Volkswagen Caddy Style “Move” 2.0 TDI – ADN do Golf - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Teste – Volkswagen Caddy Style “Move” 2.0 TDI – ADN do Golf

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
24/09/2021
in Destaques, Ensaios
A A
Teste – Volkswagen Caddy Style “Move” 2.0 TDI – ADN do Golf

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Ensaiámos em exclusivo a nova geração Caddy na sua versão de passageiros mais luxuosa. O Caddy Life fará mais sucesso em Portugal na versão de sete lugares, mas com cinco e motor 2.0 TDI de 122 CV é um verdadeiro Golf VIII com mais espaço em altura.

Lançado em 1978, o Volkswagen Caddy é, tal como o Golf, um dos pilares da marca de Wolfsburgo. Com a quinta geração a chegar ao mercado neste mês de janeiro, testamos a versão Style de passageiros (5 lugares) equipada com o motor 2.0 TDI de 122 CV, opção que se destaca pelo espaço interior e pela habitual versatilidade das portas traseiras deslizantes de um… furgão.

Plataforma MQB

À primeira vista fica a ideia de que muita coisa mudou. E é verdade. O Golf VIII, modelo com o qual partilha a plataforma transversal modular MQB, é o dador de praticamente todo o pacote tecnológico e não só: o Caddy 2020 não tem um único componente da quarta geração (lançada em 2015) que, na realidade, foi um “lavar de cara” da terceira geração de 2003.
Assim, o desenho é completamente novo. A aerodinâmica foi melhorada, passando do CX de 0.33 do antecessor para 0.30 nesta quinta geração. O tablier, com instrumentação digital (Digital Cockpit), é mais moderno do que o de muitas berlinas da nossa “praça”. Tudo foi pensado para fazer jus ao lema “luxo à frente, carga atrás”. E na prática funciona de forma convincente, pelo menos na versão em teste com o exclusivo nível de equipamento Style, ainda que em Portugal a marca vá direcionar a sua aposta no Life (versão intermédia; a entrada de gama tem a denominação de Caddy).

Related Post

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

11/08/2025
Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025

Igualmente novos são alguns dos extras que passam a fazer parte da lista de equipamento, casos do teto panorâmico (superfície vidrada de 1,4 m2), que não tem cortina para tapar, mas que a VW defende que o vidro UV é capaz de travar a entrada de calor e luz no habitáculo, do cruise control adaptativo, dos faróis dianteiros e traseiros em LED, do sistema de acesso e arranque sem chave ou das jantes de 18 polegadas.

Ainda no interior, realce para a utilização generosa de material isolante que acaba por criar um ambiente de suavidade e serenidade a bordo, mas também não é difícil entender que a insonorização de um Golf VIII a gasóleo é superior.

Confortável e… dinâmico

Debaixo do capô encontramos o motor Diesel 2.0 TDI de 122 CV acoplado a caixa manual de seis velocidades. Uma escolha que, não sendo um foguete (nem é isso que se pretende), se adapta muito bem ao caráter encorpado do Caddy. Fazendo uso dos 320 Nm de binário, disponíveis a partir das 1.600 rpm, este bloco proporciona uma condução relativamente despachada para um conjunto com bem mais de tonelada e meia de peso. Os consumos acompanham a tendência, e facilmente se conseguem rubricar registos na casa dos 7 l/100 km quando circulamos a velocidades de cruzeiro acima da média.

Tratando-se de um carro totalmente novo, não é de estranhar que este Caddy ofereça uma dinâmica mais evoluída. Onde o seu antecessor utilizava um eixo rígido, agora encontramos braços transversais com barra Panhard. Para além da dinâmica, a evolução na segurança é notória, contribuindo para uma estabilidade e manobrabilidade que antes não tinha e que o pode transformar num verdadeiro “devorador” de curvas. Neste sentido, o novo VW responde de forma perfeita quando pretendemos realizar uma condução rápida. A nova direção, mais precisa, também tem a sua quota-parte neste particular.

A partir daqui é aproveitar o espaço e a versatilidade deste tipo de carroçaria. As portas laterais deslizantes permitem um acesso imediato à segunda fila de bancos, no entanto, como estes não regulam, o espaço para as pernas de quem viaja atrás podia ser melhor. A bagageira, acedida a partir de um portão generoso, disponibiliza uns muito apelativos 1.213 litros, um valor bem superior ao de qualquer carrinha do mercado.

Texto: Ricardo Carvalho
Fotos: Paulo Calisto

FICHA TÉCNICA
VOLKSWAGEN CADDY STYLE “MOVE” 2.0 TDI 122 CV

TIPO DE MOTOR                    Diesel, 4 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA                           1.968 cm3
POTÊNCIA                                122 CV entre as 2.750 e as 4.400 rpm
BINÁRIO MÁXIMO                320 Nm entre as 1.600 e as 2.500 rpm
VELOCIDADE MÁXIMA       187 km/h
ACELERAÇÃO                         11,2 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP)                 4,9 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP)           128 g/km
DIMENSÕES (C/L/A)               4.500 / 1.855 / 1.798 mm
PNEUS                                    215/55 R17
PESO                                       1.694 kg
BAGAGEIRA                           1.213-2.556 l
PREÇO                                    37.736 € (versão 7 lugares)
GAMA DESDE                         37.736 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC)               224,93 €

Tags: 2.0 TDIStyleVolkswagen Caddy
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros
Atualidade

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6
Atualidade

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla
Atualidade

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Next Post
Audi inicias as vendas do Q4 e-tron Sportback em Portugal

Audi inicias as vendas do Q4 e-tron Sportback em Portugal

Opel vence corrida inaugural de Avus já lá vão 100 nos

Opel vence corrida inaugural de Avus já lá vão 100 nos

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

11/08/2025
Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version