Chega a Portugal a mais recente evolução de um dos todo-o-terreno mais icónicos de sempre. O novo Land Cruiser 250 mantém a essência robusta que o consagrou, agora com um motor turbodiesel 2.8 de 204 CV e 500 Nm ainda mais aprimorado, aliado a uma tecnologia off-road que eleva as suas capacidades a outro patamar. Exclusivo… até no preço.

Desde 1951 que o Land Cruiser vem escrevendo a sua epopeia. Começou como um soldado, robusto e austero, desenhado para desafiar as fronteiras do impossível. Setenta anos depois, mantém o espírito indomável, mas veste agora um fato de gala. A sua silhueta imponente é reconhecida em qualquer canto do mundo – das savanas africanas aos subúrbios de Lisboa –, com um toque de modernidade atemporal. O capô, mais alto nos cantos e rebaixado ao centro, não é um acaso: oferece ao condutor visibilidade total, como um verdadeiro veículo de expedição. Os painéis laterais são moldados para resistir a arranhões de pedras ou vegetação densa, enquanto detalhes aerodinâmicos melhoram a estabilidade em alta velocidade. É um design que não ostenta luxo – grita resistência. Como uma ferramenta, feita para durar.
No habitáculo, o Land Cruiser equilibra modernidade e tradição. Os dois ecrãs — um para o condutor, outro para o sistema multimédia — coexistem harmoniosamente com comandos físicos, essenciais para quem precisa de operar o veículo em condições adversas. Foram desenvolvidos em colaboração com pilotos de rali para garantir reação imediata. Os materiais, embora não luxuosos, transmitem uma solidez quase indestrutível, com painéis bem encaixados e uma consola central que resiste a pressões e puxões sem um único rangido. Os bancos, redesenhados, oferecem melhor suporte em terrenos acidentados, e as superfícies almofadadas protegem joelhos e ombros em percursos mais duros.
Com sete lugares, a terceira fila serve para crianças, mas a segunda fila oferece conforto generoso, com climatização independente. Já a bagageira (556 litros) ganha funcionalidade acrescida com o óculo traseiro independente – ideal para estacionamentos apertados.
Para todo o serviço!

Maior, mais tecnológico e construído sobre uma plataforma renovada, o novo Land Cruiser mantém, no entanto, o ADN que o tornou lendário, num segmento onde a concorrência se resume a poucos, mas duríssimos rivais — como o Jeep Wrangler, o Land Rover Defender e o Mercedes Classe G. Assim, enquanto este último se posiciona num patamar de luxo igualmente inacessível para muitos, e o Defender oferece uma proposta mais polida, o modelo da Toyota resiste fiel à sua essência. E ao Diesel!
Com a promessa de uma versão híbrida ligeira no horizonte, mantém a aposta num motor 2.8 a gasóleo, totalmente redesenhado, que combina 204 CV e um binário generoso de 500 Nm, garantindo resposta imediata tanto em cidade como em terrenos acidentados. Acoplado a uma caixa automática de oito velocidades Direct Shift, este propulsor garante uma condução suave e direta, e um desempenho linear, capaz de rebocar até 3.500 kg. Mas nem tudo são melhorias: o peso aumentou 150 kg e o consumo médio subiu ligeiramente, situando-se agora nos 10,5 l/100 km.

Tração inteligente
A base é a nova plataforma GA-F, com uma estrutura reforçada que aumenta a rigidez em 50%. Pela primeira vez, o Land Cruiser adota direção elétrica, proporcionando maior precisão ao volante, além de permitir sistemas avançados como o Lane Tracing Assist, enquanto a suspensão, apesar de manter o esquema clássico de eixo rígido traseiro, oferece um conforto superior, absorvendo irregularidades com maior eficácia.
Fora de estrada, algumas métricas sofreram ajustes — como a altura livre, reduzida em 10 mm —, mas outras melhoraram, como o ângulo ventral, agora mais generoso. E, claro, a tecnologia está ao serviço da aventura. O sistema de tração integral permanente foi aperfeiçoado com diferenciais eletrónicos otimizados e um bloqueio do diferencial traseiro 85% mais rápido (apenas 0,15 segundos), garantindo tração instantânea quando as rodas perdem aderência.

Para enfrentar descidas íngremes, o Downhill Assist Control (DAC) funciona como um “piloto automático off-road”, mantendo uma velocidade controlada entre 4 e 30 km/h. Já o Crawl Control regula automaticamente o binário e a travagem em cinco níveis, permitindo que o condutor se concentre apenas na direção. A grande novidade é o sistema que desconecta a barra estabilizadora dianteira eletronicamente, aumentando a articulação das rodas em 10% – crucial para obstáculos extremos.
Por fim, o conhecido Multi-Terrain Select inclui agora um modo Automático, adaptando-se instantaneamente a lama, areia, rochas ou neve profunda. Enquanto o Multi-Terrain Monitor oferece uma visão panorâmica de 360° com câmaras estratégicas, incluindo uma vista inédita do solo sob o veículo – ativável até por comando de voz. Absolutamente imparável!
Texto Vítor Mendes Fotos Paulo Calisto

Conclusão
O Land Cruiser 250 reafirma-se como um ícone do todo-o-terreno, agora com tecnologia moderna e um interior mais refinado, a juntar ao desempenho confiável do Diesel de 204 CV, que chega e sobra para as encomendas em estrada e fora dela. Um gigante capaz, mas condenado a ser raro nas estradas portuguesas – vítima de uma fiscalidade que parece desprezar ícones como este. O preço em Portugal (154.950 €) — quase 60.000 € acima do valor em Espanha (95.000 €) —, afasta-o do público geral.
FICHA TÉCNICA
TOYOTA LAND CRUISER 250 2.8D VX-L
TIPO DE MOTOR Diesel, 4 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA 2.755 cm³
POTÊNCIA 204 CV entre as 3.000 e as 3.400 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 500 Nm entre as 1.600 e as 2.800 rpm
TRANSMISSÃO Integral, caixa automática 8 velocidade
VELOCIDADE MÁXIMA 170 km/h
ACELERAÇÃO N.D.
CONSUMO (WLTP) 10,7 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 281 g/km (misto)
DIMENSÕES (C/L/A) 4.925 / 1.980 / 1.935 mm
PNEUS 265/60 R20
PESO 2.550 kg
BAGAGEIRA 130-505-1.530 l
PREÇO 154.950 €
GAMA DESDE 154.950 €
IMPOSTO CIRCULAÇÃO (IUC) 446,95 €
LANÇAMENTO Fevereiro de 2025



















