TESTE - TOYOTA GR SUPRA 2.0 SIGNATURE - Na sombra do... Supra - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


TESTE – TOYOTA GR SUPRA 2.0 SIGNATURE – Na sombra do… Supra

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
15/01/2021
in Atualidade, Destaques, Ensaios
A A
TESTE – TOYOTA GR SUPRA 2.0 SIGNATURE – Na sombra do… Supra

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

O Supra já foi, várias vezes, protagonista das páginas da Carros & Motores. Primeiro a apresentação à imprensa, depois o teste à versão equipada com o motor 3 litros e agora a terceira parte desta saga com a chegada de um 2 litros de 258 CV, cujo preço representa menos 15 mil euros. Será que compensa?

A quinta geração do Supra é a primeira numa linhagem de 42 anos a não utilizar um bloco de seis cilindros em linha. Neste caso estamos perante o B48B20 2 litros Turbo de quatro cilindros que é partilhado com o BMW Z4 30i, a nova geração G20 do roadster da marca de Munique. Debita 258 CV e disponibiliza 700 Nm de binário que são “domados” por uma caixa automática ZF de conversor de binário com oito velocidades.
Na prática, o novo propulsor perde 82 CV face ao seis cilindros original (3.0 litros) de 340 CV e anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de 5,2 segundos (4,3 s no 3.0 litros). Felizmente as prestações em linha reta também são entusiasmantes. O motor tem uma curva de binário muito ampla e acessível, com o pico disponível entre as 1.550 e as 4.000 rpm, o que o torna um bloco muito cheio num leque de rotações bastante abrangente. Sobe de regime de forma rápida, com uma potência sensata que permite diversão, mas sem ser tão frenético como o mais potente. No fundo, nem sequer é preciso “espremer” o motor (a não ser que se pretenda), até porque tem um som bem encorpado nos regimes mais elevados.
Ainda em relação ao binário, este é mais do que suficiente para as situações do dia-a-dia, tornando a condução em modo “Normal” com a caixa de velocidades em automático numa experiência muito suave e relaxante.

Diversão top
Feitas as apresentações, não será difícil adivinhar o que sentimos ao volante de um automóvel em que um dos grandes trunfos está na forma como esconde as suas dimensões e o peso (menos 100 kg que o 3 litros). Assim, as curvas são executadas com uma facilidade e fluidez de movimentos assinalável, aproveitando toda a potência para estabilizar o chassis. Algo que se explica, em parte, pela distribuição equitativa do peso (50:50 entre os dois eixos), solução ideal para que a tração traseira se sinta numa condução mais empenhada, e um rácio de 1,55 entre as dimensões da distância entre eixos e da via traseira, o valor certo para um bom “drit”.
A direção tem bom tato e os travões demonstram potência, mas são pouco resistentes à fadiga. A caixa automática ZF de oito velocidades, com software Toyota, faz passagens rápidas e suaves, “obrigando” o condutor a recorrer ao modo manual a partir das patilhas no volante, aumentando a interação com a máquina e a explorá-la ao limite. O som do quatro cilindros ganha outra dimensão com o modo “Sport” ligado. Aí sim, a conversa muda de figura e o Supra deixa ouvir a sua “garganta” que canta a plenos “pulmões” à medida que vamos pressionando o acelerador. Nas reduções rápidas e de vidro aberto, ouvem-se alguns rateres que deixam o sorriso nos lábios ainda mais rasgado.

Related Post

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025
911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

11/08/2025

À lá BMW
No habitáculo, a maioria dos comandos e botões são os mesmos que a BMW utiliza nos seus modelos, como também o sistema multimédia com ecrã tátil de 8,8” e até a qualidade dos materiais, de bom nível por todo o interior.
Um dos pontos menos positivos é o facto do japonês ter perdido, pela primeira vez, os lugares traseiros (a parceria com a BMW a isso obrigou), mas o resto do habitáculo é espaçoso, até para ocupantes de estatura mais elevada, e os bancos são perfeitos na forma como envolvem o corpo e o deixam na posição correta para “atacar” a condução.
A bagageira tem 290 litros de volumetria e um acesso algo estreito. Em contrapartida, tem acesso a partir do interior, entre os bancos, devido à ausência de separador, descontando a barra anti aproximação montada imediatamente atrás dos encostos (liga as torres da suspensão posterior e melhora a rigidez do chassis, beneficiando, diretamente, tanto a estabilidade como a precisão em curva).
Esta versão menos potente do Supra está à venda no nível de equipamento Signature por 66.000 €, menos 15.000 € que o 3 litros. A diferença em termos de equipamento não é grande e este 2.0 tem poucos opcionais para escolher, mas, em contrapartida, muita emoção para oferecer. E a verdade é só uma: chega e sobra!

Texto: Ricardo Carvalho
Fotos: Paulo Calisto

FICHA TÉCNICA
TOYOTA GR SUPRA SIGNATURE

TIPO DE MOTOR Gasolina, 4 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA 1.998 cm3
POTÊNCIA 258 CV entre as 5.000 e as 6.500 rpm.
BINÁRIO MÁXIMO 400 Nm entre as 1.500 e as 4.000 rpm
TRANSMISSÃO Traseira, caixa automática 8 velocidades
V. MÁXIMA 250 km/h
ACELERAÇÃO 5,2 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 7,2 l/100 km (misto)
EMISSÕES de CO2 (WLTP) 156 g/km
DIMENSÕES (C/L/A) 4.379 /1.854 / 1.292 mm
PNEUS 245/40 R18 (fre.)
275/40 R18 (tras.)
PESO 1.470 kg
BAGAGEIRA 290 l
PREÇO 66.000 €
GAMA DESDE 66.000€
I.CIRCULAÇÃO (IUC) 239,37 €
LANÇAMENTO Fevereiro de 2020

Tags: 2.0BMWSignatureToyota Supra
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6
Atualidade

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla
Atualidade

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV
Atualidade

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Next Post
Stellantis, marca oriunda da junção de FCA e PSA já foi formalizada

Stellantis, marca oriunda da junção de FCA e PSA já foi formalizada

Lexus comemora 10 anos do LFA

Lexus comemora 10 anos do LFA

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025
911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

11/08/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version