Teste - Skoda Fabia 1.0 TSI 110 CV Monte Carlo - Especial de corrida - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Teste – Skoda Fabia 1.0 TSI 110 CV Monte Carlo – Especial de corrida

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
31/10/2023
in Atualidade, Destaques
A A
Teste – Skoda Fabia 1.0 TSI 110 CV Monte Carlo – Especial de corrida

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Só o apelido já provoca um sorriso nos lábios. Tudo porque Monte Carlo é uma das mais emblemáticas provas do campeonato do mundo de ralis, uma especialidade desportiva onde a Skoda sempre soube brilhar. Por isso, cada nova geração Fabia recebe uma versão com esta designação. Esta é a da 4º geração, aqui com motor 1.0 TSI de 110 CV.


Texto: Ricardo Carvalho
Fotos: Paulo Calisto

Alguns meses depois do lançamento da quarta geração de um dos mais populares Skoda de sempre, eis que o Fabia recebe a versão Monte Carlo, já bem conhecida do segmento B da marca checa.
Tendo em conta que a marca já abandonou os motores Diesel neste segmento há algum tempo, esta versão surge equipada com o motor 1.0 TSI de 110 CV com caixa manual de seis velocidades ou com o 1.5 TSI de 150 CV, neste caso apenas com caixa DSG.
A que nos ocupa neste trabalho, é precisamente a 1.0, mais acessível  e muito equilibrada, até porque este motor, com 110 CV, acaba por ser uma proposta muito competitiva, quer em termos de prestações, consumos e preço.

Related Post

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

11/08/2025
Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025


Monte Carlo

E o que diferencia o Monte Carlos dos outros Fabia? Do lado de fora, chama a atenção o aspeto desportivo, vincado pela grelha agressiva a negro, os contornos do para-brisas e as capas dos retrovisores também em negro ou os vidros escurecidos. Há ainda saias dianteira e traseira específicas, spoiler traseiro a negro ou as jantes em liga leve de 17″ (Procyon) polidas. A iluminação é toda em LED (frente e traseira) e a sigla Monte Carlo marca presença nos guarda-lamas da frente.


No interior, o vinco desportivo mantém-se com os bancos em tecido em estilo bacquet, que oferecem excelente apoio, painel de instrumentos digital, mas idêntico ao da restante gama, ecrã de 10,2 ” a cores ao centro e flutuante para acionar todas as funções do infoentertenimento. Mas ainda há mais, com iluminação em tons de vermelho, pespontos dos forros também a vermelho, acabamentos em carbono nos apoios das portas, pedais em alumínio e soleiras das portas com inscrição Monte Carlo. Destaque ainda para a melhoria da qualidade a bordo, principalmente na parte superior do tablier e excelente envolvência da posiçáo de condução.
Nos lugares traseiros, o ar mais desportivo passa para segundo plano, mas aqui há espaço para dois adultos, quer em largura como em altura, e a bagageira oferece valores ao nível do que propõe a concorrência com 380 litros. Com os bancos rebatidos chega aos 1180 litros.


Motor bem aproveitado

Como já referimos anteriormente, esta versão Monte Carlo surge equipada com o motor 1.0 TSI de três cilindros que debita 110 CV e disponibiliza 200 Nm de binário. É, de facto, a opção mais racional no seio da gama Fabia, é rápido q.b., ágil e desenvolto. A baixa velocidade denota algum caráter, em parte graças ao peso contido de 1252 kg.
Trata-se de um motor que se destaca pela suavidade e linearidade, apesar da sua arquitetura de três cilindros; a verdade é que “transporta” muito bem o conjunto.
Conta com uma excelente zona intermédia, plena de força e que permite uma disponibilidade incrível, à troca de um consumo médio de 6,7 l/100 km, valor bastante contido, mesmo considerando a caixa manual de seis velocidades que equipava esta unidade. A caixa é rápida e explora o motor em todo o seu esplendor, aproveitando toda a faixa de rotação em que este se encontra mais disponível.  Em suma, um bom estradista, capaz, confortável, com excelente dinâmica e uma insonorização surpreendente, a fórmula ideal para a família. O tato da direção é leve e a assistência está bem definida para as várias… velocidades, cuja expressão máxima (anunciada) está apontada aos 203 km/h. Nada mau para este bloco 1.0 TSI o qual reage de forma progressiva e sem esforço desde baixa rotação. O preço, sem opções começa nos 26 332 euros, mas pode subir rapidamente, até porque a lista de opcionais é extensa.

FICHA TÉCNICA

SKODA FABIA 1.0 TSI MONTE CARLO

TIPO DE MOTOR             Gasolina, 3 cilindros em linha, turbo

CILINDRADA                    999 cm3

POTÊNCIA                       110 CV às 5.500 rpm

BINÁRIO MÁXIMO           200 Nm entre as 2.000 e as 3.000 rpm

TRANMISSÃO                           Dianteira, caixa manual 6 velocidades

VELOCIDADE MÁXIMA       203 km/h

ACELERAÇÃO                           9,7 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                   5,1-5,7 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)  116-128 g/km (misto)

DIMENSÕES (C/L/A)                  4.108 / 1.780 / 1.459 mm

PNEUS                            215/45 R17

PESO                              1.257 kg

BAGAGEIRA                    380-1.190 l

PREÇO                            26 332 €

GAMA DESDE                 20 401 €

I.CIRCULAÇÃO (IUC)                 108,32 €

LANÇAMENTO                          fevereiro de 2023

 

Tags: Monte CarloSkoda Fabia
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros
Atualidade

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6
Atualidade

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla
Atualidade

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Next Post
Maserati celebra o 60º aniversário do Quattroporte

Maserati celebra o 60º aniversário do Quattroporte

VW ID.3 ADAC

ADAC coloca Volkswagen ID.3 à prova ao longo de 100 mil quilómetros

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

11/08/2025
Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version