Sob a designação de “Renaulution”, a Renault quer chegar a todos os segmentos da nova era elétrica, sendo o R5 o seu porta-estandarte. Um carro citadino, que presta homenagem ao passado e pretende revolucionar o segmento urbano. Mas será que consegue?
O Renault 5 não precisa de apresentações. Referimo-nos ao original, o dos anos 70, mas também do novo, o qual a marca desenvolveu afincadamente nos últimos anos. O resultado, já à venda em Portugal e que vê nas imagens, é muito fiel ao protótipo e, sejamos sinceros, pelo qual não é muito difícil apaixonarmo-nos.
Mede pouco menos de 4 metros, o que o torna muito compacto e, por isso, um carro 100% orientado para a utilização urbana. Algo que se torna evidente quando entramos no habitáculo, que permite apenas que dois ocupantes viajem confortavelmente atrás.
Os bancos posteriores são um tanto ou quanto limitados, sobretudo no que concerne ao espaço longitudinal, sendo que se os passageiros dianteiros forem muito grandes terão mais dificuldade em acomodar-se. Na verdade, este é um problema transversal a quase todos os carros desta classe, incluindo os seus dois principais rivais, o Fiat 500e e o MINI E. Por outro lado, a Renault solucionou bem a bagageira, com um volume de 277 litros, que acaba por ser de louvar para um automóvel de dimensões tão reduzidas.
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Retro, não antigo
Tirando partido do design exterior de inspiração retro, a marca francesa apostou em diversas referências ao passado, mesmo no habitáculo, com os estofos coloridos ou o acolchoado na parte central do tablier. Claro que isto camufla um acabamento que é, na realidade, simples, com plásticos duros espalhados um pouco por todo o lado, apelando à poupança de custos. Em termos gerais é um produto competente, mas também um carro que, nesta versão ensaiada, custa bem mais de 30 mil euros.
A este respeito, referir que é possível levar para casa um R5 por um preço interessante: a versão de entrada começa nos 27.500 euros. Em contrapartida, este iconic cinq inclui quase tudo: cruise control, bancos e volante aquecidos, multimédia com Google, carregador de telemóvel por indução… Em opção deixa apenas alguns assistentes de segurança mais avançados (pack safety & easy drive) e o tema da personalização. No futuro, a Renault pretende lançar edições especiais e limitadas, quando o modelo estiver mais implantado no mercado.
Apenas elétrico
Outra questão é sua a mecânica. O novo R5 é 100% elétrico. Não há outra opção, nem está previsto que haja, pois é construído sobre uma plataforma elétrica dedicada. O que existe são três níveis de potência: 95, 120 e 150 CV. Este último é precisamente aquele que testamos nestas páginas e o que tem os acabamentos mais completos. É uma motorização com potência mais do que suficiente para quase todas as circunstâncias. Apesar de a sua resposta não ser avassaladora, como noutros carros elétricos, é competente; desde que não ativemos o modo Eco, que ajuda a reduzir o consumo de energia em troca de prestações mais modestas e de limitar a velocidade máxima a 115 km/h.
Por falar em consumos, o R5 não é um prodígio de eficiência. Com uma média de 18,1 kWh/100 km no nosso teste poderia ser mais comedido (e estar mais próximo dos 15 kWh/100 km anunciados pela marca) dadas as suas características citadinas. A esse ritmo, uma bateria não chega a completar 300 km. O carregamento quotidiano em corrente alternada tem uma capacidade de 11 kW, enquanto para longas distâncias admite pontos rápidos em contínua de até 100 kW.
Sem “one pedal”
Por fim, no que diz respeito à travagem regenerativa, é pena que a Renault se contente com duas intensidades e descarte a muito popular condução por inércia ou com um só pedal. Por outro lado, o construtor francês acertou em cheio na afinação do chassis: é muito direto (a direção ainda mais) e tem a firmeza certa para equilibrar o controlo do carro (sempre super ágil) e o conforto quotidiano, especialmente em ambiente urbano.
Texto Eduardo Lausin
Fotos Paulo Calisto
CONCLUSÃO
O Renaut 5 E-Tech tem o “fator uau ou wow”, como dizem os anglo-saxónicos, um carro que faz virar cabeças e gera um sorriso nos lábios com quem se cruza. As linhas retro da carroçaria, a tecnologia embarcada e o facto de ser 100% elétrico conferem-lhe um “must” entre os demais. É verdade que o preço ainda não é para todos, mas é um citadino perfeito.
FICHA TÉCNICA
RENAULT 5 E-TECH ICONIC CINQ 150 CV
TIPO DE MOTOR Elétrico, síncrono de íman permanente
POTÊNCIA 150 CV (110 kW)
BINÁRIO MÁXIMO 245 Nm
TRANSMISSÃO Dianteira, caixa de relação única
BATERIA Iões de lítio, 52 kWh
AUTONOMIA (WLTP) 411 km
TEMPO DE CARGA 4h50 a 11 kW CA (100%)
30 min. a 100 KW CC (10-80 %)
VELOCIDADE MÁXIMA 150 km/h
ACELERAÇÃO 8 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 15 kWh/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 0 g/km
DIMENSÕES (C/L/A) 3.922 / 1.808 / 1.498 mm
PNEUS 195/55 R18
PESO 1.524 kg
BAGAGEIRA 277-959 l
PREÇO 35.000 €
GAMA DESDE 27.500 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC) 0
LANÇAMENTO Dezembro de 2024