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Teste – Renault 5 E-Tech Iconic Cinq 150 CV – Revolucionário?

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
02/05/2025
in Atualidade, Destaques
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Teste – Renault 5 E-Tech Iconic Cinq 150 CV – Revolucionário?

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Sob a designação de “Renaulution”, a Renault quer chegar a todos os segmentos da nova era elétrica, sendo o R5 o seu porta-estandarte. Um carro citadino, que presta homenagem ao passado e pretende revolucionar o segmento urbano. Mas será que consegue?

Renault 5O Renault 5 não precisa de apresentações. Referimo-nos ao original, o dos anos 70, mas também do novo, o qual a marca desenvolveu afincadamente nos últimos anos. O resultado, já à venda em Portugal e que vê nas imagens, é muito fiel ao protótipo e, sejamos sinceros, pelo qual não é muito difícil apaixonarmo-nos.

Mede pouco menos de 4 metros, o que o torna muito compacto e, por isso, um carro 100% orientado para a utilização urbana. Algo que se torna evidente quando entramos no habitáculo, que permite apenas que dois ocupantes viajem confortavelmente atrás.

Renault 5Os bancos posteriores são um tanto ou quanto limitados, sobretudo no que concerne ao espaço longitudinal, sendo que se os passageiros dianteiros forem muito grandes terão mais dificuldade em acomodar-se. Na verdade, este é um problema transversal a quase todos os carros desta classe, incluindo os seus dois principais rivais, o Fiat 500e e o MINI E. Por outro lado, a Renault solucionou bem a bagageira, com um volume de 277 litros, que acaba por ser de louvar para um automóvel de dimensões tão reduzidas.

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Renault 5Retro, não antigo

Tirando partido do design exterior de inspiração retro, a marca francesa apostou em diversas referências ao passado, mesmo no habitáculo, com os estofos coloridos ou o acolchoado na parte central do tablier. Claro que isto camufla um acabamento que é, na realidade, simples, com plásticos duros espalhados um pouco por todo o lado, apelando à poupança de custos. Em termos gerais é um produto competente, mas também um carro que, nesta versão ensaiada, custa bem mais de 30 mil euros.

Renault 5A este respeito, referir que é possível levar para casa um R5 por um preço interessante: a versão de entrada começa nos 27.500 euros. Em contrapartida, este iconic cinq inclui quase tudo: cruise control, bancos e volante aquecidos, multimédia com Google, carregador de telemóvel por indução… Em opção deixa apenas alguns assistentes de segurança mais avançados (pack safety & easy drive) e o tema da personalização. No futuro, a Renault pretende lançar edições especiais e limitadas, quando o modelo estiver mais implantado no mercado.

Renault 5Apenas elétrico

Outra questão é sua a mecânica. O novo R5 é 100% elétrico. Não há outra opção, nem está previsto que haja, pois é construído sobre uma plataforma elétrica dedicada. O que existe são três níveis de potência: 95, 120 e 150 CV. Este último é precisamente aquele que testamos nestas páginas e o que tem os acabamentos mais completos. É uma motorização com potência mais do que suficiente para quase todas as circunstâncias. Apesar de a sua resposta não ser avassaladora, como noutros carros elétricos, é competente; desde que não ativemos o modo Eco, que ajuda a reduzir o consumo de energia em troca de prestações mais modestas e de limitar a velocidade máxima a 115 km/h.

Renault 5 Por falar em consumos, o R5 não é um prodígio de eficiência. Com uma média de 18,1 kWh/100 km no nosso teste poderia ser mais comedido (e estar mais próximo dos 15 kWh/100 km anunciados pela marca) dadas as suas características citadinas. A esse ritmo, uma bateria não chega a completar 300 km. O carregamento quotidiano em corrente alternada tem uma capacidade de 11 kW, enquanto para longas distâncias admite pontos rápidos em contínua de até 100 kW.

Renault 5Sem “one pedal”

Por fim, no que diz respeito à travagem regenerativa, é pena que a Renault se contente com duas intensidades e descarte a muito popular condução por inércia ou com um só pedal. Por outro lado, o construtor francês acertou em cheio na afinação do chassis: é muito direto (a direção ainda mais) e tem a firmeza certa para equilibrar o controlo do carro (sempre super ágil) e o conforto quotidiano, especialmente em ambiente urbano.

Renault 5Texto Eduardo Lausin
Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO

O Renaut 5 E-Tech tem o “fator uau ou wow”, como dizem os anglo-saxónicos, um carro que faz virar cabeças e gera um sorriso nos lábios com quem se cruza. As linhas retro da carroçaria, a tecnologia embarcada e o facto de ser 100% elétrico conferem-lhe um “must” entre os demais. É verdade que o preço ainda não é para todos, mas é um citadino perfeito.

Renault 5FICHA TÉCNICA
RENAULT 5 E-TECH ICONIC CINQ 150 CV
TIPO DE MOTOR                        Elétrico, síncrono de íman permanente

POTÊNCIA                                     150 CV (110 kW)

BINÁRIO MÁXIMO                         245 Nm

TRANSMISSÃO                            Dianteira, caixa de relação única

BATERIA                                        Iões de lítio, 52 kWh

AUTONOMIA (WLTP)                 411 km

TEMPO DE CARGA                     4h50 a 11 kW CA (100%)

30 min. a 100 KW CC (10-80 %)

VELOCIDADE MÁXIMA             150 km/h

ACELERAÇÃO                               8 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                    15 kWh/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)             0 g/km

DIMENSÕES (C/L/A)                  3.922 / 1.808 / 1.498 mm

PNEUS                                           195/55 R18

PESO                                              1.524 kg

BAGAGEIRA                                 277-959 l

PREÇO                                           35.000 €

GAMA DESDE                              27.500 €

I.CIRCULAÇÃO (IUC)                  0

LANÇAMENTO                            Dezembro de 2024

Tags: Renault 5 E-TechTeste
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

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