Teste: OPEL GRANDLAND X 1.5 TURBO D INNOVATION - Em pé de igualdade - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Teste: OPEL GRANDLAND X 1.5 TURBO D INNOVATION – Em pé de igualdade

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
20/03/2020
in Destaques, Ensaios
A A
Teste: OPEL GRANDLAND X 1.5 TURBO D INNOVATION – Em pé de igualdade

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Livre do ‘fantasma’ da Classe 2 nas portagens, que fez adiar a sua chegada a Portugal, o Grandland X pode agora enfrentar em pé de igualdade os seus rivais do segmento SUV-C. Empregando a mais moderna linguagem de estilo da Opel, completa a gama SUV da marca, com o motor turbodiesel de 1.5 litros a ser um dos argumentos para recuperar o ‘tempo perdido’.

Poucas marcas tinham tantas razões de queixa do esquema de classes de portagens como a Opel: Mokka X e Grandland X, dois dos seus modelos de maior sucesso na Europa, tinham tarefa complicada em Portugal, já que estavam classificados como Classe 2. Tal facto motivou até o atraso na comercialização do SUV de maiores dimensões, que noutros países da Europa já circula desde finais de 2017.

Mas, com o cenário prestes a alterar-se em janeiro, a Opel entendeu que este é o momento certo para colocar o Grandland X na contenda, brandindo como argumentos de peso o equipamento e a filosofia de qualidade germânica. Isto num automóvel que tem muitos elementos partilhados com o ‘primo’ Peugeot 3008, também do Grupo PSA. É disso exemplo o motor 1.5 Turbo D, uma unidade de elevada eficiência que resulta da mais recente leva da motorizações do grupo e que serve de forma muito competente o Grandland X.

Diesel bem-vindo
Este não só já está preparado para enfrentar as normas mais restritivas da União Europeia quanto às emissões poluentes (em vigor a partir de 2020), como é também um progresso importante em matéria de prestações. Isto porque com 130 CV de potência e 300 Nm de binário, este é um motor que transmite ao Opel enorme voluntarismo na condução, evidente em aceleração a partir de baixos regimes: logo em redor das 1.500 rpm, o Grandland X mostra-se afoito para arranques vigorosos e condução sem constrangimentos numa grande parte das situações. Não obstante, em percursos com subidas íngremes ou para recuperações mais lestas, quando as rotações descem em demasia, é preferível o recurso à caixa de seis velocidades, com escalonamento correto, mas algo ruidosa na sua operação. Seja como for, com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 11,3 segundos, o novo SUV da Opel sente-se, geralmente, mais rápido do que o anunciado, o que deixa sempre boa impressão para quem vai ao volante.

Related Post

Centro comercial fechado por incêndio que começou em carro elétrico

Centro comercial fechado por incêndio que começou em carro elétrico

03/11/2025
Renaul Clio

Renault abre encomendas da sexta geração do Clio e já há preços

03/11/2025
Tesla de baixo custo pode ser apresentado amanhã

Vendas da Tesla voltam a cair em vários países da Europa

03/11/2025
Opel

Próxima geração do Corsa será elétrica e de baixo custo

03/11/2025

Já referimos a eficiência e essa fica também percetível nos consumos muito satisfatórios com uma condução rápida, mas sem excessos: não atingindo os quase impossíveis 4,2 l/100 km de média anunciada, obtivemos 5,6 l/100 km no nosso ensaio. Nota, ainda, para o refinamento do motor, que se traduz em maior conforto acústico para os ocupantes.
Fazendo uso da mesma plataforma (EMP2) do Peugeot 3008, o Grandland X cumpre com o seu objetivo de viagens confortáveis, proporcionando bom controlo da carroçaria em curva e absorção eficaz do mau piso, mesmo no caso da unidade ensaiada equipada com jantes de 18 polegadas. A sensação de ligeireza remete para um agradável equilíbrio entre dinamismo e conforto, sem deslumbrar emocionalmente.

Tendência clássica
A bordo, ao contrário do modernismo do 3008, o Grandland X adota abordagem mais clássica, mas com ergonomia bem conseguida: volante de dimensões normais e desenhos mais convencionais do painel de instrumentos e consola central. Tudo envolto no já tradicional rigor de construção germânico e na utilização de materiais de muito boa qualidade em grande parte de um interior que não precisa de reparos.

O espaço é outro ponto positivo, com o Grandland X a registar boas quotas de habitabilidade, tanto à frente, como nos lugares posteriores, onde mesmo os adultos mais altos poderão viajar com comodidade e desafogo para pernas e cabeça. Um terceiro passageiro atrás beneficia do piso mais plano, mas, como praticamente todos os seus rivais, não é superlativamente largo. Nota, ainda, para os espaços de arrumação em boa medida e para os 514 litros de capacidade da bagageira, com abertura automática do portão e sem mãos, bastando o movimento do pé sob o para-choques posterior (de série no Innovation).

Embora chegue a um segmento muito concorrido, o Grandland X confia na sua lista de equipamento desafogada para conquistar o seu espaço: na unidade ensaiada, Innovation, os destaques vão para as jantes de 18”, assistente de ângulo morto, tampa da mala elétrica, bancos em combinação de pele e tecido e sistema multimédia IntelliLink de nova geração com ecrã tátil de 8”, entre outros. Essa dotação ajuda a explica o preço mais elevado de 34.490 euros, sendo que a Opel tem em vigor campanha para este SUV até final de dezembro (upgrade automático das encomendas para o nível Innovation). De referir que os preços da gama começam nos 29.090 € do 1.2 Turbo a gasolina, também de 130 CV.

Texto Miguel Silva Fotos Paulo Calisto

FICHA TÉCNICA

OPEL GRANDLAND X 1.5 TURBO D INNOVATION

TIPO DE MOTOR Diesel, 4 cilindros em linha, turbo

CILINDRADA 1.499 cm3

POTÊNCIA 130 CV às 3.750 rpm

BINÁRIO MÁXIMO 300 Nm às 1.750 rpm

V. MÁXIMA 195 km/h

ACELERAÇÃO 11,3 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO 4,2 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 110 g/km

DIMENSÕES (C/L/A) 4.477 / 1.856 / 1.609 mm

PNEUS 225/55 R18

PESO 1.435 kg

BAGAGEIRA 514-1.652 l

PREÇO 34.490 €

GAMA DESDE 29.090 €

I. CIRCULAÇÃO (IUC) 145,05 €

LANÇAMENTO Novembro de 2018

EQUIPAMENTO

SÉRIE

Airbags dianteiros, laterais (dianteiros) e de cortina; controlos de estabilidade (ESP Plus) e de tração; ISOFIX; sensor de pressão dos pneus; assistente de arranque em subida; cruise control; sensores de luminosidade e de chuva; ar condicionado automático bi-zona; iluminação em halogéneo; luz diurna LED; bancos forrados a couro e tecido; banco do condutor com regulação lombar elétrica; banco AGR para o condutor; volante em pele com comandos integrados; sensores de estacionamento à frente e atrás; câmara traseira; abertura e fecho da porta da mala com o pé; retrovisores elétricos com rebatimento automático; vidros traseiros escurecidos; acesso e ignição sem chave; travão de parque eletrónico; reconhecimento dos sinais de trânsito; sistema multimédia Navi IntelliLink 5.0 com ecrã de 8”, seis altifalantes ‘premium’, entradas USB; Bluetooth, navegação, Apple CarPlay e Android Auto; e jantes de liga leve de 18 polegadas.

OPCIONAIS

Pintura metalizada (550 €); tejadilho de abrir panorâmico (700 €); tejadilho pintado a preto (450 €); faróis adaptativos LED AFL (1.200 €); Pack Safety – inclui alerta de cansaço do condutor, alerta de colisão dianteira, travagem automática de emergência e alerta de saída de faixa com correção automática (500 €); Pack Park & Go – inclui câmara 360º, sistema avançado de assistência ao estacionamento e alerta de veículo no ângulo cego (950 €).

Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Centro comercial fechado por incêndio que começou em carro elétrico
Atualidade

Centro comercial fechado por incêndio que começou em carro elétrico

by Vitor Mendes
03/11/2025
Renaul Clio
Atualidade

Renault abre encomendas da sexta geração do Clio e já há preços

by Virgilio Machado
03/11/2025
Tesla de baixo custo pode ser apresentado amanhã
Atualidade

Vendas da Tesla voltam a cair em vários países da Europa

by Virgilio Machado
03/11/2025
Next Post
Um SUV de 2000 CV para resistir ao apocalipse

Um SUV de 2000 CV para resistir ao apocalipse

Peugeot VLV: o elétrico que revolocionou a segunda guerra mundial

Peugeot VLV: o elétrico que revolocionou a segunda guerra mundial

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Centro comercial fechado por incêndio que começou em carro elétrico

Centro comercial fechado por incêndio que começou em carro elétrico

03/11/2025
Renaul Clio

Renault abre encomendas da sexta geração do Clio e já há preços

03/11/2025
Tesla de baixo custo pode ser apresentado amanhã

Vendas da Tesla voltam a cair em vários países da Europa

03/11/2025
Opel

Próxima geração do Corsa será elétrica e de baixo custo

03/11/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elon Musk Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hyundai KIA Lamborghini Lexus Marcas Mazda Mercado Mercedes Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version