Teste - MERCEDES-BENZ C 200 D STATION AUTO - No reino da poupança - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Teste – MERCEDES-BENZ C 200 D STATION AUTO – No reino da poupança

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
24/03/2020
in Destaques, Ensaios
A A
Teste – MERCEDES-BENZ C 200 D STATION AUTO – No reino da poupança

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Ao olhar destreinado, o Classe C de 2019 pode parecer exatamente igual ao modelo lançado em 2014, mas existem alterações importantes que o tornam mais competente e eficaz. Em análise, versão C 200 d com motor revisto de 160 CV na sempre elegante carroçaria familiar Station.

A Mercedes-Benz não esconde o seu orgulho no Classe C, modelo que sempre foi um representante de primeira linha da filosofia da marca germânica, unindo competência familiar, eficácia mecânica e elegância estética. Por isso, o esforço foi grande no momento de operar uma profunda atualização, em meados de 2018, que tocou em mais de 6500 componentes do Classe C, traduzindo de forma bem evidente a ideia de que o Classe C continua a ser um porta-estandarte germânico.

Esteticamente, é apenas uma evolução do que surgiu no mercado em 2014, com novos para-choques e grelha dianteira, além de poder incluir sistema de iluminação LED High Performance para melhor capacidade de iluminação em condução noturna. Regra geral, o desenho é muito semelhante ao do modelo anterior, pelo que a primazia, percebe-se, foi dada aos aspetos ocultos ao olhar.

Related Post

Centro comercial fechado por incêndio que começou em carro elétrico

Centro comercial fechado por incêndio que começou em carro elétrico

03/11/2025
Renaul Clio

Renault abre encomendas da sexta geração do Clio e já há preços

03/11/2025
Tesla de baixo custo pode ser apresentado amanhã

Vendas da Tesla voltam a cair em vários países da Europa

03/11/2025
Opel

Próxima geração do Corsa será elétrica e de baixo custo

03/11/2025

Conforto e requinte

No interior, há novidades mais relevantes que complementam a noção geral de conforto e requinte. Além de novos revestimentos no habitáculo, que reforçam a sensação de qualidade, o grande ponto de destaque é a modernização tecnológica que aproxima esta geração dos Classe E e A, como são os casos da instrumentação digital (mas com dois ecrãs bem separados e não em formato ‘wide’ como nesses dois).

Sem contar com essa instrumentação digital, a versão ensaiada combinava dois instrumentos analógicos circulares intercalados por um ecrã a cores de 5.5 polegadas com diversas informações. Na consola central, pode figurar um ecrã de 10.25 polegadas para a vertente multimédia (com o sistema COMAND Online), que traz igualmente modernismo tecnológico, o mesmo que se pode encontrar nos comandos táteis do volante, um de cada lado. Por falar em volante, este passa também a incluir os comandos do cruise control. Há ainda uma nova leva de assistentes tecnológicos à condução no Classe C renovado (opcionais).

Motor poupado!

Novidade nesta atualização é a motorização de 1.6 litros turbodiesel desenvolvida pela Mercedes-Benz e que corporiza o nível C 200 d Station, variante com 160 CV acoplada a caixa automática 9G-TRONIC de nove velocidades.

Progressivo na entrega da potência, o binómio motor/caixa responde bem desde baixos regimes, com os 360 Nm de binário, disponíveis logo às 1.600 rpm, a serem bem aproveitados pela transmissão, que faz uma gestão oportuna da relação mais adequada para cada necessidade. Isso permite-lhe oferecer prontidão em aceleração e em retomas (mesmo que não seja surpreendente ou aspirante a desportivo), mas também circular a ritmo de autoestrada com tranquilidade. Na apreciação positiva destoa apenas o ruído algo intrusivo que emana do compartimento do motor e que é atenuado a velocidades mais altas, mas não totalmente apagado.

Mas, o que realmente surpreende é o consumo desta carrinha: uma utilização prática revela enorme economia, com valores bem baixos, a que não é alheio o modo ecológico (ECO) do Dynamic Select (existem outros modos como o Comfort, Sport e Sport+), o qual permite condução ‘roda livre’, com o motor desacoplado da caixa. No ensaio, obtivemos um valor médio de 5,2 l/100 km sem qualquer constrangimento de ritmo, o que mostra uma veia económica muito apelativa para quem procura uma carrinha para viagens longas, com conforto e requinte.

À demonstração energética do motor 1.6 alia-se ainda a competência de um bom chassis, que garante combinação de agilidade e conforto, sendo por esta última vertente que a carrinha C 200 d sobressai de forma mais evidente. A direção é precisa e a sensação geral é de solidez em qualquer tipo de piso, curvando com neutralidade e mostrando estabilidade nas transferências de massas.

Proposta por 49.395 euros, esta carrinha garante ainda espaço mais do que suficiente para passageiros (idealmente quatro, já que o lugar central traseiro é duro e tem um incómodo túnel central no piso), cumprindo o seu dever familiar, mesmo que a bagageira não seja tão ampla como algumas rivais do segmento. Já o acionamento elétrico da porta da bagageira permite maior funcionalidade. Como é usual nas marcas Premium, a lista de opcionais é extensa e dispendiosa, podendo aumentar em muitos euros o preço a pagar no final – no caso em apreço, considerados todos os opcionais, ‘atira-se’ para um valor aproximado dos 60 mil euros.

Texto Miguel Silva Fotos Paulo Calisto

FICHA TÉCNICA

MERCEDES-BENZ C 200 D STATION AUTO

TIPO DE MOTOR Diesel, 4 cilindros em linha, turbo

CILINDRADA 1.598 cm3

POTÊNCIA 160 CV às 3.800 rpm

BINÁRIO MÁXIMO 360 Nm entre as 1.600 e as 2.600 rpm

V. MÁXIMA 220 km/h

ACELERAÇÃO 8,2 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO 4,3 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 114 g/km

DIMENSÕES (C/L/A) 4.702 / 1.810 / 1.457 mm

PNEUS 205/60 R16

PESO 1.615 kg

BAGAGEIRA 490-1.510 l

PREÇO 49.395 €

GAMA DESDE 42.400 €

I.CIRCULAÇÃO (IUC) 146,79 €

LANÇAMENTO Agosto de 2018

EQUIPAMENTO

SÉRIE

Airbags frontais, laterais (dianteiros) e de cortina; airbag de joelho para o condutor; ISOFIX; controlos de estabilidade e de tração; sistema ATTENTION ASSIST para alerta do cansaço do condutor; sistema de alerta de colisão; travão de estacionamento elétrico; sensor de pressão dos pneus; direção regulável em altura e profundidade; volante multifunções em pele com 12 botões; ecrã multifunções no painel de instrumentos; cruise Control com SPEEDTRONIC; ar condicionado automático; suspensão Conforto; sensores de chuva e luz; faróis de halogéneo com luzes de condução diurnas; bancos dianteiros com regulação elétrica; estofos em tecido Abardeen em preto ou cinza; acabamentos interiores em piano lacado preto; retrovisores elétricos aquecidos; Sistema Audio 20 GPS com ecrã de 7″, leitor de CD, duas portas USB, entrada de cartões SD e Bluetooth; e jantes em liga leve de 16 polegadas.

OPCIONAIS

Pintura metalizada (1.000 €); bancos em pele (600 €); airbags laterais traseiros (750 €); faróis de LED (1.100 €); head-up display (1.250 €); teto panorâmico de abrir em vidro (1.800 €); cockpit panorâmico digital (950 €); Linha de Design Avantgarde – inclui Linha de Design Interior Avantgarde, Linha de design exterior Avantgarde e faróis LED (3.150 €); jantes em liga leve de 17″ (100 €); assistente de ângulo morto (600 €); assistente ativo de distância DISTRONIC (750 €); fecho autónomo da bagageira (50 €); Pack Parking – inclui câmara e sistema de estacionamento ativo (800 €).

Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Centro comercial fechado por incêndio que começou em carro elétrico
Atualidade

Centro comercial fechado por incêndio que começou em carro elétrico

by Vitor Mendes
03/11/2025
Renaul Clio
Atualidade

Renault abre encomendas da sexta geração do Clio e já há preços

by Virgilio Machado
03/11/2025
Tesla de baixo custo pode ser apresentado amanhã
Atualidade

Vendas da Tesla voltam a cair em vários países da Europa

by Virgilio Machado
03/11/2025
Next Post
Ford Puma: interior em 360 graus

Ford Puma: interior em 360 graus

Carros & Motores de abril chega amanhã às bancas

Carros & Motores de abril chega amanhã às bancas

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Centro comercial fechado por incêndio que começou em carro elétrico

Centro comercial fechado por incêndio que começou em carro elétrico

03/11/2025
Renaul Clio

Renault abre encomendas da sexta geração do Clio e já há preços

03/11/2025
Tesla de baixo custo pode ser apresentado amanhã

Vendas da Tesla voltam a cair em vários países da Europa

03/11/2025
Opel

Próxima geração do Corsa será elétrica e de baixo custo

03/11/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elon Musk Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hyundai KIA Lamborghini Lexus Marcas Mazda Mercado Mercedes Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version