fbpx




Com a quinta geração do Sportage, a Kia tem uma versão específica para a Europa e que nesta opção GT Line 1.6 T-GDI de 180 CV, caixa de dupla embraiagem e sistema MHEV, acaba por ser uma solução vantajosa para a família, pelo espaço, consumos e desempenho.

Texto: Ricardo Carvalho
Fotos: Paulo Calisto

O novo Kia Sportage já não é uma novidade absoluta, contudo existem versões com as quais ainda não nos tinhamos cruzado na Carros & Motores. Temos em mãos a versão 1.6 T-GDI de 180 CV com caixa DCT de sete relações e sistema auxiliar elétrico de 48V. Fazendo uma retrospetiva, este novo Sportage foi desenvolvido especificamente para a Europa e é mais pequeno que o modelo que se comercializa no resto do mundo, 85 mm mais curto. O grande objetivo foi manter a receita original, pelo menos no Velho Continente.
A versão GT Line, de aspeto mais desportivo, é outra das novidades nas páginas da nossa revista. Conta com detalhes específicos como as jantes, as saídas de escape cromadas e os pormenores em preto brilhante, isto do lado de fora.

Vanguardista

Lá dentro, o tablier destaca-se pelo vanguardismo, um dos pilares deste Kia. Tem dois monitores de 12,3’’ arrumados lado a lado, na horizontal, a exemplo do que acontece no Kia EV6 – o da esquerda está dedicado à instrumentação, o da direita é a base do sistema multimédia. Este dispositivo é compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. E a aposta na digitalização, que também explica o recurso a um painel secundário para controlo da climatização não eliminou todos os comandos físicos do interior, o que valoriza a ergonomia e a facilidade de utilização.A caixa é acionada por um comando rotativomuito intuitivo e fácil de acionar.

Potência avantajada

Chega a hora de colocar em funcionamento o motor a gasolina mais potente da gama com 180 CV. Elogiem-se, também, a comodidade dos bancos com apoios suficientes e regulação elétrica ou o posto de comando, sobrelevado como é comum nos SUV. A caixa de dupla embraiagem só funciona bem quando fazemos uma utilização suave e serena do motor. Em andamentos mais rápidos, onde são necessárias passagens de caixa mais imediatas, esta acaba por se baralhar, criando uma condução com alguns solavancos, mas nada que interfira com o conforto de marcha. Os consumos também não são muito reduzidos, mas ainda assim nunca superámos os 9l/100 km, o que para um motor com esta potência não é assim tão negativo. Em cidade, acabam por baixar um pouco graças ao sistema de acionamento elétrico de 48V, que acaba por ter grande relevância em regimes de rotação mais baixos e em condução urbana.
O nível de ruído é regular, até porque este 1.6 de quatro cilindros acaba por ter um som bem interessante. A direção é precisa e os movimentos verticais da carroçaria são limitados, criando-se uma dinâmica até certo ponto, divertida.
O Sportage é confortável e ágil q.b. em curva, registando-se um rolamento muito limitado da carroçaria, o que beneficia a estabilidade, a precisão e a segurança. E existem três modos de condução, que são selecionáveis num comando próprio (Eco, Normal, Sport) e influenciam o desempenho do Sportage.
Sendo a versão mais potente a gasolina do Sportage custa 40 650 euros com uma campanha incluída que retira 2200 euros ao preço final. É um automóvel de qualidade, elevada dotação tecnológica e uma oferta que o transforma no modelo com mais anos de garantia do mercado: 10.

FICHA TÉCNICA
Kia Sportage 1.6 T-GDi MHEV 7DCT GT-LINE

TIPO DE MOTOR             Gasolina, 4 cilindros em linha, turbo

CILINDRADA                    1.591 cm3

POTENCIA                       180 CV às 5.500 rpm

BINÁRIO MÁXIMO           265 Nm entre as 1.500 e as 4.500 rpm

TRANSMISSÃO                         Dianteira, caixa auto. 7 vel. (DCT, dupla embraiagem)

Velocidade MÁXIMA 201 km/h

ACELERAÇÃO                           8,8 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                   7 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)  130 g/km

DIMENSÕES (C/L/A)                  4.515 / 1.865 / 1.645 mm

PNEUS                            235/55 R18

PESO                              1.505 kg

BAGAGEIRA                    562 litros

PREÇO                            40 650 €

GAMA DESDE                           32.500 €

I.CIRCULAÇÃO (IUC)                 144,05 €

LANÇAMENTO                          maio de 202

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade