Teste - Kia Sportage 1.6 T-GDi MHEV 7DCT GT-LINE – Com ar de GT - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Teste – Kia Sportage 1.6 T-GDi MHEV 7DCT GT-LINE – Com ar de GT

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
23/10/2023
in Destaques, Ensaios
A A
Teste – Kia Sportage 1.6 T-GDi MHEV 7DCT GT-LINE – Com ar de GT

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Com a quinta geração do Sportage, a Kia tem uma versão específica para a Europa e que nesta opção GT Line 1.6 T-GDI de 180 CV, caixa de dupla embraiagem e sistema MHEV, acaba por ser uma solução vantajosa para a família, pelo espaço, consumos e desempenho.

Texto: Ricardo Carvalho
Fotos: Paulo Calisto

O novo Kia Sportage já não é uma novidade absoluta, contudo existem versões com as quais ainda não nos tinhamos cruzado na Carros & Motores. Temos em mãos a versão 1.6 T-GDI de 180 CV com caixa DCT de sete relações e sistema auxiliar elétrico de 48V. Fazendo uma retrospetiva, este novo Sportage foi desenvolvido especificamente para a Europa e é mais pequeno que o modelo que se comercializa no resto do mundo, 85 mm mais curto. O grande objetivo foi manter a receita original, pelo menos no Velho Continente.
A versão GT Line, de aspeto mais desportivo, é outra das novidades nas páginas da nossa revista. Conta com detalhes específicos como as jantes, as saídas de escape cromadas e os pormenores em preto brilhante, isto do lado de fora.

Related Post

Renault

Nova Renault 4L Elétrica: Carta de amor a um ícone

20/05/2025
Mais de 50% dos condutores esperam ter um carro elétrico até 2034, diz estudo

Mais rápido nem sempre é melhor. Carregamento lento pode trazer grandes vantagens para o carro elétrico

20/05/2025
Baja Bug está de regresso

Baja Bug está de regresso

20/05/2025
VW ID Buzz

Volkswagen vai mudar os nomes dos elétricos. Porquê?

20/05/2025

Vanguardista

Lá dentro, o tablier destaca-se pelo vanguardismo, um dos pilares deste Kia. Tem dois monitores de 12,3’’ arrumados lado a lado, na horizontal, a exemplo do que acontece no Kia EV6 – o da esquerda está dedicado à instrumentação, o da direita é a base do sistema multimédia. Este dispositivo é compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. E a aposta na digitalização, que também explica o recurso a um painel secundário para controlo da climatização não eliminou todos os comandos físicos do interior, o que valoriza a ergonomia e a facilidade de utilização.A caixa é acionada por um comando rotativomuito intuitivo e fácil de acionar.

Potência avantajada

Chega a hora de colocar em funcionamento o motor a gasolina mais potente da gama com 180 CV. Elogiem-se, também, a comodidade dos bancos com apoios suficientes e regulação elétrica ou o posto de comando, sobrelevado como é comum nos SUV. A caixa de dupla embraiagem só funciona bem quando fazemos uma utilização suave e serena do motor. Em andamentos mais rápidos, onde são necessárias passagens de caixa mais imediatas, esta acaba por se baralhar, criando uma condução com alguns solavancos, mas nada que interfira com o conforto de marcha. Os consumos também não são muito reduzidos, mas ainda assim nunca superámos os 9l/100 km, o que para um motor com esta potência não é assim tão negativo. Em cidade, acabam por baixar um pouco graças ao sistema de acionamento elétrico de 48V, que acaba por ter grande relevância em regimes de rotação mais baixos e em condução urbana.
O nível de ruído é regular, até porque este 1.6 de quatro cilindros acaba por ter um som bem interessante. A direção é precisa e os movimentos verticais da carroçaria são limitados, criando-se uma dinâmica até certo ponto, divertida.
O Sportage é confortável e ágil q.b. em curva, registando-se um rolamento muito limitado da carroçaria, o que beneficia a estabilidade, a precisão e a segurança. E existem três modos de condução, que são selecionáveis num comando próprio (Eco, Normal, Sport) e influenciam o desempenho do Sportage.
Sendo a versão mais potente a gasolina do Sportage custa 40 650 euros com uma campanha incluída que retira 2200 euros ao preço final. É um automóvel de qualidade, elevada dotação tecnológica e uma oferta que o transforma no modelo com mais anos de garantia do mercado: 10.

FICHA TÉCNICA
Kia Sportage 1.6 T-GDi MHEV 7DCT GT-LINE

TIPO DE MOTOR             Gasolina, 4 cilindros em linha, turbo

CILINDRADA                    1.591 cm3

POTENCIA                       180 CV às 5.500 rpm

BINÁRIO MÁXIMO           265 Nm entre as 1.500 e as 4.500 rpm

TRANSMISSÃO                         Dianteira, caixa auto. 7 vel. (DCT, dupla embraiagem)

Velocidade MÁXIMA 201 km/h

ACELERAÇÃO                           8,8 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                   7 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)  130 g/km

DIMENSÕES (C/L/A)                  4.515 / 1.865 / 1.645 mm

PNEUS                            235/55 R18

PESO                              1.505 kg

BAGAGEIRA                    562 litros

PREÇO                            40 650 €

GAMA DESDE                           32.500 €

I.CIRCULAÇÃO (IUC)                 144,05 €

LANÇAMENTO                          maio de 202

Tags: Kia Sportage 1.6 T-GDI MHEV
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Renault
Atualidade

Nova Renault 4L Elétrica: Carta de amor a um ícone

by Vitor Mendes
20/05/2025
Mais de 50% dos condutores esperam ter um carro elétrico até 2034, diz estudo
Atualidade

Mais rápido nem sempre é melhor. Carregamento lento pode trazer grandes vantagens para o carro elétrico

by Vitor Mendes
20/05/2025
Baja Bug está de regresso
Atualidade

Baja Bug está de regresso

by Ricardo Carvalho
20/05/2025
Next Post
BMW i3

Sucessor do BMW i3 deverá ter design mais conservador

IM LS6: SUV elétrico com 10.000 encomendas na China numa semana

IM LS6: SUV elétrico com 10.000 encomendas na China numa semana

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Renault

Nova Renault 4L Elétrica: Carta de amor a um ícone

20/05/2025
Mais de 50% dos condutores esperam ter um carro elétrico até 2034, diz estudo

Mais rápido nem sempre é melhor. Carregamento lento pode trazer grandes vantagens para o carro elétrico

20/05/2025
Baja Bug está de regresso

Baja Bug está de regresso

20/05/2025
VW ID Buzz

Volkswagen vai mudar os nomes dos elétricos. Porquê?

20/05/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version