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Teste – KGM Musso Raider Sports 2.2 DTR Auto (5) – A cidade e as serras

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
23/03/2025
in Destaques, Ensaios
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Teste – KGM Musso Raider Sports 2.2 DTR Auto (5) – A cidade e as serras

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Embora pareça novidade, a KGM está longe de ser uma marca totalmente nova, sendo antes a “encarnação” da antiga SsangYong que, após um período conturbado, foi adquirida pelo grupo KG. Pronta para um novo início, a expansão comercial passa por Portugal e a Musso é ‘pick-up’ capaz de surpreender pela imagem e competências.

Os mais velhos dever-se-ão lembrar da SsangYong, marca sul-coreana que chegou a ser comercializada em Portugal e que, ao longo dos últimos anos, passou por graves problemas financeiros. Em 2022, foi adquirida pelo Grupo KG e, em 2023, deu origem à KG Mobility (logo, KGM), estabelecendo-se então um plano de expansão para vários mercados europeus, com uma gama variada de veículos na qual se inclui a ‘pick-up’ Musso, uma proposta que procura convencer pelo equipamento, pelo motor 2.2 turbodiesel e pela versatilidade autorizada pela tração integral variável.

Imagem robusta

O primeiro impacto desta ‘pick-up’ é visual, já que a Musso Raider Sports, com cabine dupla e cinco lugares, apresenta uma grande grelha dianteira, para-choques angulares, proteções em plástico a toda a volta e jantes pretas de 18”, o que resulta numa imagem robusta e diferenciada. Até porque as medidas também chamam a atenção – 5.095 mm de comprimento e 3.100 mm entre eixos. A secção traseira é dominada pela caixa de carga (com 1.300 mm de comprimento), útil para objetos de maiores dimensões. Na variante Raider Sports, mais equipada e orientada para o lazer, a Musso conta com interior bem concebido e até surpreendendo em certos aspetos, como nos revestimentos da parte superior do tablier, em pele e com pespontos para maior sensação de qualidade. No entanto, sendo ‘pick-up’ que apregoa robustez e durabilidade, a área inferior do habitáculo é dominada pelos plásticos duros, mas também de boa aparência. De resto, a dotação tecnológica é ponto a assinalar: na versão mais equipada há painel de instrumentos digital de 12,3”, câmara traseira, ar condicionado automático, bancos dianteiros em pele aquecidos e ventilados com ajuste elétrico e ecrã central tátil de 12,3”, no qual é possível aceder à navegação e conectar os sistemas Android Auto e Apple CarPlay sem fios. Em suma, a boa apresentação geral consegue impressionar e colocar em sentido algumas propostas de marcas rivais. Já o espaço a bordo é bem conseguido, tanto à frente, como atrás, nestes com facilidade de acomodar até três adultos, já que as cotas interiores em altura e largura são-lhe favoráveis.

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Fácil de conduzir

Apesar das referidas dimensões, a posição de condução elevada ajuda à boa visibilidade geral em praticamente todos os cenários. Um dos aspetos interessantes é o competente desempenho do motor 2.2 turbodiesel (D22) com 202 CV e 441 Nm de binário, aqui associado a caixa automática Aisin de seis velocidades (com modo manual-sequencial). Em utilização quotidiana o motor responde de forma célere e com elevada disponibilidade desde baixas rotações, pelo que é fácil ganhar velocidade, em grande medida porque a caixa tem bom funcionamento e ‘lê’ muito bem as necessidades de cada momento. Por outro lado, é ainda silencioso e refinado em termos de vibrações, duas características bem-vindas.

Junto ao seletor da caixa está o botão para os modos de condução, onde se destacam o ‘Sport’, que não representa grandes vantagens em termos de ritmo, e o ‘Winter’, que suaviza a entrega da potência nos pisos de baixa motricidade. Porém, neste capítulo, é fulcral abordar o sistema de tração integral variável comandado a partir de seletor rotativo entre os bancos dianteiros; programas ‘2L’, ‘4L’ e ‘4H’, que influenciam a forma como a potência é entregue às quatro rodas, beneficiando ainda de diferencial autoblocante traseiro para facilitar a aderência em pisos de motricidade precária. Neste sentido, suplanta facilmente trajetos de dificuldade média-alta, dispondo ainda de controlo de velocidade em descida.
Em estrada aberta, onde deverá passar grande parte do tempo, a Musso Raider Sports tem comportamento seguro e muito previsível, até mesmo em curva, embora a suspensão registe alguma tendência para ‘saltitar’ nas vias rápidas, sobretudo sentida na parte traseira, tirando-lhe algum conforto. A direção também não é das mais informativas.
Quanto ao consumo, não são de esperar valores baixos, algo que o próprio registo anunciado (8,8 l/100 km) já antecipa e o teste comprovou, na casa dos 9 l/100 km (9,2 l/100 km).
Com preço de 50.300 €, o KGM Musso Raider Sports regista uma boa lista de equipamento, tendo nessa relação um argumento que pode jogar a seu favor num segmento que tem vindo a ganhar novo fôlego nos tempos mais recentes.

Texto Miguel Silva
Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO

O Musso Raider Sports posiciona-se como um ‘outsider’ com atributos que lhe dão margem para ganhar o seu próprio espaço no seu segmento. Entre os destaques está a relação preço/equipamento, mas também a sensação de qualidade a bordo (na versão K5) e o motor turbodiesel muito responsivo para o dia-a-dia, sendo uma boa surpresa neste ponto.

FICHA TÉCNICA
KGM MUSSO RAIDER SPORTS 2.2 DTR AUTO

TIPO DE MOTOR                        Diesel, 4 cilindros em linha, turbo

CILINDRADA                                2.157 cm3

POTÊNCIA                                    202 CV às 3.800 rpm

BINÁRIO MÁXIMO                     441 Nm entre as 1.600 rpm e as 2.600 rpm

TRANSMISSÃO                            Integral variável, caixa auto 6 velocidades

VELOCIDADE MÁXIMA             172 km/h

ACELERAÇÃO                               N.D.

CONSUMO (WLTP)                    8,8 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)             230 g/km (misto)

DIMENSÕES (C/L/A)                  5.095 / 1.950 / 1.840 mm

PNEUS                                           255/60 R18

PESO                                              2.080 kg

BAGAGEIRA                                 860 kg

PREÇO                                           50.300 €

GAMA DESDE                              39.500 €

IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO (IUC) 446,95 €

LANÇAMENTO                            Setembro de 2024

Tags: KGM Musso Ssang YongUnivex
Ricardo Carvalho

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