Teste - HYUNDAI TUCSON HEV 1.6 T-GDI AT VANGUARD - Que mudança! - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Teste – HYUNDAI TUCSON HEV 1.6 T-GDI AT VANGUARD – Que mudança!

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
25/05/2021
in Ensaios
A A
Teste – HYUNDAI TUCSON HEV 1.6 T-GDI AT VANGUARD – Que mudança!

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Não é só o corte estético que salta de imediato à vista, mas também as múltiplas inovações de última geração que traz consigo. O novo Tucson rompe a maioria das ligações com o antecessor e apresenta-se como um SUV médio tão competente como apetecível, mais ainda na versão híbrida.

Não se assuste: os 42.850 € que custa o carro destas páginas (valor antes da campanha de desconto da marca; ver ficha técnica) podem ser um entrave imediato quando se olha para o novo Hyundai Tucson. Esta até nem deverá ser a versão mais vendida do novo SUV coreano, até porque a grande aposta será nas versões equipadas com motorização híbrida gasolina/eletricidade ou híbrida gasóleo/eletricidade que arrancam com preços um tudo ou nada mais competitivos, como provam os 33.200 € da versão de entrada de gama.

Feita esta explicação, voltamos ao híbrido deste trabalho. É a primeira vez que a marca coreana opta por uma motorização deste tipo para o Tucson, até porque tratando-se de um modelo totalmente novo teria de ser mais ambicioso e alinhado com os tempos modernos. Falamos-lhe de um híbrido puro, sem ser PHEV. Entre os seus concorrentes há um que se destaca: o Toyota RAV4 híbrido, o rival a bater. Também podemos considerar o Ford Kuga Hybrid. Face a estes, o nosso protagonista tem um “plus” de potência e de resposta graças à sua motorização a gasolina com turbo mais potente.

Related Post

Teste – Voyah Free – Primeira aposta

Teste – Voyah Free – Primeira aposta

11/06/2025
Alpine

Teste – Alpine A290 GTS – Missão possível

02/06/2025
Contacto – Ford Kuga Active X 2.5 Duratec PHEV – Camuflado da moda

Contacto – Ford Kuga Active X 2.5 Duratec PHEV – Camuflado da moda

26/05/2025
Teste – Mini Aceman SE – O irmão do meio

Teste – Mini Aceman SE – O irmão do meio

10/05/2025

Quase um plug-in
Mais do que o arranque ou até a aceleração, que são brilhantes mesmo com o carro carregado, surpreende a sua capacidade para rolar em modo elétrico. O motor a gasolina turbo de 1.6 litros surge auxiliado uma unidade de síncrono de ímanes permanentes, de 60 CV, alimentada por uma bateria de iões de lítio de 1,49 kWh e posicionada debaixo da segunda fila de bancos. Neste caso, permite “tocar” os 80/100 km/h de forma constante sem gastar uma gota de gasolina. Arranca sempre em modo elétrico e consegue manter-se neste modo se rolarmos a baixa velocidade. A verdade é que parece mais um híbrido plug-in do que um híbrido “normal”, o que só abona a seu favor.

Ora, este discurso remete-nos para os consumos. A Hyundai anuncia uma média inferior a 7 l/100 km, registo que é possível alcançar com um condução contida. Se, pelo contrário, acelerar com alegria facilmente chega aos 9 litros, que nem é assim tão mau valor para um SUV que pesa quase 1.700 kg. Contudo, continuamos a ver o Diesel como a melhor alternativa para modelos como este. Também por isso, esta inédita gama Tucson propõe opções a gasóleo com hibridação ligeira de 48 V.

Atualmente, com “este” combustível demonizado pelos vários governos e pensando a médio/longo prazo, para vendê-lo em segunda mão, o híbrido pode ser melhor compra. Até é automático com caixa de dupla embraiagem de seis velocidades e seletor por botões como acontece no irmão mais pequeno Kauai EV.

Dupla opção
O novo Tucson é proposto em Portugal apenas com tração dianteira, embora a Hyundai disponibilize em outros mercados opções com tração integral 4×4. Na “nossa” unidade há modos de condução Eco, Comfort e Sport (o 4×4 tem ainda outros mais específicos), mas com poucas diferenças entre os três. O modo Eco, mais austero, privilegia uma condução ecológica e económica enquanto o modo Sport adota uma postura mais dinâmica. O próprio painel de instrumentos digital assume distintas cores e grafismos à medida que vamos mudando os modos de condução.

Confortável e ideal para uma utilização familiar, o Tucson, apesar dos 230 CV de potência total, prefere ritmos mais relaxados e suaves do que propriamente grandes atrevimentos com o pedal do lado direito. É verdade que também sabe andar depressa e que a resposta às solicitações do acelerador é célere e progressiva, no entanto, o segredo está em conseguir uma condução que consiga o compromisso certo entre os dois motores de forma a potenciar os consumos.

Por outro lado, e para se tornar uma referência, junta todo o tipo de gadgets: desde o referido painel de instrumentos digital ao sistema multimédia com Bluelink ou à assistência à condução de primeiro nível… Tudo isto acaba por explicar até certo ponto o preço de uma versão cuja lista de equipamento é bastante completa e que relega para a lista de opcionais apenas a pintura metalizada.

Texto Eduardo Cano
Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO
Não podia ser de outra forma: um dos principais modelos da Hyundai que é comercializado em meio mundo teria de ter uma nova geração que colocasse a fasquia elevada, começando pela eletrificação mecânica e terminando na digitalização. Dito e feito. Junta ainda um design que rompe por completo com a anterior geração e uma qualidade e robustez assinaláveis.

FICHA TÉCNICA
HYUNDAI TUCSON HEV 1.6 T-GDI AT VANGUARD

TIPO DE MOTOR Gasolina, 4 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA 1.598 cm3
POTENCIA 180 CV às 5.500 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 265 Nm entre as 1.500 e as 4.500 rpm
TRANSMISSÃO Dianteira, caixa auto. 6 vel. (dupla embraiagem)
POTÊNCIA TOTAL 230 CV
BINÁRIO CONJUNTO 350 Nm
V. MÁXIMA 193 km/h
ACELERAÇÃO 8,0 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 5,6 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 127 g/km
DIMENSÕES (C/L/A) 4.500 / 1.865 / 1.650 mm
PNEUS 235/50 R19
PESO 1.564 kg
BAGAGEIRA 616-1.795 l
PREÇO 42.850 € (39.850 € c/ campanha)
GAMA DESDE 33.200 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC) 137,14 €
LANÇAMENTO Janeiro de 2021

 

 

Tags: Hyundai TucsonHyundayTeste
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Teste – Voyah Free – Primeira aposta
Destaques

Teste – Voyah Free – Primeira aposta

by Ricardo Carvalho
11/06/2025
Alpine
Destaques

Teste – Alpine A290 GTS – Missão possível

by Ricardo Carvalho
02/06/2025
Contacto – Ford Kuga Active X 2.5 Duratec PHEV – Camuflado da moda
Destaques

Contacto – Ford Kuga Active X 2.5 Duratec PHEV – Camuflado da moda

by Ricardo Carvalho
26/05/2025
Next Post
Ford lança versão exclusiva Ranger Raptor Special Edition

Ford lança versão exclusiva Ranger Raptor Special Edition

ESTREIA MUNDIAL DE CUPRA BORN (Video Oficial)

ESTREIA MUNDIAL DE CUPRA BORN (Video Oficial)

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version