Teste – BMW X3 20d xDrive – Mais atitude, a mesma essência - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Teste – BMW X3 20d xDrive – Mais atitude, a mesma essência

Vitor Mendes by Vitor Mendes
02/09/2025
in Atualidade, Destaques
A A
Teste – BMW X3 20d xDrive – Mais atitude, a mesma essência

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

A BMW renovou o X3 para reafirmar a hélice como referência incontornável no segmento dos SUV médios premium. Testámos a versão turbodiesel mais acessível – um 2.0 litros de 197 CV, aliado a caixa automática de 8 velocidades e tração integral. Uma combinação promissora, sobretudo dispondo-se de chassis ‘à medida’!

X3O X3 mantém-se uma aposta segura no universo SUV premium, provando que a chegada do elétrico iX3 não significa o fim do modelo a combustão. Pelo contrário: a gama 2025 recebeu atualizações que respeitam o ADN clássico do modelo, mas com toques modernos. As proporções fundamentais permanecem, arquitetura e distância entre eixos, porém o design foi refinado com inspiração no mais recente X1. Com isso, as dimensões evoluíram de forma calculada: +34 mm em comprimento, +29 mm em largura e -25 mm em altura. Uma fórmula que confere um visual mais esguio e atlético, sem comprometer o espaço interior.

X3Os para-choques traseiros alargados e as linhas fluidas que percorrem a carroçaria acentuam o carácter desportivo, enquanto a silhueta – agora mais baixa e larga – transmite uma presença impositiva. O resultado é um SUV que, mesmo mais compacto em altura, impõe respeito sem esforço.

X3Na frente, a grande novidade é a grelha de rins (iluminada em opção), seguindo o estilo visto no XM, mas com um padrão controverso: barras verticais e diagonais, um afastamento do tradicional BMW. Os faróis LED (ou matrix LED opcionais) e as novas jantes (19 a 21“) completam um visual mais agressivo, sem perder a elegância característica da marca.

Related Post

O novo Audi Concept C em imagens – conheça-o melhor

O novo Audi Concept C em imagens – conheça-o melhor

02/09/2025
Audi mostra em definitivo o concept do novo TT

Audi mostra em definitivo o concept do novo TT

02/09/2025
XX edição do Caramulo Motorfestival é já neste fim-de-semana

XX edição do Caramulo Motorfestival é já neste fim-de-semana

02/09/2025
smart fortwo vai regressar com um hashtag no nome

smart fortwo vai regressar com um hashtag no nome

02/09/2025

X3Diesel ainda mexe

Enquanto o iX3 representa o futuro elétrico, o X3 xDrive20d mantém-se como a escolha racional para quem faz muitos quilómetros. O motor 2.0 turbodiesel de 197 CV atinge neste SUV um nível de suavidade impressionante. Tão silencioso que, por vezes, duvidamos se está mesmo ligado – mérito do vidro acústico (incluído no pacote Conforto). Só acima das 2.000 rpm se nota o seu funcionamento, e ainda assim de forma abafada.

X3Os 400 Nm de binário chegam através de uma caixa automática de 8 velocidades, ideal para viagens descontraídas em autoestrada. No entanto, nas mudanças mais altas, a resposta fica preguiçosa, exigindo reduções para ultrapassagens decisivas (as patilhas no volante permitem utilização manual-sequencial das relações, envolvendo-nos mais na ação). A recompensa? Um consumo a rondar os 6 l/100 km em velocidade constante – prova de que os Diesel ainda têm argumentos sólidos, sobretudo beneficiando do sistema de hibridação ligeira de 48V, que permite baixar emissões e o gasto de combustível.

X3Aqui para as curvas

Independentemente do estilo de condução, o novo X3 comporta-se bem por contar com base competente, uma versão revista e atualizada da plataforma CLAR da geração anterior. A BMW afirma ter revisto também o chassis para melhorar o equilíbrio entre conforto e agilidade, com barras estabilizadoras novas e vias mais largas (+16 mm à frente, +43 mm atrás). Na prática, porém, a diferença face ao modelo anterior é mínima.

X3De igual modo, a suspensão foi recalibrada, com molas e amortecedores ajustados para maior precisão. Aqui, e no caso da “nossa” unidade, apresentava-se equipada com o sistema de amortecimento variável. O programa regula a atuação em função da condução e da estrada, mas o condutor tem a possibilidade de aumentar ou diminuir a firmeza a partir de um comando específico. Mesmo assim, o X3 continua a privilegiar o conforto, absorvendo muito bem as irregularidades do piso. A direção, agora com assistência elétrica melhorada, ganhou um feedback mais natural, mas não é uma revolução.

X3Quanto ao interior, também sem surpresa, segue a fórmula BMW atual: ecrãs curvos (10,25″ + 14,9″) com o iDrive 9.0, baseado no BMW Operating System 9. O sistema é completo, mas a interface ainda exige algum tempo de adaptação. A boa notícia? Tem Android Auto e Apple CarPlay sem fios, além de 5G integrado para atualizações em tempo real. A tecnologia BMW Digital Key Plus (opcional) de partilha de chave digital também é um dos elementos de destaque do novo X3. De resto, qualidade e sofisticação em alta, principalmente dispondo-se de orçamento para a compra de opcionais.

O espaço para passageiros é generoso, com 73 cm para as pernas nos lugares traseiros – mais do que o Audi Q5 e o Mercedes GLC, enquanto a bagageira anuncia 570 litros, com os préstimos do portão elétrico de série e bancos rebatíveis na proporção 40:20:40.

X3Texto Vítor Mendes
Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO

Racional, mas pouco surpreendente. O X3 eleva a fasquia da qualidade, sem revolucionar, afirmando-se como um SUV eficiente e confortável, ideal para famílias que valorizam consumos baixos e um interior espaçoso. O Diesel com 197 CV chega e sobra para as encomendas e surpreende em matéria de refinamento. No entanto, as melhorias no chassis e na direção são tão subtis que dificilmente justificam a troca por quem já tem a geração anterior.

FICHA TÉCNICA
BMW X3 XDRIVE20D

TIPO DE MOTOR          Diesel, 4 cilindros em linha, turbo

CILINDRADA                  1.995 cm³

POTÊNCIA                      197 CV às 4.000 rpm

BINÁRIO MÁXIMO       400 Nm entre as 1.500 e as 2.750 rpm

TRANSMISSÃO              Integral, caixa automática de 8 velocidades

SISTEMA ELÉTRICO

POTÊNCIA                      11 CV (8kW)

BINÁRIO                          25 Nm

BATERIA                          Iões de lítio, 0,96 kWh

V.MÁXIMA                     215 km/h (limitada)

ACELERAÇÃO                7,7 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)      5,8 l/100 km (misto)

EMISSÕES (WLTP)       154 g/km (misto)

DIMENSÕES (C/L/A)    4.755 / 1.920 / 1.660 mm

PNEUS                             225/60 R18

PESO                                1.965 kg

BAGAGEIRA                   570-1.700 l

PREÇO                                           74.750 €

GAMA DESDE                72.950 €

I.CIRCULAÇÃO (IUC)    278,85 €

LANÇAMENTO              Julho de 2024

 

Leia também:

E se os Mercedes-Benz tivessem motores da BMW?

Tags: BMW X3 20dTestexDrive
Vitor Mendes

Vitor Mendes

Related Posts

O novo Audi Concept C em imagens – conheça-o melhor
Atualidade

O novo Audi Concept C em imagens – conheça-o melhor

by Ricardo Carvalho
02/09/2025
Audi mostra em definitivo o concept do novo TT
Atualidade

Audi mostra em definitivo o concept do novo TT

by Vitor Mendes
02/09/2025
XX edição do Caramulo Motorfestival é já neste fim-de-semana
Atualidade

XX edição do Caramulo Motorfestival é já neste fim-de-semana

by Ricardo Carvalho
02/09/2025
Next Post
O novo Audi Concept C em imagens – conheça-o melhor

O novo Audi Concept C em imagens - conheça-o melhor

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
O novo Audi Concept C em imagens – conheça-o melhor

O novo Audi Concept C em imagens – conheça-o melhor

02/09/2025
Teste – BMW X3 20d xDrive – Mais atitude, a mesma essência

Teste – BMW X3 20d xDrive – Mais atitude, a mesma essência

02/09/2025
Audi mostra em definitivo o concept do novo TT

Audi mostra em definitivo o concept do novo TT

02/09/2025
XX edição do Caramulo Motorfestival é já neste fim-de-semana

XX edição do Caramulo Motorfestival é já neste fim-de-semana

02/09/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version