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Já se chamou citycarver mas não vingou. Agora chama-se allstreet, e o sucesso vai pelo mesmo caminho. É um Audi A1 diferente, mais alto e de aspeto SUV, mas mesmo com motor 1.0 turbo de 110 CV tem um preço elevado. Será por isso?

Texto: Ricardo Carvalho
fotos: Paulo Calisto

Com a moda dos SUV a fazer estragos noutros segmentos, as marcas esforçam-se por captar a atenção do mercado de outra forma, criando alternativas crossover a partir de modelos ditos convencionais. E, na verdade, a Audi até tem tradição neste conceito ao qual chama allroad, e com sucesso em modelos como o A4 ou o A6. Então porque não chamou allroad a esta versão SUV do A1? Porque não tem tração integral? Aliás, o modelo que vê nestas páginas começou por se chamar Citycarver passando depois a allstreet, nunca allroad. Mas tal como sucede com as versões tradicionais do Audi A1, esta também não conseguiu alcançar o sucesso.

 

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Diferenciador

O allstreet acrescenta elementos diferenciadores para que olhem para ele, com uma altura livre ao solo ampliada, elementos de inspiração SUV e um equipamento ligeiramente superior. Este é um utilitário que vem de cima, literalmente. Mede 4,046 mm de comprimento por 1756 mm de largura e 1483 mm de altura. Este números mudam em relação à opção convencional do A1 Sportback, mas apenas minimamente. O que mais muda é precisamente a altura que aumenta 76 mm. A distância entre eixos fica igual, 2,65 m, e o peso sobe 40 kg.
Esta é uma opção com uma personalidade única na marca e no mercado. É um automóvel que se destina a um público alvo muito concreto, aqueles que procuram um automóvel contido e de caráter urbano, mas que queiram algumas das vantagens de um SUV sem chegarem ao segmento dos todo-o-terreno.

Esteticamente, é mais apelativa a dupla entrada de ar que este allstreet tem precisamente onde termina o capô, por cima da grelha singleframe, que muda bastante, sendo que o entramado da grelha é herdado das versões allroad de A4 e A6.
Mas a maior diferença deste A1 face ao Sportback está na altura ao solo de 40 mm, divididos entre 35 mm para a altura das suspensões e 5 mm para o perfil dos pneus. Pneus que surgem a envolver jantes específicas desta versão.
É no interior que este allstreet em nada muda face ao A1 Sportback normal. Não existem diferenças e o ambiente é igual, bem construído, com materiais de qualidade, aspeto moderno e montagem de topo. Os pormenores de aspeto desportivo surgem no volante cortado na base, no comando da caixa e em detalhes em alumínio espalhados pelo tablier. Os bancos dianteiros são de corte desportivo e assinados pela S-Line, com contornos que conferem boa envolvência e conforto. A habitabilidade à frente é boa, mas atrás é mais contida, ainda assim é correta. O espaço para pernas é razoável e felizmente é mais alto lá dentro do que aquilo que parece.

1.0 Turbo 110 CV

A versão 30 TFSi diz respeito a um motor de três cilindros com 1.0 litros Turbo que debita 110 CV e disponibliza 200 Nm de binário. Estes números são mais do que suficientes para que o allstreet seja lesto. Tem um presença audível que pode ser disfarçada através da caixa de velocidades de dupla embraiagem S Tronic de sete relações. Desta forma torna-se fácil de conduzir, com um entrega dócil e progressiva e, uma boa insonorização geral. Adora baixos e médios regimes, onde revela uma agilidade de bom nível, nunca deixando de ser sóbrio e confortável. Em curva, a precisão do trem dianteiro permite entrar rápido e com confiança, e a sua superior motricidade (conjugada com uma maior progressividade do motor na entrega da potência) garante que as saídas das curvas mais lentas possam ser realizadas de forma mais célere e eficaz. O conforto é bom, mesmo nos pisos mais degradados, o que demonstra bem o rigor do trabalho efetuado na revisão da suspensão (apesar de manter um padrão de firmeza típico dos Audi) na assimilação das irregularidades e no controlo das oscilações da carroçaria.

FICHA TÉCNICA
AUDI A1 ALLSTREET 30 TFSI S TRONIC

TIPO DE MOTOR             Gasolina, 3 cilindros em linha, turbo

CILINDRADA                             999 cm3

POTÊNCIA                       110 CV às 5000 rpm

BINÁRIO MÁXIMO           200 Nm entre as 2.000 e as 3.500 rpm

TRANSMISSÃO                         Dianteira, caixa auto. 7 velocidades

VELOCIDADE MÁXIMA 191 km/h

ACELERAÇÃO                           10,5 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                    6,2 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)  141 g/km

DIMENSÕES (C/L/A)                  4.046 / 1.756 / 1.483 mm

PNEUS                                      195/55 R16

PESO                                        1.215 kg

BAGAGEIRA                    335-1.090 l

PREÇO                                      31 135 €

GAMA DESDE                            28 131 €

I.CIRCULAÇÃO (IUC)                 144,61 €

LANÇAMENTO                novembro de 2021

Ricardo Carvalho

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