Ainda não há muito tempo, a Tesla tinha um domínio quase total sobre o mercado chinês de veículos elétricos em rápido crescimento.
Mas com os concorrentes locais, como a BYD, a ganharem preponderância a nível mundial, a marca americana encontra-se agora numa corrida contra rivais cada vez mais formidáveis, todos eles a corroerem constantemente a sua quota de mercado. Em resposta, a Tesla está alegadamente a trabalhar numa versão mais acessível do atual Model Y.
No ano passado, a Tesla estabeleceu um novo recorde ao vender mais de 657 000 veículos na China. No entanto, as vendas estagnaram no início de 2025, e um modelo mais barato pode ser exatamente o que a marca precisa para recuperar o ímpeto. De acordo com os relatórios, esta nova versão será baseada na iteração “Juniper” do Model Y, embora alguns detalhes permaneçam no anonimato.
O site chinês 36KR sugere que este novo EV está a ser desenvolvido através de um processo “depop” – basicamente uma abordagem simplificada destinada a lançar rapidamente novos modelos com modificações mínimas. Entretanto, a Reuters cita três fontes familiarizadas com o assunto que falaram sob condição de anonimato, uma vez que o projeto ainda é confidencial. Segundo estas fontes, o veículo está a ser desenvolvido sob o nome de código do projeto “E41” e será construído nas linhas de produção existentes, com a produção em massa prevista para começar em 2026.
Relatórios da China indicam que o Model Y básico será uma versão mais simples, semelhante ao orçamento do Model 3 que a Tesla lançou no México no ano passado – sacrificando recursos como trocando o couro vegan por bancos de tecido, removendo o ecrã sensível ao toque da segunda fila e retirando a iluminação ambiente. Con isso consegue um desconto de cerca de 3500 euros.
No entanto, as fontes da Reuters indicam que este novo EV baseado no Model Y será realmente menor e custará menos 20% para produzir em comparação com a versão atualizada do crossover.
Este Model Y mais barato e de dimensões reduzidas pode ser um dos modelos “mais acessíveis” que a Tesla disse estar a desenvolver em janeiro. Na altura, a marca afirmou que estes novos modelos iriam utilizar aspetos das plataformas atuais e da próxima geração.
De acordo com as fontes que falaram com a Reuters, o veículo elétrico mais barato e mais pequeno, baseado no Model Y, será, principalmente, destinado ao mercado chinês para ajudar a Tesla a manter a sua quota de mercado. No entanto, o modelo também será produzido para a Europa e América do Norte, embora não exista um cronograma claro de quando chegará a esses mercados.
Apesar da concorrência, o Model Y 2025 parece estar a sair-se bem na China. Relatórios locais sugerem que a Tesla já recebeu mais de 200.000 pré-encomendas do SUV elétrico e que as entregas já começaram.