A Tesla foi durante bastante tempo a marca líder nas vendas de carros elétricos no Velho Continente, mas no primeiro semestre deste ano a BYD destacou-se e “engoliu” o construtor americano.
A Tesla tem tido, nos últimos tempos, problemas com o seu fundador por causa da política, as suas vendas na Europa estão a cair, por isso são muitos os pontos negativos para a marca, que ultimamente só tem conseguido esboçar um pequeno sorriso porque as vendas do Model Y Juniper não têm corrido mal.
Quando lançou o Model 3, a Tesla era a única marca a propor um veículo elétrico deveras eficiente e muito eficaz por um preço competitivo. Entretanto o mercado mudou e a concorrência é tão forte que a Tesla tem tido imensas dificuldades para recuperar o que fez de bom.
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E é claro que os construtor chineses têm sido uma grande “pedra no sapato”. Na Europa a quota de mercado dos elétricos duplicou no primeiro semestre de 2025, e as vendas da BYD e da SAIC ajudaram muito.
Para o leitor perceber o que está em causa, os números da BYD são de um milhão de carros elétricos vendidos em todo o mundo no primeiro semestre do ano, enquanto a Tesla se ficou pelos 721 mil veículos sem emissões (-13%). Contudo, será difícil estabelecer desde já uma hierarquia, até porque o mercado de carros elétricos continua a ser volátil em termos de futuro.
Claro que a força da BYD continua a estar na China, porque uma boa parte das suas vendas é feita naquele território, num mercado que conta com vários subsídios do estado para promover a comprar de carros novos.