O Tata Harrier.ev é a versão movida a bateria do Harrier e oferece uma opção de tração às quatro rodas e uma autonomia com classificação MIDC de até 627 km (500 km WLTP) com uma única carga.
Apesar do sistema de tração elétrico, o estilo do Harrier.ev não se afasta muito do seu irmão com motor de combustão interna, que é construído sobre uma versão económica da plataforma D8 da Land Rover. Lançado originalmente em 2019 e renovado em 2023, o design mantém-se com algumas alterações específicas para veículos elétricos. Estas incluem uma grelha fechada, pára-choques remodelados, jantes exclusivas de 19 polegadas e emblemas distintivos.
No interior, o Harrier.ev melhora o seu jogo com um ecrã Samsung Neo QLED de 14,5 polegadas no centro. Outras características disponíveis incluem um sistema de câmaras surround de 540 graus, um sistema de áudio JBL com 10 altifalantes, teto panorâmico, porta traseira elétrica, espelho retrovisor digital e sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) de nível 2.
No lado tecnológico, a nova plataforma TiDAL (Tata Intelligent Digital Architecture Layer) da Tata permite mais funcionalidades conectadas e suporta atualizações over-the-air.
O EV estará disponível em três níveis de acabamento denominados Adventure, Fearless e Empowered. Além disso, existe a edição Stealth com uma especificação típica de tema escuro que se revelou bastante popular entre os compradores indianos.
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Enquanto o Tata Harrier padrão usa a plataforma Omega Arc, derivada da arquitetura D8 da Land Rover encontrada em modelos como o Discovery Sport, o Harrier.ev passa para a plataforma mais recente Acti.ev Plus. Esta arquitetura atualizada representa um avanço notável, redesenhada para acomodar uma mecânica elérrica e uma bateria. Também introduz uma nova suspensão traseira multibraços “Ultra Glide” com amortecedores dependentes da frequência.
O Harrier.ev é oferecido com configuração de motor único ou duplo. Na variante com tração integral, o motor dianteiro produz 158 CV (116 kW), enquanto o motor traseiro contribui com 238 CV (175 kW) adicionais, resultando num binário combinado de 504 Nm. Isto torna-o o Harrier mais potente até à data, capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,3 segundos.
O sistema de propulsão inclui seis modos: Normal, Neve/Relva, Lama/Sulcos, Areia, Rock Crawl e Personalizado. Há também uma função Off-road Assist que funciona como um controlo de cruzeiro de baixa velocidade para terrenos acidentados, juntamente com um modo Drift para condutores que procuram derrapar um pouco.
Estão disponíveis duas baterias, com 65 kWh e 75 kWh.
A bateria maior dá à variante com tração traseira uma autonomia de 627 km classificada pela MIDC, embora os testes internos da Tata sugiram uma autonomia mais realista de 480 a 505 km. Um carregador rápido de 120 kW DC pode carregar a bateria de 20 a 80 por cento em apenas 25 minutos.
A Tata abrirá pré-encomendas para o Harrier.ev na Índia a 2 de julho. Os preços começam em ₹21,49 lakh (cerca de 22 mil euros), o que é competitivo para um SUV elétrico de tamanho médio com este nível de tecnologia e desempenho.