Surpresa? A Volkswagen está a reorientar a sua estratégia comercial, não é segredo. Mas que a nova direção implica o fim da produção de um dos modelos mais antigos da marca com o formato da moda pode surpreender.
A verdade é que o SUV Touareg tem final previsto para o final de 2026, pondo termo a 24 anos de história de um dos seus veículos mais icónicos.
Sem um sucessor direto à vista, a marca de Wolfsburg decidiu abandonar o segmento dos SUV premium para concentrar os seus recursos em veículos com um apelo mais massificado e maior rentabilidade. A aposta recairá em pilares das vendas globais, como o Tiguan, e no Tayron, que, oferecendo uma opção de três filas de bancos, se tornará no modelo de maiores dimensões da gama.
Este encerramento está alinhado com a política atual da marca de eliminar modelos de nicho e baixo volume de vendas. O Touareg, lançado em 2002 como um projeto emblemático, partilhou plataforma com autos de luxo como o Porsche Cayenne e o Bentley Bentayga. Com o seu desaparecimento, o grupo Volkswagen delegará a conquista do cliente premium às suas marcas irmãs, Audi e Porsche, até à eventual chegada de novos modelos de base MQB, como o Terramont e o Talagon.
Esta reformulação do portfólio estende-se a outros nomes. O SUV coupé elétrico ID.5 deverá ser descontinuado em 2027, e os planos para um substituto elétrico do Touran, apelidado de “mini-Buzz”, foram arquivados. O foco da marca está claramente nos SUV, com o centro de desenvolvimento de Braunschweig dedicado a projetos-chave como a próxima geração elétrica do Golf.