Nove anos após o lançamento, a produção do Alpine A100 vai acabar já em 2026, e a marca de Dieppe está já a trabalhar no seu sucessor, que pode dispor uma versão híbrida equipada com um motor a gasolina.
O atual A110, chegou ao mercado em 2018, equipado com um motor 1.8 turbo de quatro cilindros acoplado a uma caixa de velocidades dupla embraiagem de sete relações, ou se seis no caso da versão R Ultime.
Com o fim de linha do A110 anunciado para o próximo ano, a Alpine está a trabalhar já no seu sucessor que deverá chegar dentro de dois anos, e que já se sabe vai contar com uma variante 100% elétrica, que segundo a marca francesa, não será influenciada pelo A290 e A390, modelos totalmente elétricos que já conhecemos.
No entanto, a surpresa do sucessor do A110 pode estar numa versão híbrida, já em que em entrevista à “Evo” do Reino Unido, o CEO da Alpine, Philippe Krief, deu a entender que a próxima geração do desportivo de Dieppe poderá chegar com versões totalmente elétricas e híbridas a gasolina.
Krief não justificou a razão para a aposta numa variante híbrida, mas tendo em conta a recente desaceleração na procura por veículos elétricos, nomeadamente por desportivos 100% elétricos, não será de estranhar que a Alpine possa apostar num modelo híbrido.
O responsável pela marca francesa, deixou, no entanto, claro que o novo A110 deve chegar no início de 2027, que vai estar disponível como coupé de dois lugares, descapotável e numa versão de 2+2 com bancos traseiros, lembrando ainda que “o design do novo modelo fará com que o atual A110 pareça antigo”.
Apesar de uma versão híbrida com motor a gasolina possa animar os fãs da Alpine, é bom lembrar que a variante 100% elétrica deverá estar equipada com dois motores elétricos, com uma potência combinada de 470 cv disponíveis no A390.
Além disso, a Alpine pretende que o sucessor do A110 apresente um peso inferior a 1.360 kg, e que o novo desportivo utilize uma bateria que possa ser totalmente substituível, por baterias novas, para evitar ao longo do tempo a sua degradação.
















