Stellatins acelera projeto de condução automatizada - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Stellatins acelera projeto de condução automatizada

Virgilio Machado by Virgilio Machado
08/12/2025
in Atualidade, Destaques
A A
Stellantis Hi-Drive

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

A Stellantis apresentou em Bruxelas, durante o Evento Final do projeto europeu Hi-Drive, os mais recentes desenvolvimentos a tecnologia de condução automatizada, demonstrando como os sistemas de última geração podem gerir o tráfego complexo e as condições reais de condução.

O Hi-Drive é o projeto emblemático da Europa dedicado ao avanço da automação de veículos e à viabilização de níveis mais elevados de condução automatizada em diversos ambientes. O programa concentra-se na expansão das capacidades dos veículos automatizados, garantindo ao mesmo tempo que estes funcionam de forma segura, fiável e eficiente em condições quotidianas.

“O Hi-Drive é um excelente exemplo de inovação aberta, dando-nos a oportunidade de desenvolver e testar tecnologias de condução automatizada com parceiros europeus de renome. Ao trabalharmos em conjunto podemos oferecer soluções práticas e fiáveis que tornam a mobilidade diária mais segura e fácil para todos.”, disse Anne Laliron, vice-presidente de Investigação Tecnológica da Stellantis.

Related Post

Opel Frontera Hybrid

Teste – Opel Frontera Hybrid 145 GS: Regresso às origens

07/12/2025
Novo CUPRA Tavascan já tem preços para Portugal

Comissão Europeia pode rever tarifas para Cupra produzido na China

07/12/2025
Renault Clio

Clio: quem te vê e quem te viu

06/12/2025
estrada

Posso ser multado por circular à esquerda na autoestrada?

06/12/2025

Durante o evento, a Stellantis revelou dois veículos Living Lab. Um Peugeot e-2008 que integra um módulo de sensores no teto composto por oito sensores LiDAR, nove câmaras, quatro radares e conectividade V2X, que permite recolher dados ambientais em 360° para validar funções automatizadas em cenários urbanos elevada densidade.

O segundo, veículo, um o Maserati Levante, para demonstrar comunicação V2X e mapeamento de alta definição, essenciais para apoiar alertas de perigo em tempo real e reconhecimento dinâmico de sinalização.

Desta forma, a Stellantis revelou que a próxima geração de veículos altamente automatizados, incluindo sistemas sem condutor, requerem conectividade avançada.

Nesse sentido, a Stellantis está a testar comunicações celulares de curto alcance e 5G para troca de informações de trânsito e rodoviárias com outros veículos e infraestruturas digitais, que são fatores essenciais para a próxima geração de condução automatizada.

Recorde-se que a Stellantis, para além do projeto de novas tecnologias de condução automatizada, está a desenvolver veículos autónomos de nível 4 destinados a serviços de robotáxis, através de colaborações com NVIDIA, Uber e Foxconn, bem como com a Pony.ai, todas baseadas nas plataformas Stellantis AV-Ready.

Tags: 2008AutomatizadaBruxelasconduçãoHi-DriveMaserati LevanteprojetoStellantisVeículos
Virgilio Machado

Virgilio Machado

Related Posts

Opel Frontera Hybrid
Destaques

Teste – Opel Frontera Hybrid 145 GS: Regresso às origens

by Virgilio Machado
07/12/2025
Novo CUPRA Tavascan já tem preços para Portugal
Atualidade

Comissão Europeia pode rever tarifas para Cupra produzido na China

by Virgilio Machado
07/12/2025
Renault Clio
Atualidade

Clio: quem te vê e quem te viu

by Vitor Mendes
06/12/2025
  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Stellantis Hi-Drive

Stellatins acelera projeto de condução automatizada

08/12/2025
Opel Frontera Hybrid

Teste – Opel Frontera Hybrid 145 GS: Regresso às origens

07/12/2025
Novo CUPRA Tavascan já tem preços para Portugal

Comissão Europeia pode rever tarifas para Cupra produzido na China

07/12/2025
Renault Clio

Clio: quem te vê e quem te viu

06/12/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elon Musk Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hyundai KIA Lexus Marcas Mazda Mercado Mercedes Mercedes-Benz Mobilidade elétrica Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version