A Stellantis apresentou em Bruxelas, durante o Evento Final do projeto europeu Hi-Drive, os mais recentes desenvolvimentos a tecnologia de condução automatizada, demonstrando como os sistemas de última geração podem gerir o tráfego complexo e as condições reais de condução.
O Hi-Drive é o projeto emblemático da Europa dedicado ao avanço da automação de veículos e à viabilização de níveis mais elevados de condução automatizada em diversos ambientes. O programa concentra-se na expansão das capacidades dos veículos automatizados, garantindo ao mesmo tempo que estes funcionam de forma segura, fiável e eficiente em condições quotidianas.

“O Hi-Drive é um excelente exemplo de inovação aberta, dando-nos a oportunidade de desenvolver e testar tecnologias de condução automatizada com parceiros europeus de renome. Ao trabalharmos em conjunto podemos oferecer soluções práticas e fiáveis que tornam a mobilidade diária mais segura e fácil para todos.”, disse Anne Laliron, vice-presidente de Investigação Tecnológica da Stellantis.
Durante o evento, a Stellantis revelou dois veículos Living Lab. Um Peugeot e-2008 que integra um módulo de sensores no teto composto por oito sensores LiDAR, nove câmaras, quatro radares e conectividade V2X, que permite recolher dados ambientais em 360° para validar funções automatizadas em cenários urbanos elevada densidade.
O segundo, veículo, um o Maserati Levante, para demonstrar comunicação V2X e mapeamento de alta definição, essenciais para apoiar alertas de perigo em tempo real e reconhecimento dinâmico de sinalização.
Desta forma, a Stellantis revelou que a próxima geração de veículos altamente automatizados, incluindo sistemas sem condutor, requerem conectividade avançada.
Nesse sentido, a Stellantis está a testar comunicações celulares de curto alcance e 5G para troca de informações de trânsito e rodoviárias com outros veículos e infraestruturas digitais, que são fatores essenciais para a próxima geração de condução automatizada.
Recorde-se que a Stellantis, para além do projeto de novas tecnologias de condução automatizada, está a desenvolver veículos autónomos de nível 4 destinados a serviços de robotáxis, através de colaborações com NVIDIA, Uber e Foxconn, bem como com a Pony.ai, todas baseadas nas plataformas Stellantis AV-Ready.