Stellantis quer Portugal e a Europa a andar de Kei Cars - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Stellantis quer Portugal e a Europa a andar de Kei Cars

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
20/06/2025
in Atualidade, Destaques
A A
Stellantis quer Portugal e a Europa a andar de Kei Cars

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

O Kei Cars são carros produzidos e comercializados no Japão, pequenos e adequados para a cidade, com preços acessíveis, que na Europa (por razões que explicaremos a seguir) não são vendidos. No entanto, segundo John Elkann, presidente da Stellantis, o Velho Continente precisa urgentemente deles para revitalizar o mercado automóvel.

“A Europa deveria definitivamente ter ‘E-Cars’. Se o Japão tem os ‘kei cars’, que granjeiam 40% do mercado, não há razão para a Europa renunciar a este tipo de modelos”
Foi o que comentou Elkann no Congresso da Automotive News Europe, realizado em Turim (Itália). O executivo voltou a insistir na sua opinião sobre o assunto, reiterando o que já havia mencionado semanas atrás numa conversa com Luca de Meo, diretor do Grupo Renault.
“É importante que a União Europeia e os principais países fabricantes de automóveis, como Itália, Alemanha, França e Espanha, estejam realmente conscientes de como podem usar a regulamentação de forma inteligente e de como poderiam criar uma nova categoria de veículos, os «E-Cars», que também beneficiariam o ambiente”.

Leia também: Os keicar possibilitam modelos bem engraçados. E este Toyota Roomy?

Kei Car
“Kei cars”, o que são?
O termo «kei car» refere-se a uma categoria de automóveis produzidos no Japão que devem cumprir certas regras em termos de dimensões e potência. Mais concretamente, não podem exceder 3,4 metros de comprimento e 1,48 metros de largura, e o limite de potência é de 64 CV, com uma cilindrada máxima de 660 cm3. Carros para a cidade, portanto, perfeitos para economizar espaço e transportar confortavelmente até quatro ocupantes. Certamente, eles fariam sentido em muitas cidades espanholas, e não apenas nas maiores, aliás.
No Japão, representam 40% das matrículas, que em 2024 foram de aproximadamente 4,4 milhões. Isso significa 1,76 milhões de ‘kei cars’ vendidos. Além das dimensões tão compactas, por que têm tanto sucesso?
O motivo é fiscal: o governo japonês aplica descontos a quem compra um ‘kei car’, tanto no que diz respeito ao ‘registration tax’ (imposto a pagar na compra do carro) quanto ao equivalente ao nosso imposto de circulação.

Related Post

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

11/08/2025
Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025

Porque é que os “kei cars” não chegam à Europa?
A equação seria muito acertada: carros pequenos, com diferentes tipos de motorização (gasolina, híbrida ou elétrica) e a preços acessíveis. O que impede então os fabricantes japoneses (os três primeiros lugares em vendas no país são ocupados pela Daihatsu, Suzuki e Honda) de exportar os “kei cars” para a Europa? Resposta: a homologação no Japão é diferente da europeia e o processo de transformação dos veículos custaria muito caro, o que elevaria os preços.

Kei Car

 

Tags: EuropaKei CarsStellantis
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros
Atualidade

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6
Atualidade

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla
Atualidade

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Next Post
Rei de Marrocos tem 600 carros e gasta 6 milhões/ano só em manutenção. Mas há mais…!

Rei de Marrocos tem 600 carros e gasta 6 milhões/ano só em manutenção. Mas há mais...!

solução portuguesa tecnologia empresa ranking deloitte

Solução portuguesa para veículos elétricos domina ranking europeu de tecnologia

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

11/08/2025
Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version