Stellantis poderá estar à procura de um diretor-geral - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Stellantis poderá estar à procura de um diretor-geral

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
24/09/2024
in Atualidade, Destaques
A A
Stellantis poderá estar à procura de um diretor-geral

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Dizer que as coisas estão a correr bem na Stellantis seria um eufemismo. O lucro líquido do conglomerado automóvel no primeiro semestre de 2024 caiu 48% devido a uma procura mais fraca.

Os concessionários dos Estados Unidos (onde as vendas baixaram 16%) responsabilizam Carlos Tavares pelo “desastre” e pela “rápida degradação” das marcas americanas. Quando o contrato do atual CEO terminar, em janeiro de 2026, poderá não ser renovado.

Em entrevista à Bloomberg, o presidente da Stellantis, John Elkann, confirmou o início da procura de um novo CEO. Elkann, que é também o presidente da Ferrari, não excluiu a possibilidade de renovar o contrato de Tavares após o termo do atual contrato de cinco anos. Como uma atualização, Tavares foi nomeado CEO da Stellantis quando a FCA e a PSA se fundiram em janeiro de 2021 para criar o quarto maior construtor do mundo.

Embora a tentação seja acreditar que a Stellantis se está a preparar para derrubar Tavares, a Bloomberg cita fontes próximas do assunto dizendo que isso não vai acontecer. Um porta-voz do Stellantis disse que é “normal” iniciar o processo de busca, acrescentando que pode não ter “um impacto nas decisões futuras” porque Tavares pode ficar para além de janeiro de 2026.

Related Post

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025


A Stellantis tem 14 marcas de automóveis sob a sua alçada, que se manterão pelo menos até ao final da década. O gigante automóvel reiterou recentemente o seu compromisso de manter o seu plano, anunciado em 2021, de investir em todas as empresas durante 10 anos. No entanto, foi apenas há dois meses que Tavares ameaçou abandonar as marcas não rentáveis: “Se não derem lucro, fechamos as portas. Não nos podemos dar ao luxo de ter marcas que não dão lucro”.

Enquanto empresas como a DS Automobiles, a Lancia e a Chrysler são conhecidas por estarem em dificuldades, a Maserati também não está numa boa situação. As entregas aos clientes diminuíram mais de 50% no primeiro semestre do ano, com Tavares a atribuir a culpa a um marketing ineficaz: “Se as vendas estão fracas neste momento, é uma questão de marketing. Também melhorámos muito em termos de qualidade, mas agora temos de trabalhar no marketing.

Faltam-nos prospetos e contactos, temos de chegar aos potenciais clientes e transmitir a mensagem certa para o posicionamento certo”.
Na Ram, há problemas de qualidade. Tavares apontou o dedo à fábrica de Sterling Heights, no Michigan, onde demasiadas pickups 1500 recém-construídas têm de passar por reparações logo após saírem da linha de montagem. O executivo de 66 anos também acredita que a Ram não tinha o inventário necessário para vender mais camiões do que vendeu até junho.

O arrefecimento do mercado de veículos elétricos obrigou a Stellantis a suspender a produção do 500e durante quatro semanas. Apesar de a atual geração do citadino ser exclusivamente eléctrica, isso mudará em 2026, quando a Fiat iniciar as vendas de uma versão híbrida com motor a gasolina.
Ter tantas marcas é uma tarefa difícil e encontrar um substituto para Tavares não será fácil. A Stellantis tem cerca de 15 meses para procurar um sucessor, a menos que o empresário português convença os superiores hierárquicos de que deve continuar como Diretor-Geral. Isso parece improvável, dada a situação atual, mas vamos esperar para ver como isto se desenrola.

Tags: Carlos TavaresStellantis
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?
Atualidade

O que muda no BMW XM para 2025?

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver
Atualidade

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
Saoutchik está de volta e traz preparação baseada num Mercedes-Benz SL

Saoutchik está de volta e traz preparação baseada num Mercedes-Benz SL

Chama-se Giulia ErreErre Fuoriserie e custa cerca de… 350 mil euros

Chama-se Giulia ErreErre Fuoriserie e custa cerca de... 350 mil euros

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version