Enquanto o mundo dos carros de luxo vive de nomes como Ferrari e Bugatti, um ilustre desconhecido, nascido da mente de um dos maiores engenheiros da F1, surgiu para reescrever as regras do jogo. O Gordon Murray Automotive S1 LM acaba de se tornar o carro novo mais caro da história a ser vendido em um leilão, arrematado por 20,63 milhões.
O recorde foi estabelecido em Las Vegas, durante o fim de semana de Fórmula 1, demonstrando que, em no universo de supercarros exóticos, a raridade pura ainda é o bem mais valioso.
Apenas cinco no mundo… com o mesmo dono
Curiosamente, a história do S1 LM já começava com um capítulo de exclusividade extrema. A Gordon Murray Automotive revelou, na sua estreia mundial em agosto, que toda a produção de cinco unidades havia sido adquirida por um único e misterioso colecionador. A identidade desse magnata permanece um segredo, assim como os motivos que o levaram a colocar uma dessas preciosidades a leilão pela RM Sotheby’s. O que se sabe é que o leilão provocou uma guerra de ofertas, culminando num valor que garante ao S1 LM um lugar na história, como o recordista de vendas.
O novo proprietário terá agora o privilégio de trabalhar lado a lado com o próprio Gordon Murray para personalizar cada mínimo detalhe do seu S1 LM. Como se isso não bastasse, também se juntará ao piloto Dario Franchitti em sessões de testes de desenvolvimento, vivendo a fase final de aperfeiçoamento do carro.
A essência purista com mais de 700 CV
Enquanto o T.50 de Murray é aclamado como a reinterpretação moderna do lendário McLaren F1, o S1 LM é uma evolução ainda mais fiel e radical. O design é uma homenagem direta ao F1, mas com uma linguagem contemporânea.
Sob o capô, um motor V12 4.3 litros aspirado, desenvolvido pela Cosworth especificamente para este projeto. A unidade produz mais de 700 CV de potência, atinge incríveis 12.100 rpm e é acoplada a uma transmissão manual de seis marchas que conduz a potência às rodas traseiras. O objetivo de Gordon Murray é um peso final de apenas 957 kg, prometendo uma experiência de direção de pureza absoluta.


















