Sistema de segurança nos carros ficará inútil por decisão política - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Sistema de segurança nos carros ficará inútil por decisão política

Vitor Mendes by Vitor Mendes
26/09/2025
in Atualidade, Destaques
A A
sistema de segurança nos carros

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Sistema de segurança nos carros para chamada de emergência eCall vai tornar-se inútil devido a uma transição tecnológica decidida pela União Europeia, que começa a ser implementada a partir de 2026. A ironia reside no facto de ser a própria UE que, em 2018, tornou obrigatória a tecnologia que agora ficará obsoleta.

O ponto central da mudança prende-se com a chegada do sistema eCall de nova geração (NG eCall). Este “upgrade” tecnológico significa que os veículos equipados com o sistema original, que depende das redes móveis 2G e 3G, ficarão incapazes de estabelecer a ligação de emergência automática.

Tecnologia imposta pela UE nos carros vai para o lixo

Related Post

Changan

A Changan já produziu 30 milhões de veículos

26/12/2025
Nissan LEAF

Nissan anuncia o arranque da produção do LEAF no Reino Unido

26/12/2025
Jaguar F-Pace

Jaguar F-Pace: este é o último, já não há mais

23/12/2025
Vendas de automóveis na União Europeia crescem 10% em setembro

Vendas de automóveis elétricos na UE crescem mais de 27% até novembro

23/12/2025

A partir de 1 de janeiro de 2026, todos os novos modelos terão de sair de fábrica com o novo sistema NG eCall, que funciona através das redes 4G e 5G, para poderem ser homologados na UE.

Um problema para a frota automóvel já circulante. Os proprietários de milhões de carros matriculados desde março de 2018 ficarão potencialmente desprotegidos, uma vez que os fabricantes não têm obrigação de atualizar os sistemas existentes. A funcionalidade será comprometida à medida que as operadoras de telecomunicações desativarem as redes 2G e 3G.

Na Alemanha, por exemplo, está previsto que a rede 2G cesse funções em 2028, antevendo-se o fim definitivo destas tecnologias em toda a Europa por volta de 2030.

Esta transição, embora vise modernizar e garantir a fiabilidade a longo prazo do sistema de emergência, deixa assim uma questão pendente sobre o que acontecerá aos condutores de veículos equipados com uma tecnologia que a Europa impôs e que agora será abandonada.

Tags: segurança rodoviáriatecnologia
Vitor Mendes

Vitor Mendes

Related Posts

Changan
Atualidade

A Changan já produziu 30 milhões de veículos

by Virgilio Machado
26/12/2025
Nissan LEAF
Atualidade

Nissan anuncia o arranque da produção do LEAF no Reino Unido

by Virgilio Machado
26/12/2025
Jaguar F-Pace
Atualidade

Jaguar F-Pace: este é o último, já não há mais

by Virgilio Machado
23/12/2025
Next Post
pequeno elétrico TELO

TELO: um pequeno elétrico com grandes objetivos

Cullinan da Dreame quer ofuscar o verdadeiro SUV da Rolls-Royce

Cullinan da Dreame quer ofuscar o verdadeiro SUV da Rolls-Royce

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Changan

A Changan já produziu 30 milhões de veículos

26/12/2025
Nissan LEAF

Nissan anuncia o arranque da produção do LEAF no Reino Unido

26/12/2025
Jaguar F-Pace

Jaguar F-Pace: este é o último, já não há mais

23/12/2025
Vendas de automóveis na União Europeia crescem 10% em setembro

Vendas de automóveis elétricos na UE crescem mais de 27% até novembro

23/12/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elon Musk Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hyundai KIA Lexus Marcas Mazda Mercado Mercedes Mercedes-Benz Mobilidade elétrica Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version