Serão os veículos PHEV uma mentira? - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Serão os veículos PHEV uma mentira?

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
14/02/2023
in Atualidade, Destaques
A A
Serão os veículos PHEV uma mentira?

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Desenvolvidos para introduzir a eletrificação no mundo automóvel, um estudo realizado recentemente mostra que têm muito de híbridos e pouco de elétricos.

Com a popularização da eletrificação, os híbridos plug-in posicionaram-se como a ligação perfeita entre os modelos 100% zero emissões e os veículos de combustão. A sua dualidade mecânica e a possibilidade de obter o melhor de dois mundos fizeram com que as suas vendas subissem rapidamente. Em Portugal, os benefícios fiscais para empresas fizeram com que se tornassem ainda mais apelativos.
Na verdade, por detrás destes benefícios, existem alguns estudos que parecem indicar que os híbridos plug-in, ou PHEV para simplificar, não são assim tão ecológicos como na realidade as marcas querem fazer parecer. Um estudo recente do International Council fo Clean Transportation (ICCT), colocou em causa a sua eficiência, pois acabam por se transformar em meros híbridos autorrecarregáveis. Uma das grandes vantagens destes automóveis reside, precisamente, no facto de terem um carregador embarcado, sendo ideal para utilizar o motor elétrico e a bateria em trajetos diários e citadinos. Contudo, e de acordo com dados europeus, o trajeto médio diário que realiza um condutor europeu não excede, no melhor dos casos, os 55 km. Autonomia que, 90% dos PHEV comercializados atualmente é capaz de alcançar e, em alguns casos concretos, até duplicar, como os Mercedes-Benz ou o novo Range Rover.
Para além disso, como dispõem de baterias mais pequenas, os tempos de carregamentos são fáceis de alcançar numa tomada doméstica, pois a maioria dos modelos conta com o tal carregador embarcado de 3,6 kW, o que se traduz numa carga completa durante a noite, entre 6 a 8 horas.

Menos eletricidade, mais consumo

Mas, como dizíamos no início desta notícias, o relatório do ICCT, garante que a maioria dos proprietários de veículos PHEV esquece-se de utilizar a parte elétrica do seu automóvel, confiando mais na parte da combustão. O mesmo estudo mostra que a utilização do motor elétrico está entre 26 e 56% abaixo daquilo que a Agência de Proteção Ambiental (EPA) declara quando faz a homologação da eficiência de um veículo. Como consequência direta está o facto do gasto de combustível em condução real sobre entre 42 e 67%, repercutindo-se negativamente nas emissões de CO2, que também aumentam.
A tudo isto soma-se o desgaste da parte elétrica, pois como nos confirmaram vários construtores que, se um utilizador não carrega o seu veículo pelo menos um vez por ano, pode arriscar-se a perder a garantia do mesmo. O próprio Conselho sugere que se poderia exigir aos construtores que informasse acerca dos dados dos seus veículos em situação de utilização real ou então que se estabelecessem limites relativos ao peso e à potência do veículo ou até que se bonificasse os utilizadores que possuam um ponto de carregamento doméstico com preços mais baratos para efetuarem a carga.

Related Post

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

 

Tags: NovidadesSerão verdade?Veículos PHEV
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?
Atualidade

O que muda no BMW XM para 2025?

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver
Atualidade

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
Mazda confirma CX-80 para a Europa no final de 2023

Mazda confirma CX-80 para a Europa no final de 2023

Continental faz campo de basket com pneus de corrida

Continental faz campo de basket com pneus de corrida

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version