SEAT reclama 70 anos de inovações - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


SEAT reclama 70 anos de inovações

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
14/12/2020
in Atualidade, Destaques
A A
SEAT reclama 70 anos de inovações

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Com mais de 300 patentes ativas, a SEAT tem uma longa história de inovação ao longo dos seus 70 anos.

Um grande exemplo são três invenções que revelam aspetos fundamentais da SEAT, como a sua visão avançada – a cadeira de segurança infantil de 1955 – a sua pretensão ao design funcional – a alavanca do logótipo do porta-bagagens do facelift da segunda geração do Ibiza – ou, o seu compromisso na aposta com o estilo, com – a alavanca camuflada da porta – da segunda geração do SEAT Leon.

Cadeira infantil (1955)
A primeira patente da SEAT nos 70 anos foi uma cadeirinha (SEAT ES221068A), selada em 1955. Descrevia uma cadeira composta por duas armações metálicas, articuladas para que pudessem dobrar-se sobre si mesmos como um livro, o que tornava a cadeira portátil, mas acima de tudo mais segura do que deixar as crianças nos bancos traseiros sem qualquer retenção (como era feito na época). O seu design aplicava já muitos dos conceitos básicos para um sistema eficaz de retenção de crianças. As hastes de ferro juntamente com duas correias de tecido que limitavam o ângulo máximo entre o banco e o encosto, garantiam a estabilidade da cadeira. Estas tiras permitiam dobrar-se e não eram perigosas no caso de a criança bater com a cabeça com elas. O conforto da criança foi considerado com um apoio e uma base feitos de material flexível, que poderia ser tecido, plástico ou similar.

Hoje sabemos que segurar a cadeira no veículo é essencial. A patente reivindicou a disposição na parte superior de dois ganchos de grande abertura que permitiam que a cadeira fosse pendurada na parte de trás de um assento adulto, especialmente um veículo a motor. Também tinha dois ganchos menores, o que facilitou a utilização da cadeira fora do carro, suspendendo-a como se fosse um baloiço.

Related Post

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

O corpo da criança precisa de um sistema de retenção na própria cadeira. O sistema de patentes mostra um cinto de segurança com três pontos de ancoragem. O cinto central é composto por duas fitas que são unidas por uma fivela que é difícil de manusear por uma criança. Era feito de material flexível ou elástico e era ajustável, para se adaptar ao corpo da criança e segurá-la firmemente. Uma terceira correia vertical é colocada entre as pernas da criança, fixada ao cinto e fixada no assento, uma correia semelhante aos arneses de corrida, o que impede que o corpo deslize por baixo do cinto.

Alavanca no logótipo do porta-bagagens (1999)
Na aplicação de modelo utilitário ES1042196U, a SEAT inventa um cilindro de bloqueio com uma cobertura muito especial por várias razões. A descoberta da fechadura requer uma pressão na parte superior da tampa com os dedos ou polegar. Ao fazê-lo, a tampa inclina-se e permite-lhe usar os outros dedos para ajudar a rotação, e ao completar 90 graus, também opera o trinco, libertando o portão traseiro. Ao mesmo tempo, a própria cobertura serve de pega para levantar a porta com um movimento natural ascendente do braço.

O mecanismo é funcional e prático, mas o toque principal foi colocado pelos designers, proporcionando o estilo certo. Especificamente, esta tampa é a característica “S” do logótipo SEAT e viu a sua primeira aplicação em série no restyling da segunda geração do Ibiza. Este modelo de utilidade, que também poderia ser motorizado, manteve-se nos veículos da marca até hoje, como é o caso da atual geração da SEAT Ibiza ou do novo SEAT Leon.

Pega de abertura da porta no vidro traseiro (2007)
O vidro traseiro que aparece em muitos carros, atrás das janelas traseiras, permite a expansão da área de visão para os ocupantes traseiros. Na maioria dos modelos, há uma distância notável entre o vidro traseiro e o lado posterior. No entanto, os designers da SEAT decidiram que podiam dar continuidade à superfície de vidro da área traseira na segunda geração SEAT Leon. Isso permitiu ganhar estilo e dinamismo na linha do veículo.

Tags: 70 anosAtecaLeónMiiSEATTarraco
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?
Atualidade

O que muda no BMW XM para 2025?

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver
Atualidade

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
SIVA passa a incluir no seu portefólio as marcas SEAT e CUPRA

SIVA passa a incluir no seu portefólio as marcas SEAT e CUPRA

SEAT explica 10 “coisas” sobre o veículo elétrico

SEAT explica 10 "coisas" sobre o veículo elétrico

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version