SEAT reclama 70 anos de inovações - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


SEAT reclama 70 anos de inovações

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
14/12/2020
in Atualidade, Destaques
A A
SEAT reclama 70 anos de inovações

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Com mais de 300 patentes ativas, a SEAT tem uma longa história de inovação ao longo dos seus 70 anos.

Um grande exemplo são três invenções que revelam aspetos fundamentais da SEAT, como a sua visão avançada – a cadeira de segurança infantil de 1955 – a sua pretensão ao design funcional – a alavanca do logótipo do porta-bagagens do facelift da segunda geração do Ibiza – ou, o seu compromisso na aposta com o estilo, com – a alavanca camuflada da porta – da segunda geração do SEAT Leon.

Cadeira infantil (1955)
A primeira patente da SEAT nos 70 anos foi uma cadeirinha (SEAT ES221068A), selada em 1955. Descrevia uma cadeira composta por duas armações metálicas, articuladas para que pudessem dobrar-se sobre si mesmos como um livro, o que tornava a cadeira portátil, mas acima de tudo mais segura do que deixar as crianças nos bancos traseiros sem qualquer retenção (como era feito na época). O seu design aplicava já muitos dos conceitos básicos para um sistema eficaz de retenção de crianças. As hastes de ferro juntamente com duas correias de tecido que limitavam o ângulo máximo entre o banco e o encosto, garantiam a estabilidade da cadeira. Estas tiras permitiam dobrar-se e não eram perigosas no caso de a criança bater com a cabeça com elas. O conforto da criança foi considerado com um apoio e uma base feitos de material flexível, que poderia ser tecido, plástico ou similar.

Hoje sabemos que segurar a cadeira no veículo é essencial. A patente reivindicou a disposição na parte superior de dois ganchos de grande abertura que permitiam que a cadeira fosse pendurada na parte de trás de um assento adulto, especialmente um veículo a motor. Também tinha dois ganchos menores, o que facilitou a utilização da cadeira fora do carro, suspendendo-a como se fosse um baloiço.

Related Post

Há países onde se compra os pontos da carta de um morto…

Há países onde se compra os pontos da carta de um morto…

15/09/2025
Italdesign desenha SUV com base na plataforma MEB da VW

Italdesign desenha SUV com base na plataforma MEB da VW

15/09/2025
Porsche

Porsche 924 S renasce com motor do Nissan LEAF

15/09/2025
McLaren revela 750S especial e dedicado ao Japão

McLaren revela 750S especial e dedicado ao Japão

15/09/2025

O corpo da criança precisa de um sistema de retenção na própria cadeira. O sistema de patentes mostra um cinto de segurança com três pontos de ancoragem. O cinto central é composto por duas fitas que são unidas por uma fivela que é difícil de manusear por uma criança. Era feito de material flexível ou elástico e era ajustável, para se adaptar ao corpo da criança e segurá-la firmemente. Uma terceira correia vertical é colocada entre as pernas da criança, fixada ao cinto e fixada no assento, uma correia semelhante aos arneses de corrida, o que impede que o corpo deslize por baixo do cinto.

Alavanca no logótipo do porta-bagagens (1999)
Na aplicação de modelo utilitário ES1042196U, a SEAT inventa um cilindro de bloqueio com uma cobertura muito especial por várias razões. A descoberta da fechadura requer uma pressão na parte superior da tampa com os dedos ou polegar. Ao fazê-lo, a tampa inclina-se e permite-lhe usar os outros dedos para ajudar a rotação, e ao completar 90 graus, também opera o trinco, libertando o portão traseiro. Ao mesmo tempo, a própria cobertura serve de pega para levantar a porta com um movimento natural ascendente do braço.

O mecanismo é funcional e prático, mas o toque principal foi colocado pelos designers, proporcionando o estilo certo. Especificamente, esta tampa é a característica “S” do logótipo SEAT e viu a sua primeira aplicação em série no restyling da segunda geração do Ibiza. Este modelo de utilidade, que também poderia ser motorizado, manteve-se nos veículos da marca até hoje, como é o caso da atual geração da SEAT Ibiza ou do novo SEAT Leon.

Pega de abertura da porta no vidro traseiro (2007)
O vidro traseiro que aparece em muitos carros, atrás das janelas traseiras, permite a expansão da área de visão para os ocupantes traseiros. Na maioria dos modelos, há uma distância notável entre o vidro traseiro e o lado posterior. No entanto, os designers da SEAT decidiram que podiam dar continuidade à superfície de vidro da área traseira na segunda geração SEAT Leon. Isso permitiu ganhar estilo e dinamismo na linha do veículo.

Tags: 70 anosAtecaLeónMiiSEATTarraco
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Há países onde se compra os pontos da carta de um morto…
Atualidade

Há países onde se compra os pontos da carta de um morto…

by Ricardo Carvalho
15/09/2025
Italdesign desenha SUV com base na plataforma MEB da VW
Atualidade

Italdesign desenha SUV com base na plataforma MEB da VW

by Ricardo Carvalho
15/09/2025
Porsche
Atualidade

Porsche 924 S renasce com motor do Nissan LEAF

by Vitor Mendes
15/09/2025
Next Post
SIVA passa a incluir no seu portefólio as marcas SEAT e CUPRA

SIVA passa a incluir no seu portefólio as marcas SEAT e CUPRA

SEAT explica 10 “coisas” sobre o veículo elétrico

SEAT explica 10 "coisas" sobre o veículo elétrico

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Há países onde se compra os pontos da carta de um morto…

Há países onde se compra os pontos da carta de um morto…

15/09/2025
Italdesign desenha SUV com base na plataforma MEB da VW

Italdesign desenha SUV com base na plataforma MEB da VW

15/09/2025
Porsche

Porsche 924 S renasce com motor do Nissan LEAF

15/09/2025
McLaren revela 750S especial e dedicado ao Japão

McLaren revela 750S especial e dedicado ao Japão

15/09/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version