SEAT explica o som do silêncio - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


SEAT explica o som do silêncio

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
08/05/2020
in Atualidade, Destaques
A A
SEAT explica o som do silêncio

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Um automóvel, mais de mil sons. Desde a rotação do motor ou das rodas, até ao fecho de uma porta e à ventilação, até à inclinação de um banco.

A lista de fontes sonoras num automóvel é interminável. Todas elas são analisadas na câmara. “Por um lado, medimos o nível de incómodo dos ruídos e verificamos se estes são reduzidos ao mínimo e, por outro, verificamos se os sons que queremos ouvir, os que se referem ao veículo, estão perfeitamente definidos. Finalmente, trabalhamos na harmonia de todos eles”, explica Ignacio Zabala, chefe do departamento de Acústica da SEAT.

Os engenheiros e técnicos prestam especial atenção ao motor e ao escape, porque são a voz do automóvel. Muitos dos sons de um automóvel transmitem-nos informação, como o inconfundível “clique” dos indicadores de mudança de direção, que nos permitem saber, sem verificar que eles estão ativados. Mas não é só o ruído do motor e do escape que nos informam de quando devemos mudar velocidade ou de velocidade de aceleração, como também nos dão uma visão do carácter de um modelo. “Todos temos uma ideia muito clara do barulho de um motor desportivo. É por isso que verificamos na câmara anecoica que ela transmite o que queremos”, explica Ignacio Zabala.

Como é que soa o frio? No interior da sala, os especialistas gravam com diferentes microfones de alta sensibilidade. Entre eles, um binaural, um tronco com microfones ao nível do ouvido para obter gravações representativas da forma como os ocupantes ouvem.

Colocam-no em diferentes posições para determinar que cada um dos sons analisados é ouvido como deve ser de qualquer ângulo. Mas também recriam condições diferentes, como a temperatura, porque, como explica Ignacio Zabala, “um limpa para-brisas não soa tão bem quando está quente no exterior e não soa o mesmo quando a temperatura está abaixo de zero, um motor quando acaba de ser ligado e quando já está quente, ou as rodas em pavimentos diferentes”.

Related Post

Saudade Suzuki

Saudade no Japão remete para o Renault 5

31/07/2025
XPeng

Vem da China, mas é a marca de elétricos que deixa mais clientes satisfeitos

31/07/2025
CUPRA ultrapassa SEAT em vendas pela primeira vez

CUPRA ultrapassa SEAT em vendas pela primeira vez

31/07/2025
Tesla Model X e Model S vão deixar de ser vendidos na Europa

Tesla Model X e Model S vão deixar de ser vendidos na Europa

31/07/2025

Hertz, decibéis e psico-acústica. Os engenheiros e técnicos do departamento de Acústica da SEAT têm à sua disposição muitas ferramentas de análise.

Dos mais básicos, como volume ou distribuição espectral, a outros parâmetros mais técnicos, como o campo da psico-acústica, ou a perceção subjetiva do som. “Por exemplo, um ligeiro tilintar pode deixar-nos muito nervosos e perturbar-nos mais do que algo estridente”, diz Ignacio Zabala. Um dos indicadores mais importantes da psico-acústica é a articulação, que mede a capacidade de manter uma conversa entre duas pessoas num determinado ambiente.

Uma orquestra sobre rodas. “Não vale a pena um automóvel ter muito isolamento do exterior, se o sistema de ventilação soar muito forte. É por isso que é tão importante reduzir o ruído e definir os sons para alcançar a harmonia entre todos eles”, diz Ignacio Zabala. E tudo para conseguir o maior conforto dos ocupantes do veículo, porque a acústica, explica o engenheiro, “tem um impacto direto no conforto e é um fator determinante na perceção da qualidade de um automóvel”.

O ranking do silêncio

  1. Câmara anecoica. O recorde do Guinness é mantido pela Microsoft, em Washington (EUA), desde 2015, que atinge -20,16 decibéis. O ruído de duas moléculas de ar que colidem uma com a outra é -24.
  2. Deserto do Atacama, Chile. O deserto não polar mais árido da Terra.
  3. Ushuaia, Argentina. A cidade conhecida como o fim do mundo.
  4. Anza-Borrego Desert State Park, EUA. Um ecossistema rochoso que produz silêncio pedregoso.
  5. Troll’s Road, Noruega. A estrada com mais curvas do mundo também se destaca por ser o caminho para a mais absoluta tranquilidade.
Tags: AtecaSEATSom do silêncio
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Saudade Suzuki
Atualidade

Saudade no Japão remete para o Renault 5

by Vitor Mendes
31/07/2025
XPeng
Atualidade

Vem da China, mas é a marca de elétricos que deixa mais clientes satisfeitos

by Vitor Mendes
31/07/2025
CUPRA ultrapassa SEAT em vendas pela primeira vez
Atualidade

CUPRA ultrapassa SEAT em vendas pela primeira vez

by Ricardo Carvalho
31/07/2025
Next Post
BF Goodrich lança novo Cross Control 2 para pesados

BF Goodrich lança novo Cross Control 2 para pesados

SEAT estende por três meses a cobertura da garantia do seu veículo

SEAT estende por três meses a cobertura da garantia do seu veículo

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Indianos da Tata Motors compram Grupo Iveco

Indianos da Tata Motors compram Grupo Iveco

31/07/2025
Saudade Suzuki

Saudade no Japão remete para o Renault 5

31/07/2025
XPeng

Vem da China, mas é a marca de elétricos que deixa mais clientes satisfeitos

31/07/2025
CUPRA ultrapassa SEAT em vendas pela primeira vez

CUPRA ultrapassa SEAT em vendas pela primeira vez

31/07/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version