SEAT comemora 50 anos de evolução do 127 ao Ibiza - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


SEAT comemora 50 anos de evolução do 127 ao Ibiza

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
29/04/2022
in Atualidade, Destaques
A A
SEAT comemora 50 anos de evolução do 127 ao Ibiza

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Em 1972, chegou ao mercado um veículo que marcou um ponto de viragem no mundo da mobilidade. Foi o SEAT 127.

Com mais de 1,3 milhões de unidades vendidas, tornou-se o best-seller histórico da marca até à chegada do SEAT Ibiza, que, ao fim de cinco gerações, ainda detém o título com mais de 6 milhões de unidades vendidas. Hoje, meio século depois do lançamento do 127, estes dois veículos, referências nas respetivas eras em termos de tecnologia, design e segurança, viajam juntos pela primeira vez.

Na vanguarda do design. Os dois não podiam ser tão diferentes: tamanhos díspares, linhas retas versus formas arredondadas, jantes 13 versus 18 polegadas. É difícil imaginar que o Ibiza é um descendente do 127, mas este foi o primeiro expoente do segmento B, o que deu lugar a outra forma de usar veículos – para fins de utilidade. Destinado a um público jovem, “o 127 estava disponível em cinco cores e, pela primeira vez, incorporou uma porta traseira pela primeira vez para aumentar a capacidade de carga”, destaca Isidre López, Responsável da SEAT Historic Car Collection. Com as suas cinco portas e nove cores, o Ibiza “continua a ser o carro para as gerações mais jovens” comenta Xavier Gomis, Engenheiro de I&D da SEAT.

Dois carros pequenos com grandes interiores. Apesar das suas pequenas proporções, o habitáculo do 127 era realmente espaçoso. “Graças ao bom aproveitamento dos espaços e da carroçaria, tinha uma habitabilidade de 80%”, explica Isidre. O Ibiza, por outro lado, “conseguiu manter o espaço como recurso, incorporando hoje um elemento-chave: o infotainment”, diz Xavier. Como? Com um ecrã até 9,2 polegadas, 20% maior do que na quarta geração, e um Cockpit Digital de 26 centímetros.

Related Post

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025

Em 1972, a única maneira de interagir com o exterior era através das janelas. “No 127, esta ligação foi realçada por um grande para-brisas retangular, que melhorou a visibilidade e trazia luz ao interior”, diz Isidre. No Ibiza, esta ligação vai muito mais além, tornando-se um veículo 100% conectado. “O sistema Full Link permite ligar os smartphones ao veículo, enquanto o SEAT Connect dá acesso constante à Internet e engloba toda a interação dentro e fora do veículo”, diz Xavier.

“O 127 foi o primeiro veículo da SEAT equipado com cintos de segurança de três pontos e o primeiro com tração dianteira, o que o tornou seguro e fácil de conduzir”, explica Isidre. No entanto, apesar de ser um dos veículos mais seguros da sua época, não se pode comparar com os sistemas de segurança avançados da quinta geração do Ibiza. “Os assistentes de condução não só protegem os ocupantes do veículo, como também tornam a condução muito mais confortável”, diz Xavier. Estes incluem Lane Assist, Tiredness Recognition, Adaptive Cruise Control (ACC) e Traffic Sign Recognition.

A iluminar o caminho. Uma das grandes novidades na iluminação do 127 foram os faróis retangulares, deixando para trás as unidades de iluminação frontal redondas dos modelos anteriores. “Isto trouxe uma iluminação mais eficaz e um visual mais moderno”, sublinha Isidre. Anos-luz à frente, “o Ibiza tem tecnologia Full LED, com distintos faróis triangulares de luz branca e iluminação ambiente no interior”, diz Xavier. “Há cinquenta anos, o SEAT 127 começou a iluminar o caminho que hoje pertence ao Ibiza”, diz Isidre. Ambos os veículos adaptaram-se com sucesso às necessidades dos seus tempos, com características avançadas para o seu segmento.

 

Tags: SEAT IbizaSEAT127
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito
Atualidade

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda
Atualidade

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Xiaomi
Atualidade

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Next Post
Opel inicia comercialização do renovado Grandland em Portugal

Opel inicia comercialização do renovado Grandland em Portugal

Nova Peugeot 308 SW à venda esta semana

Nova Peugeot 308 SW à venda esta semana

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version