Enquanto o Roadster de nova geração de Elon Musk permanece uma miragem, uma ‘startup’ britânica fundada por ex-engenheiros da Tesla pegou no manual do desportivo elétrico e riscou a primeira página: “Simplificar e aliviar peso”. O resultado é o espantoso Longbow Speedster.
A indústria automóvel vive obcecada com cavalos, mas esqueceu-se de um factor decisivo: os quilos. Enquanto todos corriam para acrescentar mais potência e bateria, dois ex-engenheiros da Tesla decidiram seguir o caminho oposto. A sua missão? Criar o que chamam de primeiro Featherweight Electric Vehicle (VEP – Veículo Elétrico Pena) do mundo.
A aposta tem um nome: Longbow Speedster. E números que falam por si: 895 kg de pura leveza, 0-100 km/h em 3,5 segundos e uma autonomia de 443 km. Em contraponto, o Roadster da Tesla, anunciado em 2017 com 1,9 segundos nos 0-100 km/h e 998 km de autonomia, tornou-se uma lenda precisamente pelo oposto: por nunca ninguém o ter visto.
A Filosofia: A velocidade da leveza
Fundada por Daniel Davy e Mark Tapscott, a Longbow Motors não quis entrar na guerra dos ‘cavalos’. O seu manifesto é claro: “agilidade, pureza e conexão” em detrimento do excesso de potência e complexidade.
“O Speedster parece ter tocado numa corda sensível entre os entusiastas. É a ilustração mais pura da nossa abordagem ‘A Velocidade da Leveza'”, explica Daniel Davy, CEO da startup.
A credibilidade do projeto é reforçada por um conselho consultivo de peso no mundo da performance britânica, incluindo Mike Flewitt, ex-CEO da McLaren, e Michael van der Sande, que passou pela Lucid Europe e pela divisão de veículos especiais da Jaguar Land Rover.
De Rascunho a Protótipo em seis meses
Numa proeza notável, a equipa conseguiu levar o primeiro protótipo funcional do papel para o asfalto em apenas seis meses. O chassi é de alumínio e o sistema de baterias foi desenhado de raiz para maximizar a rigidez e minimizar a massa.
O design minimalista, sem para-brisas e sem capota, bebe inspiração em ícones como o BAC Mono, assumindo uma postura agressiva e despojada que promete uma condução visceral.
Para quem prefere um desportivo mais convencional, a Longbow prepara um irmão com capota, batizado simplesmente de ‘Roadster’.
Reservas Abertas: Oportunidade sem risco
A edição de lançamento será limitada a apenas 150 unidades, divididas entre uma edição ‘Autograph’ (25 carros) e o modelo ‘Standard’ (125 carros).
As reservas já estão abertas, com um sinal de 5.000 libras para a edição especial ou 1.000 libras para o modelo base – valores totalmente reembolsáveis. Um contraste gritante com os 50.000 dólares (cerca de 46.000 euros) que a Tesla exige para uma mera reserva do seu ainda invisível Roadster.
 
			



















