Sabe porque é que a China domina o setor das baterias para elétricos? - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Sabe porque é que a China domina o setor das baterias para elétricos?

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
07/08/2025
in Atualidade, Destaques
A A
Sabe porque é que a China domina o setor das baterias para elétricos?

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

A China é uma autêntica fábrica de carros elétricos. Basta olhar para a BYD ou para a Geely. A que não é alheio o facto de dominarem de forma esmagadora um dos setores mais estratégicos da indústria automóvel, o das baterias para elétricos.

Só a CATL e a BYD concentram mais de 50% da produção mundial, um número difícil de ultrapassar por qualquer outra potência mundial: a CATL concentra entre 34 a 38% do mercado global de bateria para elétricos, e a BYD fica-se pelos 18%.

Em conjunto, representam mais de metade de todoas as baterias instaladas em carros elétricos, híbridos plug-in, carrinhas e autocarros elétricos.

Related Post

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025
911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

11/08/2025
Este é o primeiro Batur cabrio desenvolvido pela Mulliner

Este é o primeiro Batur cabrio desenvolvido pela Mulliner

10/08/2025
Honda

Carros elétricos? Honda explica por que os evitou até hoje

09/08/2025

Leia também: FIAT testa a troca de baterias nos 500 elétricos

Já lá vão mais de dez anos que a China apostou forte no setor das baterias elétricas com o facto de controlar as matérias-primas, uma capacidade produtiva sem rival, preços competentes e competitivos, investimento em investigação e desenvolvimento e por fim uma rede de fornecedores que facilita a logísticas em grande escala.

A CATL, líder do setor, investiu milhões na expansão da sua capacidade de produção e no desenvolvimento de novas tecnologias. Recentemente, anunciou a produção de baterias com densidade energética suficiente para oferecer autonomias teóricas de mais de 1000 km. Também está a trabalhar em sistemas de baterias de sódio-ião, que prometem um custo mais baixo, maior tolerância a temperaturas extremas e menor dependência do lítio. Além disso, assinou acordos com os principais fabricantes internacionais — incluindo Tesla, BMW e Mercedes —, o que lhe permite garantir um fluxo constante de encomendas a longo prazo.

BateriasA BYD, por sua vez, seguiu uma estratégia um pouco diferente, mas igualmente eficaz. Além de fabricar baterias, produz os seus próprios veículos elétricos, o que lhe permite controlar toda a cadeia de valor, desde as matérias-primas até à venda final. A sua tecnologia Blade Battery, baseada em células LFP (lítio-ferrofosfato), provou ser mais segura contra incêndios e mais duradoura, embora com menor densidade energética do que as baterias NMC (níquel, manganês, cobalto).

A concentração de poder nestas duas empresas tem implicações geoestratégicas evidentes. O domínio chinês não se limita à produção: também abrange o tratamento de materiais como lítio, níquel, cobalto ou grafite, essenciais para a produção de baterias. Em alguns destes processos, a China concentra até 90% do fornecimento mundial. Esta situação gera uma forte dependência tecnológica para a Europa e os Estados Unidos, especialmente num contexto de tensões comerciais e restrições cruzadas à exportação de componentes sensíveis.

Atualmente, com algumas exceções como a Northvolt na Suécia ou as fábricas da LG e da Samsung na Europa Oriental, a maioria das fábricas em funcionamento ou em construção ainda está longe de atingir a escala dos seus concorrentes chineses.

Tags: BateriasBYDCATLChina
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV
Atualidade

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche
Atualidade

911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Este é o primeiro Batur cabrio desenvolvido pela Mulliner
Atualidade

Este é o primeiro Batur cabrio desenvolvido pela Mulliner

by Ricardo Carvalho
10/08/2025
Next Post
apanhado autoestrada

Apanhado a 321 km/h e nem ficou perto do recorde desta autoestrada!

melhores SUV

Os 5 melhores SUV com muito espaço na mala

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025
911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

11/08/2025
Este é o primeiro Batur cabrio desenvolvido pela Mulliner

Este é o primeiro Batur cabrio desenvolvido pela Mulliner

10/08/2025
Honda

Carros elétricos? Honda explica por que os evitou até hoje

09/08/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version