RS Q e-tron E2 é o Audi para a edição 2023 do Dakar - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


RS Q e-tron E2 é o Audi para a edição 2023 do Dakar

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
01/09/2022
in Atualidade, Destaques
A A
RS Q e-tron E2 é o Audi para a edição 2023 do Dakar

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Em março último, o Audi RS Q e-tron venceu o seu primeiro rali de deserto, em Abu Dhabi, e agora a próxima evolução do protótipo está pronta, com melhorias significativas para os ralis de Marrocos 2022 e Dakar 2023.

Na sequência dos testes iniciais liderados por Arnau Niubó Bosch, Chefe de Engenharia de Testes, a Audi Sport revelou esta quinta-feira o RS Q e-tron E2 em Neuburg an der Donau, na Alemanha.

A carroçaria é totalmente nova e apresenta uma aerodinâmica significativamente melhorada. O que ajuda a baixar o peso e o centro de gravidade do protótipo. O conceito aerodinâmico na área da carroçaria debaixo do capô é completamente novo. A Audi eliminou a parte dos guarda-lamas que estava atrás das rodas da frente e criou a transição até à porta.

É certo que as novas dimensões do cockpit significam que o corpo tem uma secção transversal maior e, portanto, menos favorável. No entanto, foi possível reduzir o arrasto aerodinâmico geral em cerca de 15 por cento. O que não altera a velocidade máxima. Permanece limitado aos 170 km/h dos regulamentos.

Related Post

CEO da Mercedes teme que a indústria automóvel europeia colapse

CEO da Mercedes teme que a indústria automóvel europeia colapse

12/08/2025
GP1 é um superdesportivo analógico italiano produzido no Reino Unido

GP1 é um superdesportivo analógico italiano produzido no Reino Unido

12/08/2025
BYD prepara hipercarro elétrico com… mais de 3000 CV

BYD prepara hipercarro elétrico com… mais de 3000 CV

12/08/2025
Estudo independente diz que BYD Atto3 percorre menos 111 km do que a autonomia anunciada

Estudo independente diz que BYD Atto3 percorre menos 111 km do que a autonomia anunciada

12/08/2025

Novas estratégias operacionais melhoram a eficiência do sistema de transmissão elétrica. A transmissão elétrica do Audi RS Q e-tron E2 é constituída por um conversor de energia composto por um motor de combustão interna e um gerador, bem como por uma bateria de alta tensão e dois motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro.

A gestão da energia desempenha um papel crucial. A eficácia do sistema de controlo eletrónico do complexo motor elétrico no Dakar permitiu excedentes de potência de curto prazo em situações em que as rodas faziam menos contato com o solo ao saltar ou em terrenos irregulares. Uma vantagem importante, uma vez que os regulamentos da FIA impõem um limite de 2 kilojoules de excesso de energia.
Na mudança de rodas, o piloto e co-piloto beneficiam agora de uma operação facilitada.

Os pilotos da Audi, Mattias Ekström/Emil Bergkvist, Stéphane Peterhansel/Edouard Boulanger e Carlos Sainz/Lucas Cruz passam a conseguir trabalhar com muito mais facilidade depois de um furo. Uma carroçaria simples, plana e componentes facilmente removíveis substituem as anteriores tampas volumosas das rodas sobresselentes nas laterais. As novas jantes de dez raios do parceiro Rotiform são mais fáceis de manusear.

No cockpit, os ecrãs continuam no campo de visão do condutor e estão localizados na consola central e o painel central com os seus 24 indicadores também se manteve. No entanto, os engenheiros reestruturaram os ecrãs e os controlos.

Esta evolução do Audi RS Q e-tron, denominada por E2, marca o início da segunda fase do programa de desenvolvimento do protótipo. Em outubro, no Rally de Marrocos, a equipa Audi Sport começará a preparação para o seu grande objetivo, o Rally Dakar 2023.

Tags: Audi E1 Q-etron
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

CEO da Mercedes teme que a indústria automóvel europeia colapse
Atualidade

CEO da Mercedes teme que a indústria automóvel europeia colapse

by Ricardo Carvalho
12/08/2025
GP1 é um superdesportivo analógico italiano produzido no Reino Unido
Atualidade

GP1 é um superdesportivo analógico italiano produzido no Reino Unido

by Ricardo Carvalho
12/08/2025
BYD prepara hipercarro elétrico com… mais de 3000 CV
Atualidade

BYD prepara hipercarro elétrico com… mais de 3000 CV

by Ricardo Carvalho
12/08/2025
Next Post
Citroën AMI ganha versão topo de gama Tonic

Citroën AMI ganha versão topo de gama Tonic

Novo Honda Civic já pode ser encomendado via net

Novo Honda Civic já pode ser encomendado via net

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
CEO da Mercedes teme que a indústria automóvel europeia colapse

CEO da Mercedes teme que a indústria automóvel europeia colapse

12/08/2025
GP1 é um superdesportivo analógico italiano produzido no Reino Unido

GP1 é um superdesportivo analógico italiano produzido no Reino Unido

12/08/2025
BYD prepara hipercarro elétrico com… mais de 3000 CV

BYD prepara hipercarro elétrico com… mais de 3000 CV

12/08/2025
Estudo independente diz que BYD Atto3 percorre menos 111 km do que a autonomia anunciada

Estudo independente diz que BYD Atto3 percorre menos 111 km do que a autonomia anunciada

12/08/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version