Renault 5 Prototype reedita o mítico “piscar de olhos” das óticas - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Renault 5 Prototype reedita o mítico “piscar de olhos” das óticas

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
11/02/2021
in Atualidade, Destaques
A A
Renault 5 Prototype reedita o mítico “piscar de olhos” das óticas

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Um automóvel de culto dos anos 70 com faróis a piscar. Lembra-lhe alguma coisa? O R5, é claro! O seu estilo atrevido faz parte da nossa herança e o Renault 5 Prototype, lançado em janeiro, não renega o antecessor. Nicolas Jardin, o designer exterior do protótipo, conta-nos como reinterpretou, de forma moderna, o famoso design do Renault 5 original.

Toda a gente conhece o seu design atrevido e rebelde, que depressa se tornou tão idolatrado como o próprio automóvel. Já em 1972, ano do lançamento, a Renault personificou o seu estilo no famoso cartoon “Les Aventures de Supercar”, da mesma forma que fez furor nas estradas durante a operação “Take the wheel” realizada na época. O Renault 5, embelezado com os faróis em forma de “olhos”, simplesmente ia ao encontro dos clientes. E foi este olhar emblemático e bem popular que Nicolas Jardin quis reproduzir no Renault 5 Prototype, enquanto projeção para o futuro.

O Renault 5 Prototype, que foi revelado a 14 de janeiro e que prefigura um futuro modelo elétrico herdeiro do R5, fez já “correr muita tinta”. É preciso dizer que os designers fizeram uma brilhante reinterpretação do estilo original da versão nascida em 1972. Sem ser retro, o protótipo identifica, de imediato, os genes do mítico antecessor. No coração do Technocentre, o local onde são desenvolvidos os “concepts” e as maquetes do Grupo Renault, Nicolas Jardin revela a génese do projeto: “O trabalho no protótipo não foi de tema livre. Foi um trabalho de reinterpretação do R5 e da sua projeção para o futuro, para o tornar num objeto moderno”.

Para redesenhar os faróis atrevidos e as luzes diurnas, “tudo começou a partir das linhas, ângulos e raios dos elementos que compunham a dianteira do R5 original. Durante os esboços, os faróis tornaram-se completamente diferentes nas suas proporções, tal como o seu design”.
A versão final, muito trabalhada e aprimorada, evoca “risos” e “olhos” levemente enrugados. Já as luzes diurnas, de formato retangular na parte inferior, que lembram os faróis de nevoeiro da época, estão incluídos no para-choques à cor da carroçaria, como no modelo original. “O seu tratamento cristalino e tridimensional, bem como os seus ângulos muito precisos, evocam os cortes a laser e o mundo da aerodinâmica e aeronáutica”.

Related Post

Xavier Lázaro não foi feliz na final em Cremona

Xavier Lázaro não foi feliz na final em Cremona

06/07/2025
Mercedes está espantada com a quantidade de encomendas do novo CLA

Mercedes está espantada com a quantidade de encomendas do novo CLA

06/07/2025
carro elétrico estudo

O verdadeiro inimigo da bateria do seu carro elétrico (e não é o Ar Condicionado)

05/07/2025
renault

Como a Renault quer usar DRONES como heróis a partir de carros elétricos

05/07/2025

Finalmente, um conjunto de processos ultramodernos assumiram o papel de reinventar a icónica silhueta do R5. Nomeadamente a tecnologia de matriz de LED, que permite integrar movimento e programar animações que dão vida aos faróis dianteiros. Isto é devidamente ilustrado pela sequência de boas-vindas. O novo logotipo ilumina-se e inicia uma animação que se estende à grelha frontal.

De seguida, os faróis ganham vida com um piscar de luzes. É impossível não reparar neste piscar de olhos! “Graças à tecnologia de matriz de LED e às sequências animadas que nos brindam à chegada, somos capazes de recriar a expressividade e personalidade marcantes do automóvel original”.

Assim, seja no design ou na tecnologia, os faróis dianteiros do Protótipo Renault R5, pelo menos no papel, pouco ou nada têm a ver com os que equipavam o R5 original. No entanto, reconhecemos facilmente o seu aspeto. Esta foi sem dúvida uma aposta ganha! “Para ser um digno herdeiro do R5, este automóvel teria de ser expressivo e ganhar vida. Nós conseguimos atingir o objetivo com este protótipo, um verdadeiro objeto de design moderno que incorpora a habitual “joie de vivre” (alegria de viver) da Renault”, conclui Nicolas Jardin.

Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Xavier Lázaro não foi feliz na final em Cremona
Atualidade

Xavier Lázaro não foi feliz na final em Cremona

by Ricardo Carvalho
06/07/2025
Mercedes está espantada com a quantidade de encomendas do novo CLA
Atualidade

Mercedes está espantada com a quantidade de encomendas do novo CLA

by Ricardo Carvalho
06/07/2025
carro elétrico estudo
Atualidade

O verdadeiro inimigo da bateria do seu carro elétrico (e não é o Ar Condicionado)

by Vitor Mendes
05/07/2025
Next Post
Renovado Hyundai i30 já está à venda em Portugal

Renovado Hyundai i30 já está à venda em Portugal

Ford F-150 Rocket League Edition está preparada para entrar no mundo dos videojogos

Ford F-150 Rocket League Edition está preparada para entrar no mundo dos videojogos

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Xavier Lázaro não foi feliz na final em Cremona

Xavier Lázaro não foi feliz na final em Cremona

06/07/2025
Mercedes está espantada com a quantidade de encomendas do novo CLA

Mercedes está espantada com a quantidade de encomendas do novo CLA

06/07/2025
carro elétrico estudo

O verdadeiro inimigo da bateria do seu carro elétrico (e não é o Ar Condicionado)

05/07/2025
renault

Como a Renault quer usar DRONES como heróis a partir de carros elétricos

05/07/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version