Renault 5 Prototype reedita o mítico “piscar de olhos” das óticas - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Renault 5 Prototype reedita o mítico “piscar de olhos” das óticas

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
11/02/2021
in Atualidade, Destaques
A A
Renault 5 Prototype reedita o mítico “piscar de olhos” das óticas

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Um automóvel de culto dos anos 70 com faróis a piscar. Lembra-lhe alguma coisa? O R5, é claro! O seu estilo atrevido faz parte da nossa herança e o Renault 5 Prototype, lançado em janeiro, não renega o antecessor. Nicolas Jardin, o designer exterior do protótipo, conta-nos como reinterpretou, de forma moderna, o famoso design do Renault 5 original.

Toda a gente conhece o seu design atrevido e rebelde, que depressa se tornou tão idolatrado como o próprio automóvel. Já em 1972, ano do lançamento, a Renault personificou o seu estilo no famoso cartoon “Les Aventures de Supercar”, da mesma forma que fez furor nas estradas durante a operação “Take the wheel” realizada na época. O Renault 5, embelezado com os faróis em forma de “olhos”, simplesmente ia ao encontro dos clientes. E foi este olhar emblemático e bem popular que Nicolas Jardin quis reproduzir no Renault 5 Prototype, enquanto projeção para o futuro.

O Renault 5 Prototype, que foi revelado a 14 de janeiro e que prefigura um futuro modelo elétrico herdeiro do R5, fez já “correr muita tinta”. É preciso dizer que os designers fizeram uma brilhante reinterpretação do estilo original da versão nascida em 1972. Sem ser retro, o protótipo identifica, de imediato, os genes do mítico antecessor. No coração do Technocentre, o local onde são desenvolvidos os “concepts” e as maquetes do Grupo Renault, Nicolas Jardin revela a génese do projeto: “O trabalho no protótipo não foi de tema livre. Foi um trabalho de reinterpretação do R5 e da sua projeção para o futuro, para o tornar num objeto moderno”.

Para redesenhar os faróis atrevidos e as luzes diurnas, “tudo começou a partir das linhas, ângulos e raios dos elementos que compunham a dianteira do R5 original. Durante os esboços, os faróis tornaram-se completamente diferentes nas suas proporções, tal como o seu design”.
A versão final, muito trabalhada e aprimorada, evoca “risos” e “olhos” levemente enrugados. Já as luzes diurnas, de formato retangular na parte inferior, que lembram os faróis de nevoeiro da época, estão incluídos no para-choques à cor da carroçaria, como no modelo original. “O seu tratamento cristalino e tridimensional, bem como os seus ângulos muito precisos, evocam os cortes a laser e o mundo da aerodinâmica e aeronáutica”.

Related Post

Papa

Adeus ao Fiat 500L. O Papa Leão XIV escolheu um carro maior e elétrico

21/05/2025
Xiaomi diz que 10.000 contas falsas espalharam mentiras sobre os seus elétricos

Xiaomi diz que 10.000 contas falsas espalharam mentiras sobre os seus elétricos

21/05/2025
Scania apresenta novo motor Super 11 mais leve eficiente

Scania apresenta novo motor Super 11 mais leve eficiente

21/05/2025
Pirelli e Luna Rossa juntos para a 38ª Edição da America´s Cup

Pirelli e Luna Rossa juntos para a 38ª Edição da America´s Cup

21/05/2025

Finalmente, um conjunto de processos ultramodernos assumiram o papel de reinventar a icónica silhueta do R5. Nomeadamente a tecnologia de matriz de LED, que permite integrar movimento e programar animações que dão vida aos faróis dianteiros. Isto é devidamente ilustrado pela sequência de boas-vindas. O novo logotipo ilumina-se e inicia uma animação que se estende à grelha frontal.

De seguida, os faróis ganham vida com um piscar de luzes. É impossível não reparar neste piscar de olhos! “Graças à tecnologia de matriz de LED e às sequências animadas que nos brindam à chegada, somos capazes de recriar a expressividade e personalidade marcantes do automóvel original”.

Assim, seja no design ou na tecnologia, os faróis dianteiros do Protótipo Renault R5, pelo menos no papel, pouco ou nada têm a ver com os que equipavam o R5 original. No entanto, reconhecemos facilmente o seu aspeto. Esta foi sem dúvida uma aposta ganha! “Para ser um digno herdeiro do R5, este automóvel teria de ser expressivo e ganhar vida. Nós conseguimos atingir o objetivo com este protótipo, um verdadeiro objeto de design moderno que incorpora a habitual “joie de vivre” (alegria de viver) da Renault”, conclui Nicolas Jardin.

Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Papa
Atualidade

Adeus ao Fiat 500L. O Papa Leão XIV escolheu um carro maior e elétrico

by Ricardo Carvalho
21/05/2025
Xiaomi diz que 10.000 contas falsas espalharam mentiras sobre os seus elétricos
Atualidade

Xiaomi diz que 10.000 contas falsas espalharam mentiras sobre os seus elétricos

by Ricardo Carvalho
21/05/2025
Scania apresenta novo motor Super 11 mais leve eficiente
Comerciais e Pesados

Scania apresenta novo motor Super 11 mais leve eficiente

by Ricardo Carvalho
21/05/2025
Next Post
Renovado Hyundai i30 já está à venda em Portugal

Renovado Hyundai i30 já está à venda em Portugal

Ford F-150 Rocket League Edition está preparada para entrar no mundo dos videojogos

Ford F-150 Rocket League Edition está preparada para entrar no mundo dos videojogos

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Papa

Adeus ao Fiat 500L. O Papa Leão XIV escolheu um carro maior e elétrico

21/05/2025
Xiaomi diz que 10.000 contas falsas espalharam mentiras sobre os seus elétricos

Xiaomi diz que 10.000 contas falsas espalharam mentiras sobre os seus elétricos

21/05/2025
Scania apresenta novo motor Super 11 mais leve eficiente

Scania apresenta novo motor Super 11 mais leve eficiente

21/05/2025
Pirelli e Luna Rossa juntos para a 38ª Edição da America´s Cup

Pirelli e Luna Rossa juntos para a 38ª Edição da America´s Cup

21/05/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version