Renault 16 comemora 60 anos em 2025 - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Renault 16 comemora 60 anos em 2025

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
05/05/2025
in Atualidade, Destaques
A A
Renault 16 comemora 60 anos em 2025

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Há 60 anos, a lenda do automobilismo Stirling Moss classificou o Renault 16 como “o carro mais inteligentemente concebido” que já tinha visto.

Renault 16Além disso, a revista Auto-Kritik chegou a considerá-lo “uma bofetada na engenharia automóvel alemã” e elevou-o a “nova referência” do setor.
O lançamento do Renault 16 em março de 1965 foi nada menos que uma revolução, já que o carro francês rompeu com todas as convenções da época, em que o “notchback” (três volumes ou sedan) era considerado a referência na classe média e de luxo.

Renault 16
Nos anos 60, o mundo ocidental foi invadido por uma onda de nascimentos. Mais tarde, falar-se-ia da geração do “baby boom”. O que faltava era um automóvel capaz de conciliar as diversas exigências das famílias jovens.
Por isso, o perspicaz Pierre Dreyfus, presidente da Renault, que já tinha lançado o R4, convidou os responsáveis pelo departamento de desenvolvimento para o seu gabinete no verão de 1961.

Renault 16
A sua missão: construir um carro familiar completamente novo. Devia ser tão elegante como um sedan, mas tão espaçoso e versátil como um familiar. Para poder utilizar a parte traseira sem restrições, Dreyfus apostou na tração dianteira. Quanto ao resto, os engenheiros tinham carta branca.

Related Post

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025
911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

11/08/2025

Renault 16
Uma das mentes mais criativas do recém-fundado “Bureau de Style” era Gaston Juchet, de 31 anos. No final do verão de 1961, ele criou o design pioneiro de um utilitário de quatro portas com três janelas laterais. O desenvolvimento foi realizado em um tempo recorde de menos de quatro anos.

Ao mesmo tempo, a Renault construiu uma fábrica para o R16 em Sandouville, perto de Le Havre, em apenas 18 meses. A produção em série começou em janeiro de 1965 e o carro, com 4,32 metros de comprimento, estreou no Salão Automóvel de Genebra dois meses depois.

Renault 16
Acima de tudo, o Renault 16 impressionava pela sua versatilidade interior. Se houvesse muito para transportar, os bancos traseiros podiam ser rebatidos, avançados até 15 centímetros ou removidos completamente, o que variava o volume de carga de 346 para 1.200 litros.

O passageiro da frente podia escolher entre duas combinações de reclinação para o seu banco, uma para viajar e outra para tirar uma soneca durante o descanso. E havia uma “posição mamã”, que aproximava o banco da banqueta traseira para que a criança adormecida não caísse no espaço para os pés numa travagem de emergência.

Renault 16
Sob o capô, o R16 abriga o primeiro motor Renault fabricado inteiramente em alumínio. Inicialmente, este motor de quatro cilindros em liga leve desenvolvia 55 CV a partir de uma cilindrada de 1,47 litros. Com o tempo, a potência aumentou para 93 CV na versão TX topo de gama apresentada em 1973, a partir de um bloco de 1,65 litros. Este motor, potenciado, foi posteriormente utilizado nos desportivos Alpine A110 e A310.

Tal como no R4, o motor estava instalado muito atrás, no centro do carro. Os engenheiros montaram a caixa de velocidades à frente dele, mas apenas 55% do peso total recaía sobre o eixo dianteiro.
Um curioso efeito secundário da utilização da barra de torção traseira do R4 é que o R16 tinha uma distância entre eixos 67 milímetros mais longa à esquerda do que à direita. Com uns impressionantes 2.717 e 2.650 milímetros, respetivamente, isto só era percetível para o olho mais experiente.

O R foi eleito “Carro do Ano” por 32 jornalistas especializados europeus em dezembro de 1965. A introdução da variante TS mais potente em 1968, com 83 CV, e da versão automática em 1969, com 67 CV, também impulsionou as vendas. Um ano antes, a Renault tinha começado a exportar o Renault 16 para o Canadá e os Estados Unidos.

Em 1971, o R16 passou pela sua primeira renovação: entre outras coisas, recebeu luzes traseiras maiores e retangulares, que também foram colocadas ligeiramente mais baixas. A versão básica tinha agora uma potência de 67 cv, tal como o modelo automático.

No início de 1972, o Renault 16 número um milhão saiu da linha de produção de Sandouville. Naquela altura, o modelo de sucesso já não era fabricado apenas em França, mas tinha fábricas em 14 outros países em todo o mundo, incluindo locais tão remotos como Trinidad, Venezuela, Madagáscar e Austrália.

A nova versão topo de gama, o Renault 16 TX de 1.647 centímetros cúbicos e 93 cv, estreou-se no Salão Automóvel de Paris em outubro de 1973. Em 1975, a Renault apresentou em Genebra o seu sucessor, o Renault 20, também com porta traseira.

No entanto, isso não significou o fim do Renault 16, pois um grande número de fãs continuou fiel ao modelo. Por isso, a Renault continuou a produzir ambos os modelos durante quatro anos. Em janeiro de 1980, após 1.845.959 unidades produzidas, foi retirado de produção.

Tags: Renault 16
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6
Atualidade

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla
Atualidade

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV
Atualidade

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Next Post
BYD está a desenvolver um kei car elétrico  para o Japão

BYD está a desenvolver um kei car elétrico para o Japão

Geely desafia os veículos elétricos apostando no metanol

Geely desafia os veículos elétricos apostando no metanol

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025
911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

11/08/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version