Primeiro motor ‘três em linha’ da Opel estreou-se há 25 anos no MAXX - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Primeiro motor ‘três em linha’ da Opel estreou-se há 25 anos no MAXX

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
08/06/2020
in Atualidade, Destaques
A A
Primeiro motor ‘três em linha’ da Opel estreou-se há 25 anos no MAXX

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Com o aumento da procura de motores de baixo consumo e com normas de emissões de CO2 cada vez mais apertadas, os eficientes motores de três cilindros da Opel ganharam o seu espaço e tornaram-se numa opção de grande sucesso.


A Opel oferece este tipo de propulsores em toda a sua gama de automóveis de passageiros, a gasolina ou Diesel, sendo o novo Astra o melhor modelo da sua classe em matéria de CO2.

“O novo Astra é o mais eficiente de sempre, com reduções até 21 por cento nas emissões de CO2”, afirma Michael Lohscheller, CEO da Opel. “Cinco dos seus sete motores estão abaixo da marca ‘mágica’ dos 100 g/km de CO2 no ciclo NEDC. Graças a uma nova geração de motores e transmissões, o Opel Astra estabeelece novas referências no que toca a baixas emissões.”

A Opel conta já com 25 anos de experiência no desenvolvimento de motores de três cilindros. A estreia aconteceu no Opel MAXX, um ‘concept car’ que foi estrela do Salão Automóvel de Genebra de 1995.

Related Post

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Há vinte e cinco anos, os propulsores de três cilindros eram bastante raros, apesar das suas vantagens face aos motores de quatro cilindros, nomeadamente maior economia, menor peso e menores perdas por atrito. Contudo, o panorama mudou radicalmente nessa edição do Salão de Genebra quando a Opel desvendou o MAXX, um inovador estudo de um automóvel urbano do futuro, dotado de um motor de três cilindros a gasolina com a mais recente tecnologia disponível à data.

O MAXX e o seu propulsor “high tech” surpreenderam os visitantes do Salão helvético. E, volvidos menos de 12 meses, a Opel voltou a surpreender ao anunciar a intenção de iniciar a produção em série do bloco “três cilindros em linha”. A Opel tornava-se, assim, no primeiro fabricante automóvel europeu a desenvolver um moderno motor de três cilindros pronto a entrar em produção.

Em 1995, o MAXX era um protótipo que revelava muito da visão da Opel sobre o automóvel citadino do futuro, nomeadamente na conceção inovadora da estrutura. Em vez de painéis em aço prensado, a carroçaria era construída em alumínio extrudido, de modo a permitir a produção de secções de diversos formatos e dimensões.

As secções eram unidas por soldadura para dar forma a uma “armação” parcialmente exposta e integrada no ‘design’ exterior e interior.
O motor de três cilindros do MAXX acrescentou eficiência energética considerável. Compacto, leve, económico, refinado e também potente, a nova unidade motriz a gasolina foi a primeira a ser desenvolvida por um fabricante europeu, já pronta para entrar em produção. Com cilindrada de 973 cc, dupla árvore de cames à cabeça e quatro válvulas por cilindro, este motor “high tech” cumpriu os seus primeiros quilómetros em dois protótipos MAXX.

Com uma capacidade de cerca de 330 cc por cilindro, o novo elemento da família de motores ECOTEC tinha uma relação diâmetro-curso ideal, cujas vantagens se refletiam num binário máximo de 90 Nm logo às 2500 rpm e numa potência máxima de 50 cv às 5000 rpm.

Com estes valores, o novo 1.0 da Opel superou todos os seus contemporâneos de quatro cilindros, conferindo ao MAXX ‘performances’ de destaque: aceleração de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos e velocidade máxima de 151 km/h. O que mais sobressaía era a utilização de energia: graças a uma taxa de compressão de 10,1:1, o motor de três cilindros do MAXX consumia apenas 3,9 l/100km a uma velocidade constante de 90 km/h, de acordo com o ciclo de testes utilizado à época, o “Euromix”.

Tags: MaxxOpeltrês cilindros em linha
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?
Atualidade

O que muda no BMW XM para 2025?

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver
Atualidade

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
Hyundai renova o seu SUV maior Santa Fe

Hyundai renova o seu SUV maior Santa Fe

DS Automobiles aposta ainda mais no requinte com o concept Aero Sport Lounge

DS Automobiles aposta ainda mais no requinte com o concept Aero Sport Lounge

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version