A gasolina está de volta, e com muita força! E a mais recente patente da Porsche sugere um motor de combustão que pode suportar 9, 15 ou incríveis 18 cilindros.
Uma nova patente da Porsche demonstra que os seus engenheiros não têm medo de desafiar os limites da tecnologia automóvel. A marca submeteu a documentação para um novo motor de combustão, em forma de W e “otimizado para o espaço”, que é ilustrado com 18 cilindros — seis em cada banco — mas que poderia ser adaptado para uma variedade de produtos potenciais.
De acordo com a documentação, o motor poderia “ter um número diferente de cilindros”. Isto significa que a Porsche poderia construir motores com 9 ou 15 cilindros — três bancos de três ou cinco — mantendo um bloco de motor relativamente compacto.
A patente revela um verdadeiro motor em forma de W, ao contrário de conceitos anteriores, como o da Bugatti. O Chiron utilizava um motor com dois bancos em V estreitos de oito cilindros cada, partilhando uma única cambota.
O design da Porsche apresenta motores em linha, angulados para partilhar uma cambota comum. Esta disposição permite que a Porsche encaminhe os gases de escape entre e por baixo dos cilindros, colocando as admissões no topo de cada cilindro para manter o ar de admissão o mais frio possível.
Sobrealimentação: três turbos
Segundo a patente, a principal vantagem deste design “é que as perdas por fricção do fluxo de ar são minimizadas” e que cria uma “separação clara entre a admissão de ar e o sistema de escape, de forma a que o ar novo aspirado não aqueça através do calor das paredes”.
Ar mais frio “conduz a um aumento do desempenho alcançável”. A Porsche referiu ainda que o motor poderia acomodar um turbocompressor por banco, resultando num motor W-18 com três turbos e com um comprimento semelhante ao de um motor de seis cilindros em linha.
Apesar de a patente ser extremamente excitante, a Porsche pode não ter quaisquer planos para produzir tal motor. As marcas automóveis registam inúmeras patentes com o objetivo de proteger propriedade intelectual, e não para antever produtos futuros.
A Porsche não fornece detalhes concretos sobre o motor na patente. Não sabemos a sua cilindrada ou potência, mas qualquer coisa com até 18 cilindros e três turbocompressores deve ser uma verdadeira máquina.
Os motores de combustão estão longe de estar mortos, apesar das apostas pesadas que as marcas, incluindo a Porsche, estão a fazer nos veículos elétricos. O próximo SUV de luxo da Porsche será lançado como um híbrido e não como um veículo 100% elétrico, e a marca confirmou que novas versões a gasolina dos modelos 718 estão a caminho. Por isso, um novo motor W-18 é, pelo menos, uma possibilidade. E nós esperamos que se torne realidade.