A Porsche pode estar a considerar suspender o desenvolvimento de uma nova gama de modelos desportivos elétricos, para cortar nos custos que aumentaram consideravelmente com a aposta da marca em veículos 100% elétricos.
A informação avançada pela “Bloomberg”, aponta que o novo CEO da Porsche, Michael Leiters, pode travar a planeada linha de veículos elétricos 718, composta pelos modelos Boxster e Cayman, devido a atrasos no desenvolvimento e ao aumento dos custos.
Esta suspensão das versões 100% elétricas dos dois modelos pode ser necessária tendo em conta que a marca germânica enfrenta restrições orçamentárias devido à queda nas vendas na China e ao custo de reverter a sua estratégia de veículos elétricos.
Uma decisão final ainda não foi tomada, mas o novo CEO da Porsche, no cargo desde o dia 1 de janeiro, após substituir Oliver Blume, está sob pressão para fazer face às restrições orçamentárias e à preocupação sobre a subutilização das fábricas devido à menor procura do que o esperado pelos veículos elétricos da Porsche.
A empresa está de novo a apostar nos modelos com motores a combustão e híbridos, depois de no ano passado ter terminado com os modelos 718 de motor a combustão e anunciado que pretendia relançá-los em versões elétricas já em 2026.
Em 2024, último ano completo de produção, as vendas do Boxster e do Cayman aumentaram 15%, chegando a 23.670 unidades produzidas.
















