Porsche 911 Carrera RS faz 50 anos - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Porsche 911 Carrera RS faz 50 anos

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
25/05/2022
in Atualidade, Destaques
A A
Porsche 911 Carrera RS faz 50 anos

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Há sensivelmente 50 anos, a Porsche deu início ao desenvolvimento do 911 Carrera RS 2.7. “O 911 Carrera RS 2.7 foi concebido como um especial de homologação. Era para ser um automóvel desportivo muito leve e rápido”, recorda Peter Falk, que era na altura o Head of Testing de veículos de produção da Porsche.

Embora a variante do modelo assentasse sobre o 911, acabou por se tornar num veículo base para corridas e ralis ao apresentar várias inovações técnicas. A versão mais potente da primeira geração do 911 foi também o primeiro a ser batizado de “Carrera” – a coroa da gama Porsche. Peso, aerodinâmica, motor e chassis foram trabalhados de forma intensiva. Cerca de 15 engenheiros desenvolveram o veículo a partir de maio de 1972 e, mais tarde, juntaram-se ainda os trabalhadores da produção.

O plano inicial da Porsche previa a construção de 500 exemplares, de forma a homologar o 911 Carrera RS 2.7 como um veículo de competição do Group 4 Special GT. Tornou-se um veículo homologado para estrada para os clientes que também quisessem participar em corridas. A 5 de outubro de 1972, o novo modelo foi apresentado no Salão Automóvel de Paris, que teve lugar no Porte de Versailles.

No final do mês de novembro, todos as 500 unidades tinham sido vendidas. A Porsche foi surpreendida pelo sucesso do veículo e conseguiu triplicar os números de vendas até julho de 1973. No total, foram construídos 1.580 exemplares e, após a produção do veículo número 1.000, o Porsche 911 Carrera RS 2.7 foi homologado para o Group 3, bem como para o Group 4.

Related Post

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

11/08/2025
Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025

O pacote de equipamento opcional M471 levou a Porsche a construir 200 unidades da versão mais leve ‘Sport’. Para além disso, foram produzidos mais 55 exemplares da versão de corrida, 17 veículos base e 1.308 unidades da versão Touring (M472).

O interior do 911 Carrera RS 2.7 ‘Light’ (M471) foi reduzido ao essencial, de acordo com os requisitos do cliente e da data de produção. Entre outras coisas, os bancos traseiros, tapetes, relógio, ganchos para casaco e apoios de braço foram excluídos. A pedido dos clientes, dois bancos de baixo peso substituíram os bancos desportivos mais pesados.

Até o Escudo Porsche no capot foi inicialmente colado. Comparativamente com o pacote de equipamento ‘Touring’ (M472), o ‘Sport’ pesava menos 115 kg, para um peso total de 960 kg. Este custava 34.000 marcos alemães. O pacote ‘Sport’ (M471) custava 700 marcos alemães, enquanto o pacote ‘Touring’ (M472) custava 2.500 marcos alemães. Ou seja, o pacote de equipamento selecionado definiu a respetiva versão do 911 Carrera RS 2.7.

O motor flat-six de 2.7 litros com injeção de combustível debitava 210 CV às 6.300 rpm e 255 Nm às 5.100 rpm. Com estes números a versão Sport acelerava dos 0 aos 100 km/h em 5,8 segundos, números esses que tornaram o 911 Carrera RS 2.7 no primeiro veículo de produção a quebrar os seis segundos, marca estabelecida pela revista alemã ‘auto, motor und sport’. A velocidade máxima ultrapassou a marca dos 245 km/h (a versão Touring fazia 6.3 segundos, 240 km/h). O RS 2.7 tornou-se a combinação ideal de peso, desempenho, aerodinâmica e condução.

 

Tags: Porsche 911 Carrera RS
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros
Atualidade

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6
Atualidade

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla
Atualidade

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Next Post
CarNext diz que os portugueses preferem as carrinhas

CarNext diz que os portugueses preferem as carrinhas

Stellantis e Samsung SDI vão investir milhões numa fábrica de baterias

Stellantis e Samsung SDI vão investir milhões numa fábrica de baterias

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

11/08/2025
Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version