Sabíamos que este dia chegaria, por isso não fique muito triste porque a Porsche está prestes a aposentar o seu duo 718 a gasolina.
Os atuais Boxster e Cayman estão no seu último suspiro desde o ano passado, quando foram retirados da Europa devido a uma regulamentação de cibersegurança mais rigorosa.
O responsável pela Comunicação de Produto da Porsche Cars North America, Frank Wiesmann, informou que os Boxster e Cayman de quarta geração (série 982) entraram nos seus últimos meses de produção. Está previsto que as últimas unidades sejam fabricadas em outubro.
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Embora a fábrica principal de Zuffenhausen tenha produzido os modelos desde 2016, parte da produção foi transferida em 2022 para Osnabrück, onde a Volkswagen continuará a fabricar o T-Roc Cabrio até 2027.
2024 marcou o último ano completo de produção do coupé e do descapotável com motor central, com um aumento nas vendas de 15%, para 23.670 unidades. No primeiro trimestre de 2025, as matrículas caíram 22%, para 4.498 veículos, o que não é surpreendente, considerando que o 718 deixou de ser fabricado na União Europeia e em outros mercados devido à legislação comunitária.
Embora os modelos descontinuados sejam quase sempre substituídos rapidamente por versões de nova geração ou veículos diferentes, a Porsche está a demorar o seu tempo com o sucessor (indireto) do 718.
O Boxster e o Cayman elétricos ainda estão em fase de desenvolvimento, pelo que não serão lançados este ano. Durante a Assembleia Geral Anual da marca, o CEO Oliver Blume afirmou que os desportivos silenciosos chegarão a «médio prazo» e acrescentou que ambos serão «ainda mais dinâmicos, ainda mais potentes e com uma experiência de condução pura».
A Porsche admitiu que a sua meta anterior de que os veículos elétricos representassem 80% das vendas anuais em 2030 já não é viável. Mesmo assim, isso não muda o facto de que o Boxster e o Cayman com motor de combustão interna vão desaparecer.
No entanto, Zuffenhausen está a aplicar uma estratégia diferente para o resto da sua gama. O Cayenne coexistirá com a próxima variante EV até bem entrado o ano 2030. O Panamera também manterá os seus motores a gasolina até à próxima década. O motor V8 biturbo de 4 litros está a ser redesenhado para cumprir a norma Euro 7 e continuará na década de 2030.
Além disso, a Porsche está a estudar um novo SUV com motor a gasolina para substituir o Macan a combustão, lançado há 11 anos. Se aprovado, o modelo sem nome chegaria perto do final da década com sistemas de propulsão térmicos e híbridos.
Da mesma forma, a empresa alemã está a considerar adicionar motores a combustão a veículos que inicialmente seriam totalmente elétricos. Em novembro passado, o ex-diretor financeiro da empresa, Lutz Meschke, mencionou essa possibilidade surpreendente.