Porque é que os volantes de madeira desapareceram? - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Porque é que os volantes de madeira desapareceram?

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
28/04/2025
in Atualidade, Destaques
A A
Volante

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Durante décadas, o volante de madeira simbolizou a elegância e o requinte do automóvel. Atualmente, tornou-se uma relíquia do passado, reservada a veículos mais antigos ou a automóveis excecionais. Então, porque é que desapareceram dos nossos automóveis modernos?

No início do século XXᵉ, o automóvel era ainda um objeto artesanal. Os fabricantes utilizavam os materiais nobres da época: couro, madeira, latão, etc. A madeira tornou-se o material preferido para os volantes por várias razões: Fácil de trabalhar e de esculpir à mão. Leve, o que facilita a condução; Harmonioso, porque combina com os painéis de instrumentos, que também eram feitos de madeira preciosa.

Num Bugatti Type 35, num Rolls-Royce Phantom ou mesmo num Citroën Traction topo de gama, o volante em madeira é uma assinatura de distinção.

Apesar das suas qualidades, a madeira tem os seus inconvenientes:

Related Post

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Fragilidade : pode rachar ou partir, nomeadamente com o passar do tempo, devido a variações de temperatura ou após um impacto.

Leia também: Mercedes-Benz vai ter volantes estilo Yoke

Manutenção : é necessário envernizá-la regularmente para evitar que seque e se parta.

Com o aumento da velocidade dos automóveis, a necessidade de robustez aumenta. Um volante partido no meio de uma manobra ou durante um acidente é obviamente inaceitável…

Apartir dos anos 50, a indústria automóvel mudou: o automóvel tornou-se um artigo de mercado de massas. A produção tinha de ser rápida, sólida e barata. O plástico moldado e o couro sintético são introduzidos. Estes materiais são :

Nos anos 70, mesmo as marcas de topo abandonam progressivamente a madeira maciça em favor de materiais mais modernos. O volante tornou-se um dispositivo de segurança e não apenas um objeto bonito.

Nos anos 90, os airbags para o condutor tornaram-se obrigatórios em muitos países. O papel do volante mudou: tinha de ser capaz de resistir a uma explosão controlada em poucos milissegundos. Um volante de madeira maciça não é compatível, pois corre o risco de se partir sob pressão e não permite uma integração fiável dos módulos de airbag. Atualmente, praticamente todos os automóveis no mercado estão equipados com um volante de plástico ou de couro, que incorpora airbags, comandos áudio, controlo de velocidade de cruzeiro, etc.

Algumas marcas não abandonaram completamente a elegância da madeira, mesmo na era dos airbags. A Alfa Romeo, por exemplo, oferecia volantes em madeira como opção em vários modelos equipados com airbags, como o 156 e o GTV.

Simplesmente porque já não se tratava de madeira maciça, mas de um revestimento de madeira sobre uma estrutura interna de metal ou plástico reforçado, concebido para se estilhaçar corretamente quando o airbag é acionado. Assim, o charme vintage da madeira manteve-se… sem sacrificar a segurança.

Atualmente, alguns construtores como a Rolls-Royce, a Bentley e a Aston Martin continuam a oferecer a madeira nos seus interiores, por vezes até no volante… mas sempre sob a forma de um folheado ultrafino.

Mas, apesar disso, o volante de madeira mantém uma elegância intemporal, recordando os tempos em que conduzir um automóvel era uma experiência quase aristocrática.

Volante

Tags: Volantes de Madeira
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?
Atualidade

O que muda no BMW XM para 2025?

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver
Atualidade

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
Carros & Motores

Amanhã chega às bancas a edição de maio da Revista Carros & Motores

Renault Boreal

Renault Boreal deverá ser uma versão refinada do Dacia Bigster

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version