Porque é que a BYD está a ganhar terreno à Tesla? - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Porque é que a BYD está a ganhar terreno à Tesla?

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
19/03/2024
in Atualidade, Destaques
A A
Porque é que a BYD está a ganhar terreno à Tesla?

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Parece que foi ontem que os automóveis elétricos eram domínio exclusivo da Tesla. O construtor americano estava a fazer o seu próprio caminho, mas nos últimos anos praticamente todos os outros se juntaram a ele.

A marca de Elon Musk está a aguentar-se em termos gerais, mas a concorrência mais dura vem da China e o “bicho-papão” tem um nome: BYD.
O construtor asiático segue o seu próprio lema (Build Your Dreams) e tornou-se a marca mais vendida no seu mercado nacional, o que não é pouco, porque na China vende-se um grande número de veículos; ultrapassou a Tesla em termos de volume de produção de automóveis elétricos e já começou a sua campanha de expansão.

De facto, a empresa é muito clara quanto à sua posição e ao seu objetivo, tal como o seu slogan: “A maior marca de automóveis de que nunca ouviu falar”. O facto é que cada vez menos pessoas podem admitir que nunca ouviram falar dela, especialmente se pertencerem ao setor automóvel, uma vez que já está presente nos principais mercados europeus e alcançou uma relevante nos mesmos, conseguindo uma perceção de qualidade muito positiva.
É um facto que a BYD está cada vez mais a ganhar terreno à Tesla, mas quais são as razões para tal? Vejamos o que consideramos serem as principais razões que a levam a fazê-lo.

Related Post

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Custos de produção
Ser um fabricante chinês tem enormes vantagens, sendo uma das principais o facto de a produção poder ser realizada num país onde os custos de produção são muito mais baixos do que noutras nações do mundo.
Um exemplo claro disso é o custo da mão de obra, que já faz uma diferença significativa e permite que os veículos sejam comercializados a preços muito mais acessíveis do que os dos rivais.
Além disso, o governo chinês também oferece um enorme apoio financeiro às suas marcas nacionais de carros elétricos, o que levou outras regiões a acusá-las de concorrência desleal, como é o caso da Europa.
No caso da Tesla, esta pode reduzir até certo ponto e, de facto, na guerra de preços que iniciou para dificultar a vida aos seus rivais, está mesmo a perder para conquistar clientes e continuar a aumentar o seu volume de vendas.

Integração vertical
Controlar a maior parte do processo de produção dos seus automóveis é uma forma muito boa de controlar os preços dos seus veículos.
Neste ponto, a BYD tem uma vantagem que a Tesla não consegue igualar: o fabricante chinês produz as suas próprias baterias, controla o processo da cadeia de abastecimento desde o início até ao fabrico das baterias.
Além disso, não se trata de algo que faça em pequena escala, uma vez que é atualmente o maior produtor mundial de baterias recarregáveis.


Automóveis a preços muito baixos
O preço continua a ser uma das maiores barreiras à entrada no mercado dos automóveis elétricos. Muitas marcas estão a desenvolver modelos acessíveis, mas parece praticamente impossível, especialmente como referido no primeiro ponto, que consigam igualar as marcas chinesas.
No caso da BYD e da Tesla, a primeira tem uma gama muito vasta de modelos, com abordagens muito variadas, que vão desde modelos premium a outros muito baratos, o que significa que cobre um mercado enorme e oferece aos seus potenciais clientes opções que incluem carros cujos preços não podem ser igualados.
A questão é que, até à chegada do muito falado Tesla Model 2, que ainda deverá custar cerca de 20.000 euros, a BYD já está a ganhar dinheiro há algum tempo com o Seagull, um veículo que não se sabe se chegará à Europa, mas que está a vender como pãezinhos quentes na China graças a um preço que, à taxa de câmbio, ronda os 9.000 euros.
E por este preço irrisório, estamos a falar de um carro de 3,78 metros com um motor de 75 CV, uma bateria de 30 kWh e uma autonomia de pouco mais de 300 km. Em suma, é um carro bastante decente, mas pelo preço ridículo, é uma compra muito boa. É algo com que a Tesla não consegue competir (e também não conseguirá a médio prazo).

Tags: Bulid Your DreamsBYD
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?
Atualidade

O que muda no BMW XM para 2025?

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver
Atualidade

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
Audi abandona numeração das versões que confundiam tudo e todos

Audi abandona numeração das versões que confundiam tudo e todos

Mazda2 renovado já está à venda em Portugal

Mazda2 renovado já está à venda em Portugal

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version