Peugeot 405 T16 foi o antecessor do novo 508 Sport Engineered - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Peugeot 405 T16 foi o antecessor do novo 508 Sport Engineered

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
13/11/2020
in Atualidade, Destaques
A A
Peugeot 405 T16 foi o antecessor do novo 508 Sport Engineered

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

O prazer de condução esteve sempre no ADN da marca Peugeot. Hoje, através da nova linha Peugeot Sport Engineered, a marca pretende definir um novo tipo de performance, através da construção de máquinas cuja energia elétrica gera novas sensações e experiências de condução.

Com as versões de alta performance do 508 (berlina e SW), a marca francesa mostra o primeiro modelo da sua nova assinatura Peugeot Sport Engineered.

Recuando no tempo, as berlinas desportivas de elevada performance não são novidade para a Peugeot. No início da década de 1990 nasceu a versão mais desportiva do 405, um modelo que, desde o seu lançamento em 1987, tinha os genes de uma berlina desportiva, embora não tenha inicialmente sido disponibilizado numa versão radical. Foi em 1993 que chegou ao mercado uma versão T16, sigla com uma carga histórica importante, herança do 405 Turbo 16, duplo vencedor do Paris-Dakar (1989 e 1990) e também da rampa de Pikes Peak (1988 e 1989). Sucedeu ao lendário 205 Turbo 16, viatura de Grupo B que se sagrou Bicampeã do Mundo de Ralis e também duplamente vencedora do Paris-Dakar (1987 e 1988).

O Peugeot 405 T16 contava com uma mecânica muito avançada para a época, ideal para seduzir os clientes que pretendiam combinar as virtudes de uma confortável berlina familiar com as de um modelo desportivo, que proporcionasse o máximo prazer de condução. Esta versão extrema do 405 oferecia prestações inéditas para um automóvel deste género.

Related Post

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025

Equipado com um motor 2.0 litros de 4 cilindros, sobrealimentado por um turbo Garrett, o 405 T16 desenvolvia uma potência de 196 cv, que poderia ser incrementada até aos 220 cv graças à pressão de sobrealimentação entregue pelo overboost. Com níveis de desempenho brilhantes, permitia-se uma velocidade máxima de 235 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 7 segundos, fruto, em grande parte, da tração integral permanente e do sistema de acoplamento viscoso, montado em paralelo, que controlava o deslizamento e repartia o binário em 53% pelas rodas da frente e 47% nas traseiras.

Para não sobrecarregar a estética e, assim, não distorcer o excelente trabalho feito pela Pininfarina, esta versão desportiva não era muito vincada em termos visuais. Não tinha arcos de rodas alargados, como os usados no 205 Turbo16 de série, mas uma silhueta que mantinha toda a elegância do modelo.

Apenas as jantes de liga leve de 16 polegadas (em vez de 15), com cinco raios, e o sistema de limpeza dos faróis (de série), permitiam aos mais apaixonados distingui-lo de imediato. Do seu antecessor, o Peugeot 405 Mi16, o T16 apenas recuperava as embaladeiras, os para-choques dianteiros e traseiros e o aileron, aqui redesenhado e mais aerodinâmico. O seu cartão-de-visita encontrava-se na secção traseira, no porta-malas, com o lettering “T16” em vermelho, que completava o nome do modelo.

Era, assim, um automóvel topo de gama, tecnologicamente avançado, capaz de entusiasmar todos os que o conduziam, sem abdicar de uma linha elegante e de um conforto notável, extensível a todos os seus ocupantes. Foram produzidas 1.046 unidades, tornando-o, agora, numa proposta muito procurada pelos colecionadores.

Tags: Peugeot 405 MI16Peugeot 405 TI16Peugeot 508 Sport Engineered
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito
Atualidade

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda
Atualidade

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Xiaomi
Atualidade

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Next Post
Nova Renault Loures acolhe centro de reparação de baterias de elétricos

Nova Renault Loures acolhe centro de reparação de baterias de elétricos

Citroën C4 Cactus reforça frota circulante da Caixa Geral de Depósito

Citroën C4 Cactus reforça frota circulante da Caixa Geral de Depósito

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version