Os 5 nomes que vão mandar na indústria automóvel em 2026. Nenhum é Europeu - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Os 5 nomes que vão mandar na indústria automóvel em 2026. Nenhum é Europeu

Vitor Mendes by Vitor Mendes
10/12/2025
in Atualidade, Destaques
A A
CATL

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

O ano de 2026 representa um teste decisivo para a indústria automóvel europeia. Num cenário em que a China dita o ritmo da inovação e os construtores do continente lutam para preservar o seu peso técnico e industrial, a influência de líderes globais, vindos de fora das suas fronteiras, é mais crucial do que nunca.

A estratégia europeia para esta década será moldada não apenas por decisões internas, mas pela forma como responderá aos movimentos de cinco figuras-chave. Estas personalidades, provenientes dos EUA e da Ásia, estão a redefinir os paradigmas da mobilidade — da eletrificação e do software aos modelos de negócio — e a forma como a Europa navegará as suas ambições dependerá, em grande medida, da compreensão das suas visões. Eis os 5 nomes:

1. Zeng Yuqun (Robin Zeng) – CATL (China)

Related Post

Alexa

Alexa! Carros vão ser assistentes dos donos na GM

10/12/2025
Grandis

Mitsubishi Grandis com pré-vendas em Portugal

10/12/2025
subsídio

Subsídio bizarro envolvia bebés nascidos num Volkswagen

10/12/2025
Nissan ProPilot

Nissan anuncia parceria com a Wayve para a produzir veículos autónomos com IA

10/12/2025

Se a bateria é o coração do veículo elétrico, então Zeng Yuqun, fundador e CEO da CATL, controla o pulso da transição global. Como líder da maior fabricante mundial de baterias, a sua influência é quase incomparável. Para a Europa, que está a acelerar a sua própria produção de células, Zeng é simultaneamente um fornecedor essencial e um concorrente estratégico. As decisões da CATL sobre preços, tecnologia (como as células de estado sólido) e localização de novas gigafábricas terão um impacto direto na competitividade de custos dos veículos elétricos fabricados no continente. A sua empresa não dita apenas o ritmo da eletrificação, mas molda as próprias condições da concorrência industrial.

2. Mary Barra – General Motors (EUA)

Mary Barra, à frente da General Motors desde 2014, personifica a transformação de uma gigante tradicional numa empresa focada em tecnologia e mobilidade elétrica. A sua visão estratégica, materializada na plataforma Ultium, é crucial para a Europa. A GM, embora menos dominante a nível global, mantém-se como uma referência tecnológica e de produção. As suas apostas em software, condução autónoma e fabrico integrado oferecem um estudo de caso vital para os construtores europeus que enfrentam os mesmos desafios de transformação. As suas decisões, especialmente no que diz respeito à resposta competitiva aos construtores chineses, serão analisadas em detalhe nas salas de administração do continente.

3. Stella Li – BYD (China)

Stella Li, Vice-Presidente Executiva da BYD, é a arquiteta da expansão global mais agressiva da indústria. Liderando a ofensiva nos mercados internacionais, transformou a BYD de uma campeã nacional num fenómeno mundial, com presença consolidada em regiões como a Europa. A sua influência no continente é direta e palpável, nomeadamente com a abertura de uma fábrica na Hungria e o desenvolvimento de uma cadeia de abastecimento local. Li representa o desafio chinês na sua forma mais sofisticada: não apenas carros mais baratos, mas veículos de tecnologia avançada, com qualidade de segurança premiada (como as 5 estrelas Euro NCAP do Dolphin Surf) e uma rede de carregamento ultrarrápido planeada para o continente. A sua liderança força a indústria europeia a repensar a eficiência, a velocidade de desenvolvimento e a integração vertical.

4. Elon Musk – Tesla (EUA)

Apesar das polémicas e dos desafios comerciais recentes, Elon Musk mantém-se como uma das figuras mais influentes da indústria, especialmente em áreas onde a Europa ainda procura maior protagonismo: *software*, produção altamente integrada e ecossistemas de mobilidade. A Tesla serve como um acelerador externo, forçando os construtores tradicionais a evoluir. As suas inovações em processos de fabrico, como o conceito *Giga Press*, e a sua insistência na centralidade do *software*, continuam a definir tendências que os concorrentes europeus observam e adaptam. A pressão competitiva da Tesla é um fator estrutural que molda as estratégias de produto e investimento em toda a Europa.

5. Akio Toyoda – Toyota (Japão)

Os 5 nomes ficam completos com o incontornável Akio Toyoda, presidente da Toyota, e símbolo de uma visão pragmática e multifacetada da transição energética. Num contexto europeu fortemente focado na eletrificação pura a bateria, a estratégia de Toyoda — que equilibra híbridos, elétricos e células de combustível — oferece um contraponto crucial. O seu ceticismo público em relação a uma transição exclusiva para os elétricos alimenta o debate político e industrial na Europa, onde questões sobre a resiliência da rede elétrica, o acesso a matérias-primas e a neutralidade tecnológica estão cada vez mais na ordem do dia. A pressão competitiva da BYD e de outras construtoras chinesas sobre a Toyota serve também como um alerta para as marcas europeias sobre a velocidade e escala da disrupção vinda da Ásia.

Tags: Indústria automóvelMarcasMercado
Vitor Mendes

Vitor Mendes

Related Posts

Alexa
Atualidade

Alexa! Carros vão ser assistentes dos donos na GM

by Vitor Mendes
10/12/2025
Grandis
Atualidade

Mitsubishi Grandis com pré-vendas em Portugal

by Virgilio Machado
10/12/2025
subsídio
Atualidade

Subsídio bizarro envolvia bebés nascidos num Volkswagen

by Vitor Mendes
10/12/2025
  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
CATL

Os 5 nomes que vão mandar na indústria automóvel em 2026. Nenhum é Europeu

10/12/2025
Alexa

Alexa! Carros vão ser assistentes dos donos na GM

10/12/2025
Grandis

Mitsubishi Grandis com pré-vendas em Portugal

10/12/2025
subsídio

Subsídio bizarro envolvia bebés nascidos num Volkswagen

10/12/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elon Musk Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hyundai KIA Lexus Marcas Mazda Mercado Mercedes Mercedes-Benz Mobilidade elétrica Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version